
Coincidência? Fla volta a ver desempenho oscilar desde saída de Jorginho
Por Globo Esporte Terça-Feira, 23 de Setembro de 2025

Jorginho enfim volta contra o Estudiantes? A terça-feira vai dar uma pista quando sair a lista de relacionados para o voo do Flamengo rumo à Argentina nesta tarde. Mas como será uma viagem casada (de Buenos Aires o time embarca direto para São Paulo, onde enfrenta o Corinthians no domingo), a presença do volante na relação não necessariamente significa um reforço para quinta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/x/H/BHPvfTSPSHqPECvjNXhg/54804004072-7ec5e8ce6a-c.jpg)
Jorginho em tratamento no departamento médico do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
O jogador trata um edema na coxa esquerda e vinha sendo vetado pelo departamento médico. Ao longo da última semana, Jorginho voltou a treinar no campo e iniciou a fase de transição com exercícios de condicionamento físico acompanhados por fisioterapeuta. Mas ele até agora não foi reintegrado ao elenco e continua como dúvida para o jogo decisivo das quartas de final da Libertadores, às 21h30 (de Brasília) no estádio Jorge Luis Hirschi.
Com só mais dois treinos antes da partida, um no Ninho do Urubu na manhã desta terça e outro na Argentina na quarta, o Flamengo corre contra o tempo para tentar oferecer o reforço a Filipe Luís. Caso contrário, a tendência é que a dupla de volantes seja formada por De la Cruz e Saúl.

Filipe Luís comenta expectativa de ter Jorginho contra o Estudiantes
— Estamos trabalhando para recuperá-lo para quinta-feira. Vamos ver se conseguimos ter a volta dele. É muito importante para a gente. Um líder fora e dentro do campo. Se recuperar, vai ajudar muito — disse o treinador em entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 com o Vasco no domingo.
Jorginhodependência?
Maior artilheiro e garçom, Arrascaeta é sem dúvidas o principal jogador do Flamengo na temporada. Mas a sequência atual sem Jorginho coincide com a volta da oscilação do time. Depois da Copa do Mundo de Clubes, o Rubro-Negro atravessou um período de contestações após perder Gerson (vendido) e Pulgar (lesionado), e enquanto aguardava a contratações de reforços na janela. A maré mudou quando Filipe Luís encaixou uma nova dupla de volantes.
Com Saúl ao lado de Jorginho no meio de campo, o Flamengo emplacou e voltou a apresentar a "nota artística, como diria Jorge Jesus. Mas a última grande atuação foi também o último jogo do volante ítalo-brasileiro: a impiedosa goleada por 8 a 0 sobre o Vitória no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, foram quatro partidas sem grandes brilhos.
No empate em 1 a 1 com o Grêmio no Maracanã, o Flamengo teve o domínio, mas dificuldade para furar a retranca gaúcha e terminou castigado no fim. O 2 a 0 sobre o Juventude no Alfredo Jaconi foi a melhor atuação do período, só que com uma exibição mais de controle e sem sofrer do que de dar espetáculo (o segundo gol só saiu no fim). Na vitória de 2 a 1 diante do Estudiantes no Maracanã, o time foi avassalador no primeiro tempo, mas não manteve para o segundo e levou um gol após a expulsão de Plata. E no 1 a 1 com o Vasco, o mistão rubro-negro não encaixou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/p/k/hn1So8Qge0Pt3fjX2Lxw/thumbnail-dur-3277.jpg)
Jorginho em Flamengo x Vitória — Foto: Alexandre Durão
Jorginho tem 15 jogos pelo Flamengo desde que foi contratado na janela do Mundial de Clubes, foram 11 vitórias, dois empates e duas derrotas (77,7% de aproveitamento). Com ele, o time marcou 30 gols e sofreu só 10. Sem o ítalo-brasileiro, o Rubro-Negro teve três vitórias, dois empates e uma derrota (61,1% de rendimento), e a equipe fez oito gols e levou cinco no período.