Flamengo recebe o Estudiantes na ida das quartas da Libertadores

Por Portal Correio Sexta-Feira, 8 de Agosto de 2025
O lateral-direito Nino Paraíba retorna ao futebol profissional para defender o Cuiabá após ficar 720 dias afastado por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados. Apesar de ser sondados em clubes da Série C do Brasileiro, o jogador de 39 anos terá a oportunidade recomeçar em um clube que está na Série B e que ascendeu rapidamente no cenário nacional nos último anos.
Nino foi réu confesso da Operação Penalidade Máxima, que investigou jogadores envolvidos em esquemas de manipulação de jogos do futebol brasileiro. O paraibano foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com uma suspensão de 720 dias e uma multa de R$ 100 mil, por receber dinheiro para levar cartões amarelos em três jogos quando defendia o Ceará, em 2022.
Na época em que foi punido, Nino havia acabado de ser contratado pelo Paysandu para disputar a Série C. Ainda naquele mesmo ano, o lateral jogou a Série B com as cores do América-MG.
Durante o período afastado, o lateral voltou para Rio Tinto, sua cidade natal no Litoral Norte da Paraíba, onde jogou em campeonatos amadores.
Dois anos depois, ele tem a oportunidade de retornar aos gramados com o Cuiabá, que ainda tenta retornar à elite do futebol brasileiro. O Dourado se destacou ao subir para a Série A em 2020 e permanecer por lá por quatro temporadas consecutivas, além de revelar jogadores para grandes clubes em nível nacional. Atualmente, a equipe mato-grossense está oitava posição da Série B, com 28 pontos. A expectativa é o lateral esteja regularizado para a partida contra o Avaí, marcada para o próximo domingo (10), na Ressacada.