Compartilhe

Flamengo já foi casa de paraibanos; veja quem defendeu suas cores

Por Globo Esporte    Quinta-Feira, 1 de Maio de 2025


O sorteio da terceira fase da Copa do Brasil colocou o Flamengo frente a frente com um tradicional adversário do Nordeste: o Botafogo-PB. O confronto começa no Estádio Castelão, em São Luís, e será encerrado no Maracanã. O duelo marca o reencontro do clube carioca com o futebol paraibano, que, ao longo das décadas, forneceu atletas para o Rubro-Negro — alguns ídolos históricos, outros com passagens mais discretas.

 

Júnior liderou o Flamengo na conquista da Copa do Brasil de 1990 — Foto: Reprodução: Flamengo

Júnior liderou o Flamengo na conquista da Copa do Brasil de 1990 — Foto: Reprodução: Flamengo

O maior exemplo é Leovegildo Lins da Gama Júnior, o “Maestro”. Natural de João Pessoa, Júnior chegou ao Flamengo em 1974, aos 19 anos, vindo das categorias de base. Atuou em duas passagens pelo clube: a primeira, de 1974 a 1984, e a segunda, entre 1989 e 1993, já como meio-campista. Somando 874 jogos e 77 gols, ele é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Mengão. Entre os títulos conquistados estão quatro Brasileiros, uma Libertadores e o Mundial de Clubes de 1981.

Outro nome com história no clube é Índio, atacante nascido em Cabedelo e que também foi o primeiro paraibano a vestir a camisa da Seleção Brasileira. Pelo Flamengo, atuou entre 1951 e 1957, somando 202 jogos. Foi tricampeão carioca (1953, 1954 e 1955) e conquistou diversos torneios nacionais e internacionais da época.

Índio é o 11º maior artilheiro da história do FLA — Foto: Reprodução

Índio é o 11º maior artilheiro da história do FLA — Foto: Reprodução

Mais recentemente, o goleiro Santos, natural de Cabaceiras, integrou o elenco campeão da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022. Após poucas chances com Paulo Sousa, ganhou espaço com Dorival Júnior e foi peça importante nas conquistas daquele ano. Em 2023, perdeu espaço para Matheus Cunha e depois para Rossi. Posteriormente deixou o clube rumo ao Fortaleza.

Outro que passou pela Gávea foi Marcelinho Paraíba, que chegou em agosto de 2008, após anos na Alemanha. Também há casos de passagens menos marcantes. Em 2015, o meia Almir, nascido em João Pessoa, foi contratado após se destacar no Bangu. No entanto, fez apenas nove jogos antes de retornar ao clube carioca de origem, sem deixar impacto na torcida.

Santos conquistou a Libertadores com o Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Santos conquistou a Libertadores com o Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O jogo entre Botafogo-PB e Flamengo pela Copa do Brasil 2025 será mais um capítulo da relação entre o clube carioca e a Paraíba. Desta vez, com o Castelão, em São Luís, como palco da partida de ida, já que o Belo vendeu o mando de campo por um valor recorde.

« Voltar

COPA DO BRASIL

Operário-PR x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações

TRIUNFO

Atleta da UEPB de Patos vence Campeonato de Boxe Amador na Paraíba

Veja também...

CORRUPÇÃO

Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Collor

DESENVOLVIMENTO

Obra da ponte na PB-262 em Patos será entregue nesta sexta e tráfego liberado logo em seguida

POLÊMICA

OAB-PB cobra apuração do TJPB em suposta manipulação de dados