Se há duas semanas a equipe foi dominada pelo São Paulo, no Brasileirão, desta vez a postura foi completamente diferente. O Corinthians competiu pelos espaços, disputou todas as bolas, endureceu o jogo ao rival e não deu chance ao azar. Merecidamente, foi muito aplaudido ao fim do Dérbi.
Memphis comemora vitória do Corinthians contra o Palmeiras — Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians
Houve o reconhecimento a um time que deu à sua torcida justamente aquilo que ela mais cobra nas arquibancadas: entrega.
Até mesmo nos momentos de dificuldade, a postura foi assertiva. Um exemplo claro disso foi a discussão entre os rivais no momento em que os palmeirenses comemoravam o gol marcado por Mauricio em frente ao setor das organizadas do Timão - um claro gesto de provocação e rivalidade.
Memphis comemora gol com torcida em Corinthians x Palmeiras — Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians
Instantes depois, o lance foi anulado em uma decisão polêmica do VAR que assinalou impedimento de Gustavo Gómez no início da jogada.
O fato é que os jogadores do Corinthians não deixaram o Palmeiras crescer em campo, controlaram o clima da partida e mantiveram vivo o espírito.
Em um contexto marcado por intensa briga política, votação de impeachment, mudança de diretoria, protesto no Parque São Jorge, denúncias contra ex-dirigentes e a aparição constante do nome do clube nas mais diversas ações judiciais, o desempenho no Dérbi precisa ser comemorado.
O confronto na Copa do Brasil segue aberto. A vantagem corintiana é mínima, e o Palmeiras tem um time fortíssimo e mais acostumado às grandes decisões. Mesmo assim, se o time do técnico Dorival Júnior mantiver a entrega em campo desta noite, a classificação é palpável.