Vem aí o décimo jogo de Lionel Messi contra a seleção brasileira. Nos nove já realizados, o craque experimentou momentos épicos (como os três gols no mesmo jogo em 2012) e grandes decepções (caso do pênalti perdido em 2014).
É uma história de mais decepções do que alegrias para o supercraque argentino. Os números são ruins: cinco derrotas, um empate, três vitórias – 37% de aproveitamento. Messi tem mais gols do que vitórias contra o Brasil, e isso dá uma ideia da superioridade verde-amarela no período. Nestes nove jogos em que ele esteve em campo, o Brasil fez 17 gols, contra sete da Argentina.
Confira abaixo a história dos nove jogos, com vídeo de cada um. A lista exclui duas partidas emblemáticas de Messi contra a Seleção, mas que não foram pela equipe principal: a final do Mundial Sub-20 de 2005 (fez um gol, e a Argentina venceu por 2 a 1) e a decisão dos Jogos Olímpicos de 2008 (3 a 0 para os argentinos).
Em 2006, Brasil derrota Argentina por 3 a 0 em amistoso em Londres
Os tempos de Dunga como técnico da seleção brasileira começaram com uma vitória contundente sobre a Argentina: 3 a 0 em amistoso em Londres. Os dois primeiros gols foram de Elano, e o terceiro foi marcado por Kaká – um golaço que começa quando ele toma a bola de um jovem cabeludo chamado Lionel Messi.
O craque já tinha participado da Copa do Mundo da Alemanha, meses antes, e se consolidava como um astro em ascensão no Barcelona. Mas não conseguiu jogar bem contra o Brasil.
Em 2007, Brasil atropela a Argentina e conquista a Copa América
Menos de um ano depois, os rivais voltaram a se encontrar, desta vez para um jogo muito mais importante: a grande final da Copa América de 2007, em Maracaibo, na Venezuela. E deu Brasil de novo, com o mesmo placar: 3 a 0, gols de Julio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves.
Messi, novamente titular, teve mais uma atuação discreta. Foi de um passe errado dele que saiu o primeiro gol brasileiro – Vagner Love roubou a bola e iniciou o lance que resultou em golaço de Julio Baptista. Em seu melhor lance no jogo, Messi começou a jogada que terminou em chute na trave de Riquelme.
Em 2008, Brasil e Argentina empataram sem gols no Mineirão, pelas Eliminatórias
O Mineirão, palco do jogo de terça-feira, recebeu o terceiro jogo de Messi contra o Brasil. E aplaudiu o craque. E gritou seu nome.
Foi pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. A Seleção vivia mau momento e irritava a torcida. Messi começou como titular e teve bons lances (Julio Cesar evitou gol em chute da entrada da área), mas acabou substituído por Palácio. E aí a torcida, em parte como protesto contra a atuação brasileira, aplaudiu o jogador argentino e gritou seu nome.
Melhores momentos: Argentina 1 x 3 Brasil pelas Eliminatórias para Copa de 2010
O suplício de Messi contra a Seleção continuou em 2009, quando o craque chegou ao quarto jogo sem vencer o país rival. E desta vez a pancada foi em casa. Em casa mesmo: em Rosario, onde Messi nasceu, o Brasil passou por cima – 3 a 1.
Era a Argentina de Maradona. Em crise, ameaçados de não irem à Copa, os argentinos recorreram ao maior ídolo como treinador. Mas foi Dunga quem saiu vitorioso: com o resultado, assegurou classificação para o Mundial da África do Sul.
Os gols brasileiros foram marcados por Luisão e Luis Fabiano (duas vezes). Dátolo marcou para a Argentina. Messi fez boas jogadas, quase acertou o ângulo de Julio Cesar, mas passou mais um jogo em branco.
O gol de Brasil 0 x 1 Argentina em amistoso internacional
No quinto jogo, a primeira vitória, o primeiro gol. As duas seleções lidavam com as frustrações da Copa de 2010 e iniciavam um novo ciclo quando se enfrentaram em amistoso em Doha, no Catar. E Messi deu a vitória à Argentina.
O gol saiu aos 46 minutos do segundo tempo. O meia Douglas perdeu a bola no meio-campo (e recebeu xingamentos do técnico Mano Menezes) e permitiu que a Argentina tramasse a jogada que resultaria em tabelamento entre Messi e Lavezzi e golaço do camisa 10, passando no meio dos marcadores.
Os gols de Brasil 3 x 4 Argentina em amistoso internacional
Um assombro, um dos melhores jogos da vida do craque. Em 2012, em amistoso nos Estados Unidos, a Argentina bateu o Brasil por 4 a 3, e Messi acabou com a partida. Fez três gols.
Rômulo abriu o placar para o Brasil, mas Messi logo virou: primeiro recebendo em profundidade e tocando na saída de Rafael Cabral, depois tabelando com Di María e driblando o goleiro.
O Brasil devolveu a virada no segundo tempo, gols de Oscar e Hulk. Mas a Argentina ainda alcançaria a vitória – e graças à genialidade de seu camisa 10. Fernandez, de cabeça, empatou. E Messi, com uma arrancada e uma pancada no ângulo, um golaço, fechou o placar.
Melhores momentos: Brasil 2 x 0 Argentina pelo Superclássico das Américas 2014
Dois gols de Diego Tardelli ofuscaram Lionel Messi em nova vitória do Brasil sobre a Argentina. Em 2014, as seleções se enfrentaram na China pelo Superclássico das Américas, e o craque argentino passou em branco.
Foi o jogo contra o Brasil em que ele viveu a pior experiência. Teve um pênalti a seu favor aos 40 minutos do primeiro tempo, quando o Brasil já vencia por 1 a 0. E mandou nas mãos de Jefferson.
Brasil vence Argentina no Mineirão em 2016
Em 2016, o Brasil voltou ao palco de sua maior tragédia, a goleada de 7 a 1 para a Alemanha, e despachou a Argentina no Mineirão: 3 a 0 com autoridade. Messi esteve em campo e teve atuação discreta. Ele começou bem, dando chapéu em Fernandinho e sofrendo repetidas faltas, mas depois ficou preso à marcação brasileira.
Philippe Coutinho, Neymar e Paulinho fizeram os gols do time treinado por Tite. Naquele momento, a Seleção liderava as eliminatórias, e a Argentina penava para se garantir na Copa da Rússia.
Melhores momentos de Brasil 0 x 1 Argentina em amistoso internacional
Messi saiu vitorioso em seu mais recente encontro com a seleção brasileira. Há pouco mais de dois anos, em amistoso na Austrália, a Argentina venceu por 1 a 0. O gol foi do zagueiro Mercado.
Foi a primeira derrota de Tite no comando do Brasil. Mas o resultado pouco passou pelo craque, que fez partida bastante apagada.
« Voltar