
Análise: Flamengo leva sustos, mas vence e recupera moral para Libertadores
Por Globo Esporte Domingo, 10 de Agosto de 2025

"Não é mole, não, o Brasileiro virou obrigação". Parte da torcida recebeu o Flamengo assim na arquibancada do Maracanã na noite de sábado, em alto e bom som, no jogo seguinte à dura eliminação nos pênaltis na Copa do Brasil. Em campo, o time fez o dever de casa: 2 a 1 sobre a surpresa Mirassol em uma vitória que mantém a liderança no campeonato e praticamente garante o título simbólico do primeiro turno com um jogo a menos. Além disso, o Rubro-Negro recupera a moral antes do mata-mata da Libertadores.
Não dá para dizer: "Nossa, aquele Flamengo do primeiro semestre voltou". É fato que ainda sente muito as perdas de Gerson, Wesley e do lesionado Pulgar (o lado direito inteiro do time), e os reforços até agora estão em fase de adaptação. Mas com um Arrascaeta inspirado contra o Mirassol, o Rubro-Negro conseguiu criar boas chances e fez o seu jogo de mais finalizações no primeiro turno: foram 24 conclusões a gol, superando as 21 no 2 a 0 sobre o São Paulo no Maracanã.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/E/E/RBl8v8TZu2CE0HPc5QdA/dur-0970.jpg)
Jogadores do Flamengo comemoram vitória sobre o Mirassol — Foto: Alexandre Durão
O problema é que só um terço delas (oito) foi na direção do gol. O Mirassol finalizou quase a metade (13), mas com um número parecido no alvo (cinco). Por falar no time do interior paulista, o termo "surpresa" do parágrafo anterior não se refere só ao surpreendente sexto lugar na tabela, na zona de classificação para a Pré-Libertadores, mas também pela maneira corajosa de atuar. Diferentemente da maioria dos adversários que enfrenta no Maracanã, o Flamengo foi surpreendido por uma equipe que joga e deixa jogar. E praticamente dividiu a posse de bola: 49% a 51%.
Scout - Flamengo x Mirassol
Quesito | Flamengo | Mirassol |
Posse de bola | 49% | 51% |
Finalizações (no alvo) | 24 (8) | 13 (5) |
Chances de gol* | 5 | 5 |
Passes (precisão) | 412 (82%) | 424 (81%) |
Desarmes | 12 | 17 |
Escanteios | 11 | 10 |
Impedimentos | 0 | 1 |
Fonte: ge* (*leitura do autor)
No ataque, o Flamengo conseguiu explorar os espaços deixados por um Mirassol que saia para o jogo. Das 24 finalizações, quem mais chutou foi Samuel Lino. O atacante fez uma grande partida, deu sua primeira assistência com a camisa rubro-negra e correu tanto que cansou no segundo tempo, mas acabou sendo mantido em campo até o final. Ao todo, o time aproveitou duas das cinco chances de gol que teve. Vamos a elas:
- aos 18 minutos, os zagueiros subiram para p ataque num escanteio que não deu em nada, mas Léo Pereira resolveu continuar mais um tempo na área e foi premiado: Samuel Lino recebeu de Arrascaeta e cruzou na medida para o camisa quatro, livre de marcação, cabecear no cantinho (veja no vídeo abaixo);

Aos 18 min do 1º tempo - gol de cabeça de Léo Pereira do Flamengo contra o Mirassol
- 20 minutos depois, Plata recebeu na direita, fez boa jogada individual e deu lindo passe para Royal na área. Ele bateu de primeira para não dar tempo do zagueiro chegar, mas acabou chutando por cima do travessão aos 38 (veja no vídeo abaixo);

Aos 38 min do 1º tempo - chute dentro da área para fora de Emerson Royal do Flamengo contra o Mirassol
- já no segundo tempo, com Plata de falso 9 após a saída de Pedro, Arrascaeta enfiou um bolão de três dedos para a área, e o atacante só teve o trabalho de completar para a rede e fazer 2 a 0 aos 22 minutos (veja no vídeo abaixo);

Aos 22 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Evertton Araujo do Flamengo contra o Mirassol
- aos 30, após jogada de Samuel Lino, Plata ajeita na entrada da área e deixa Arrascaeta com ângulo para chutar no cantinho, mas Walter faz uma defesaça (veja no vídeo abaixo);

Aos 30 min do 2º tempo - chute dentro da área para fora de Samuel Dias do Flamengo contra o Mirassol
- e cinco minutos depois, a jogada mais plástica quase vira um golaço: Arrascaeta toca para Luiz Araújo e corre, o atacante enfia na área, Plata dá de calcanhar e deixa o uruguaio na cara do gol, mas ele chuta com desvio para fora aos 35 (veja no vídeo abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/s/F/rWoSIcTt6EbLKaU3rqbg/whatsapp-image-2025-08-10-at-04.01.16.jpeg)
Bola não saiu totalmente em cruzamento de Edson Carioca para Chico da Costa em Flamengo x Mirassol — Foto: Reprodução / Premiere
O Mirassol também teve cinco chances de gol e só aproveitou uma, na "Lei do Ex" de Gabriel. Mas esteve perto de complicar o jogo para o Flamengo duas vezes com Chico da Costa (uma grande defesa de Rossi e um chute cara a cara para fora em que o bandeira deu saída de bola, mas se entra o VAR validaria o lance); uma vez com Edson Carioca em furada na área, e outra com Carlo Eduardo em contra-ataque rápido, só que o goleiro rubro-negro salvou de novo (veja no vídeo abaixo).

Aos 31 min do 2º tempo - chute de dentro da área defendido de Carlos Eduardo do Mirassol contra o Flamengo
Apesar de abrir 2 a 0, o Mirassol diminuiu e teve chances de empatar. O clima na arquibancada do Maracanã ficou tenso até o soar do apito final, mas não houve protesto quando acabou a partida. A torcida vibrou com a vitória e virou de vez a página da Copa do Brasil, e nesta semana o foco vira para a Libertadores. O Flamengo recebe o Inter na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final. E lembrando: sem Arrascaeta, suspenso. Até por isso não deu para entender o seu provável substituto, Carrascal, não ter estreado no último sábado para já ter sido testado.
O Flamengo na verdade tem pela frente uma trilogia contra o Inter: além dos duelos das próximas duas quartas-feiras, primeiro no Maracanã e depois no Beira-Rio, a próxima rodada do Brasileirão também será diante do Colorado em Porto Alegre. O elenco rubro-negro ganhou folga neste domingo do Dia dos Pais, e os jogadores se reapresentarão na manhã de segunda no Ninho do Urubu para iniciar a preparação para a dura sequência diante de um mesmo adversário.
Veja também...
