Hugo Motta apoia frente em defesa dos trabalhadores informais e reforça compromisso com ambulantes

Por Emmanuela Cristine Leite Nunes Terça-Feira, 9 de Setembro de 2025
Alunos da escola municipal de Ensino Fundamental Maria da Guia Sales, em Pocinhos, na Paraíba, passaram mal após participarem de uma suposta invocação sobrenatural. Um ritual que toma conta de diversas rodas de adolescentes. Um padre foi acionado pelos funcionários até o local para ajudar os estudantes. O caso ocorreu no última dia 3 de setembro e chamou atenção dos professores e da equipe de educadores.
Seis adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, teriam participado da experiência. O que parecia ser apenas uma “brincadeira” acabou em histeria coletiva com desmaios de alguns alunos. A ação foi liderada por um aluno que já havia tentado realizar atividades semelhantes anteriormente.
A direção da escola evacuou o prédio e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar compareceram ao local para prestar socorro e garantir a segurança.
O padre João, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, também esteve na escola, oferecendo apoio aos alunos, professores e funcionários diante do clima de tensão.
Por meio de uma nota, o secretário de Educação de Pocinhos, Afonso Henrique Patrício Alves agradeceu o empenho da equipe escolar, dos profissionais de saúde e da Polícia pela ajuda diante o incidente.
Leia nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Educação do Município de Pocinhos vem a público esclarecer os fatos noticiados por alguns portais de notícias do Estado, a cerca do ocorrido na última quarta-feira (03/09/2025) na Escola Municipal Maria da Guia Sales Hermínio. Ocorre que por volta das 10:30 da manhã o Secretário de Educação recebeu um chamado, por parte da Direção da Escola, para se deslocar à unidade de ensino e verificar possíveis mudanças de comportamento por parte de alguns alunos, chegando lá o Secretário de Educação se deparou com uma parte dos alunos muito agitados e precisando de atendimentos médicos. Imediatamente foi solicitado ao Samu e à Secretaria de Saúde auxílio para o deslocamento dos alunos ao Hospital Municipal. Informamos que cerca de 6 alunas foram atendidas imediatamente, medicadas e liberadas para suas casas onde passam bem. A Secretaria de Educação informa ainda que as aulas seguem normalmente e que estão sendo tomadas todas as medidas para identificação dos fatores que ocasionaram tal alteração comportamental.
Por fim, a Secretaria de Educação do Município agradece o apoio de todos os profissionais de saúde do município, a Polícia Militar da Paraíba, a todo corpo de funcionários da Escola Maria Dagua e a todos os familiares dos alunos que se preocuparam e se dispuseram a ajudar nesse momento sensível e que requer a união de todos.