Cícero Lucena relata que avião perdeu potência e precisou descer em capinzal

Por Vicente Conserva - 40 graus Sábado, 27 de Setembro de 2025
Brasília-DF será palco de um importante debate nacional sobre os direitos e o avanço das mulheres no Brasil, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. E a cidade de Patos terá grande representação, jamais tida inclusive, com o envio de mais de uma dezena de mulheres que estarão na capital federal para V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Uma comitiva composta por 16 mulheres foi eleita para compor a delegação da Capital do Sertão e levar as propostas prioritárias do município ao cenário federal.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos (CMDM), Samara Oliveira, esta é a primeira vez que a cidade consegue uma representatividade tão grande, mostrando assim que a luta vem dando bons resultados, fruto também de um trabalho árduo de mulheres que estão cada vez mais organizadas em busca de mais direitos e qualidade de vida.
Para ela, a formação dessa comitiva é resultado de um intenso e democrático trabalho de base feito em diversas comunidades e recantos da cidade ao longo de meses.
Para isso, foi necessário muito trabalho através das chamadas Conferências Livres realizadas em Patos que mobilizaram mais de 600 mulheres ao longo de dois meses.
Organizadas por entidades ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), este processo de escuta e debate resultou na formulação de propostas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e violência que agora serão levadas ao plano nacional.
A proposta maior do evento é que as mulheres que participarão da V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (V CNPM) debatam estratégias de políticas em âmbito nacional, trazendo suas especificidades e multiculturalidades dos estados e municípios para a construção de políticas uniformes e eficientes para igualdade entre homens e mulheres no Brasil.
Com as passagens garantidas pelo Governo Federal, as 16 delegadas eleitas viajam neste domingo (28). Elas têm a missão de defender as prioridades da cidade, levando consigo a garra, a disposição, a força e a luta das mulheres de Patos para a construção das novas políticas públicas nacionais.
« Voltar