Presidente Hugo Motta presta solidariedade a Cícero Lucena após acidente com avião na Paraíba

Por G1 Sábado, 27 de Setembro de 2025
A partir de 13 de outubro, os pagamentos recorrentes envolvendo bancos diferentes deverão ser realizados, obrigatoriamente, por meio do PIX Automático. A resolução foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) nesta sexta-feira (26).
As instituições terão até 1º de janeiro de 2026 para adequar contratos e autorizações já existentes à nova rega.
Na prática, contas mensais como as de academias, escolas, clubes ou seguradoras (com contas diferentes dos clientes) só poderão ser quitadas via PIX Automático. Se a cobrança for feita dentro do mesmo banco, o débito automático continua valendo.
Segundo o BC, o objetivo é padronizar as operações, garantir maior segurança e reduzir fraudes.
“O pagador terá que autorizar, de forma fácil e padronizada, o débito na sua conta no aplicativo da instituição na qual tem a conta que será debitada”.
O Pix Automático está em funcionamento desde julho. O cliente define o valor máximo de cada operação e pode cancelar quando quiser.
O PIX automático é uma ferramenta permite ao cliente autorizar pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços.
Ao autorizar, os débitos serão realizados automaticamente na conta do pagador. Medida visa substituir o débito automático e os boletos
O débito automático exige convênios com cada um dos bancos, o que na prática só era possível a grandes companhias. Com o Pix automático, bastará a empresa ou o MEI pedir a adesão ao banco onde tem conta.
O automático está disponível para todos os clientes do Banco do Brasil desde o fim de maio, mas os outros bancos começam a oferecer hoje.
De acordo com o Banco Central (BC), o pix automático beneficiará até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito.
O Pix automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores. O pagamento periódico entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos, é feito por outra modalidade, o Pix agendado recorrente, obrigatório desde outubro de 2024.
Algumas contas pagas com Pix automático: