Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Homem que morreu com suspeita de intoxicação por metanol na Paraíba teve três paradas cardíacas, diz médico

Por Joaquim Neto - Click PB   Domingo, 5 de Outubro de 2025

O homem de 32 anos que morreu na tarde deste sábado (4) com suspeita de intoxicação por metanol, teve três paradas cardíacas. A informação foi detalhada pelo médico Sebastião Viana, Diretor-Geral do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

O médico explicou que o paciente teve uma primeira parada cardíaca ainda quando estava internado no Hospital Regional de Picuí.

“O paciente ele deu entrada aqui no Hospital de Trauma de Campina Grande, proveniente de Picuí. Ele estava no UTI de Picuí, ele teve uma parada cardíaca lá no Hospital de Picuí, mas estabilizou e foi encaminhado aqui para o Hospital de Trauma de Campina Grande”, explicou.

Conforme o médico, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande – que é uma unidade de alta complexidade – o homem teve outras duas paradas cardíacas.

“Ele teve uma segunda parada cardíaca dentro da nossa UTI, a UTI azul aqui do Hospital, porém ele foi estabilizado e ele retomou os seus sinais de seus sinais vitais. Posteriormente, cerca de 30 a 40 minutos, ele teve uma terceira parada cardíaca e aí foram ao todo mais de 24 minutos de ressuscitação e infelizmente o paciente ele foi a óbito”, disse, como acompanhou o ClickPB.

Exames

Exames de sangue e urina devem ser feitos e por meio destes deve ser confirmada ou não a morte por intoxicação. “O IPC esteve aqui na unidade hospitalar, coletou tanto exames de sangue como exame de urina, levou essas amostras para que a gente possa confirmar de fato e de direito que foi a intoxicação por metanol”, disse o diretor-geral do Trauma de Campina Grande.

“Os sinais e sintomas desde o início, antes desse paciente chegar no Hospital de Picuí, lá na cidade de Baraúna, esse paciente ele já tinha os sinais e sintomas específicos e típicos de pacientes que têm intoxicação por metanol”, afirmou o médico.

 

Entenda o caso

A Paraíba registrou neste sábado (4) a primeira morte suspeita de intoxicação por metanol em bebida alcoólica. Conforme apurou o ClickPB, a vítima é um homem de 32 anos identificado como Francisco Rariel Dantas da Silva,  de 32 anos. O falecimento ocorreu às 15h45. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Como trouxe o ClickPB, o homem é natural do município de Baraúna  e deu entrada na urgência e emergência do Hospital de Picuí, no Curimataú, neste sábado (4).

Hospital de Trauma de Campina Grande. (foto: divulgação/Governo do Estado) metanol
Hospital de Trauma de Campina Grande. (foto: divulgação/Governo do Estado)

Ao dar entrada na unidade de saúde, ele relatou ter ingerido bebida alcoólica nos últimos três dias e sintomas característicos da intoxicação por metanol.

Segundo a SES, após dar entrada Urgência e Emergência do Hospital Regional de Picui, ontem (3), ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar e logo após, por volta das 13h, encaminhado ao Hospital de Trauma de Campina Grande, no Agreste do estado.

Quais os sintomas da intoxicação por metanol?

Segundo o órgão de saúde, os sintomas característicos da intoxicação são:

  • náuseas
  • vômito
  • dores abdominais
  • alteração visual
  • desorientação.

Recomendações

A recomendação dos órgãos de saúde estadual é que a população verifique a procedência de bebidas alcoólicas, sobretudo destiladas, e não consuma algo de procedência duvidosa.

Se após a ingestão dessas bebidas a pessoa apresentar algum dos sintomas (náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação), deve procurar atendimento médico imediatamente. A ingestão de bebidas adulteradas poder ser letal e deixar sequelas permanentes.

 

Metanol em bebidas alcoólicas

A presença de metanol em bebidas alcoólicas começou a vir a tona no fim de setembro, após a Polícia Civil de São Paulo realizar uma operação na terça-feira (30/09) de combate à falsificação de bebidas alcoólicas no interior do estado.

A ação aconteceu depois de as autoridades identificarem dezenas de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado de São Paulo.

Produto químico industrial encontrado em fluidos anticongelantes e de limpadores de para-brisa, o metanol não deve ser utilizado por humanos pois é altamente tóxico.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Duda Ferreira

Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes

Publicado em Domingo, 14 de Setembro de 2025
Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes