Prefeitura fará retirada de Craibeira no Centro de Patos após estudo técnico ambiental atestar risco de acidentes
Por Vicente Conserva - 40 Graus Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026
Apesar de ser uma árvore rara do bioma Caatinga e de alto valor ambiental e cultural da cidade de Patos, a árvore centenária considerada de grande porte da espécie Craibeira, com mais de 12 metros, localizada na esquina da Ruas Pedro Caetano com Felizardo Leite, no Centro, vem causando transtornos e alto risco à população da cidade ao longo dos últimos anos.
Pensando nisso, a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem realizando estudos no sentido de constatar os reais riscos em detrimento a benefícios que ela possa trazer.
E de acordo com o secretário Alex Wagner, após várias quedas e galhos grandes nos últimos anos, principalmente no período de inverno, os riscos vêm se tornando cada vez maiores, o que levou a pasta a constatar que apesar das podas e manejos realizados, ela ainda pode causar acidentes já que ela vem perdendo sua força a ponto de poder ocasionar mais sinistros.
“O risco de fato existe. E apesar as ações constantes por parte da nossa pasta e de outras ao longo dos anos, chegamos à conclusão que o melhor seria a sua retirada total”, explicou Wagner.
O secretário visitou in loco na manhã dessa segunda-feira (19), juntamente com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Junior Bonfim, e ainda o superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTrans), Elucinaldo Laurindo, para finalizar os estudos, bem como programar as ações que serão feitas a partir de então.
Alex ressaltou que a demanda também parte de comerciantes da área, bem como da agência bancária que se sentem ameaçados pelo risco iminente causado pela árvore de grande porte considerada bastante invasora.

“Não queremos que sejam registrados acidentes como já ocorridos com árvores caindo em cima carro, moto. A gente fez uma análise, entrou em contato também com a Universidade Federal de Campina Grande. Nós analisamos essa situação e vimos que, de fato, há um risco, principalmente devido ao grande fluxo aqui no local. Então, nós passamos também essa demanda junto ao Conselho do Meio Ambiente no ano passado, e o Conselho do Meio Ambiente também foi favorável. Então, achou-se necessário, de fato, para salvaguardar a população patoense em fazer a retirada dessa árvore. Então, nós estamos nos programando com a STTrans, bem como as secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura para que nós possamos, de fato, fazer a retirada dessa árvore”, disse Alex.
A Secretaria de Meio Ambiente irá fazer o trabalho de compensação ambiental da retirada dessa árvore com o plantio de 123 árvores. Será uma homenagem ao aniversário de 123 anos de Patos, em homenagem também a importância dessa espécie para o bioma caatinga, para o meio ambiente, para a população patoense.
Com a retirada da árvore, a STTrans irá fazer uma intervenção no local com diversas ações, como afirma o superintendente da autarquia, Elucinaldo Laurindo.
Tanto em 2024 como ano passado foram registrados incidentes com as duas Craibeiras da Pedro Caetano durante chuvas que caíram. Felizmente ninguém saiu ferido.
« Voltar

