Pontos e Pontões de Cultura do Sertão criam a Rede Sertão Cultura Viva em fórum realizado em Patos
Por Assessoria - Mailson Lima Domingo, 18 de Janeiro de 2026
O Centro Cultural Amaury de Carvalho tornou-se, neste sábado (17), o epicentro do pulsar cultural da Paraíba. Em um encontro classificado pelos participantes como um marco histórico da Cultura Viva para o Estado, a cidade de Patos sediou o 1° Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Sertão, consolidando a formação e força da Rede Sertão Cultura Viva na região.
O evento, organizado pelo Pontão Coletivo Derréis, reuniu uma diversidade expressiva de Pontos de Cultura, fazedores de cultura, gestores e articuladores. Ao todo, 81 participantes ocuparam o espaço para debater Políticas Públicas, sustentabilidade dos projetos locais e o fortalecimento da Rede Estadual de Cultura Viva.
Números que traduzem a união
A representatividade do I Fórum Regional de Pontos de Cultura do Sertão demonstrou a capilaridade da cultura sertaneja. Estiveram presentes:
✓ 28 Pontos de Cultura, abrangendo desde o artesanato e a música até tradições orais e audiovisual.
✓ 14 municípios do Sertão paraibano.
✓ 6 Regionais de Cultura, garantindo um diálogo institucional amplo e integrado.
O Papel do Pontão Coletivo Derréis
Como peça-chave na articulação, o Pontão Coletivo Derréis foi o grande anfitrião e organizador da jornada. Para os membros do Coletivo, o fórum não foi apenas uma reunião de trabalho, mas um ato de resistência e celebração da identidade regional.
A escolha do Centro de Cultura Amaury de Carvalho, um símbolo histórico de Patos, reforçou o tom de reverência ao patrimônio local durante as discussões.
"Este fórum é um divisor de águas. Ver 14 municípios unidos aqui em Patos mostra que o Sertão não é apenas um lugar de passagem, mas um polo produtor de cultura que exige e merece políticas específicas", afirmou um dos articuladores presentes.
Para Perla Alves, representante do Pontão Coletivo Derréis e escolhida para a Coordenação da Rede Sertão, representando o território na Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Paraíba, o Fórum é fruto de uma grande articulação, fundamentada no propósito de unir os Pontos de Cultura do Sertão para o desenvolvimento cultural do território que foi invisibilizado por décadas. Acima de tudo, somos resistentes, resilientes e determinados à transformação, a mudança de cenário na estrutura da Política Cultura Viva na Paraíba é essencial para o nosso desenvolvimento enquanto território, para o desenvolvimento da Cultura e para o reconhecimento e valorização do fazer cultural do Sertão paraibano.

Futuro em Pauta
Durante o dia, os participantes focaram em estratégias para potencializar o alcance das ações culturais no interior da Paraíba.
Além do tema central: Pontos de Cultura pela justiça climática que abordou a intersetorialidade da Gestão Pública como estratégia para o desenvolvimento sustentável, dando ênfase à Educação, considerada a base do desenvolvimento humano e social, o Fórum destacou:
✓ A criação da Rede Sertão Cultura Viva;
✓ Escolha do Comitê Gestor da Rede;
✓ Indicação dos representantes do Sertão para a 6ª Teia e Fórum Nacional;
✓ A indicação do representante do Sertão na Comissão Estadual de Pontos de Cultura, e
✓ Propostas para a elaboração dos Planos Estadual e Nacional da Cultura Viva e Plano de Trabalho da Rede, que ressalta a importância e necessidade da criação de mecanismos que facilitem a sobrevivência financeira dos pontos de cultura em cidades menos desenvolvidas.
O encerramento do I Fórum Regional de Pontos de Cultura do Sertão foi marcado por um sentimento de pertencimento, esperança e a promessa de que este seja apenas o primeiro de muitos passos para que o Sertão continue a ser protagonista na cena cultural paraibana.