MPPB quer identificar responsáveis por incêndio na Serra do Cruzeiro através da quebra de dados de celulares

Por Vicente Conserva - 40 Graus Sábado, 20 de Setembro de 2025
Neste domingo (21), artistas e movimentos sociais promovem protestos em diferentes cidades do Brasil contra a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados. Em Patos, a manifestação será em frente à Prefeitura de Patos, a partir das 16h, e envolverá várias organizações e entidades da sociedade civil organizada.
As mobilizações ocorrem em resposta à proposta que dificulta o avanço de processos criminais contra deputados e senadores, e prevê votações secretas sobre autorizações da Justiça.
O protesto faz parte de uma onda nacional, com atos programados em diversas capitais, como São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Rio Grande do Norte e Manaus, ampliando o alcance da manifestação.
Além de Patos, atos estão programados nas 27 capitais do país. Nelas, estão sendo programados shows com diversos artistas de renome nacional em apoio à luta contra a matéria que ainda falta ser votada no Senado Federal.
Batizada também de PEC da Bandidagem ou Impunidade, a matéria já aprovada na Câmara dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares e traz de volta o voto secreto em casos de autorização para julgamento. A medida representa um retrocesso e enfraquece a responsabilização política.
Em várias capitais as manifestações também serão contra o projeto de anistia que busca perdoar os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, um grave risco para a democracia.
Com a união da classe artística, os atos-show pretendem ganhar ainda a união e participação de toda a sociedade prometendo marcar a história como um grito coletivo em defesa da democracia e contra a impunidade.
Em Patos, os movimentos sociais estão convocando a sociedade para se juntar nessa luta que é de todos.