Desportistas e incentivadores do futebol amador de Patos foram os protagonistas de uma Audiência Pública realizada na noite desta quarta-feira, dia 21, na Câmara Municipal de Patos, para discutir as dificuldades que enfrentam os organizadores de Campeonatos de Bairros, por conta da falta de apoio do Poder Público. Proposta pelo vereador Josmá Oliveira (MDB), participaram dos debates a presidente da casa, vereadora Tide Eduardo e a colega Lúcia de Chica Motta, ambas do Republicanos; Marco Cesar, PSB; Junior Contigo, União e o líder do prefeito Maikon Minervino, do Republicanos.
Participaram dos debates, oportunidade em que expuseram suas dificuldades, representantes de agremiações, clubes e escolinhas de futebol, a exemplo de Custódio Cunha da Silva, do CRB; Deuzimar dos Santos, conhecido por Gato Preto; Chico de Miron, CRC Bola no Pé; Felipe Fernandes, RC; João Icário, do Vila Futebol Clube do Bivar Olinto; Antônio de Araújo, do Juventude Futebol Clube, entre outros. Os Representantes das Ligas de Futebol de Patos não compareceram. Um deles, Miguél Félix, presidente da Liga Patoense de Futebol lAmador, justificou sua ausência alegando motivos de saúde. Os secretários de Cultura, Turismo e Esporte e de Juventude, Dan de Sousa e Ulisses Neto, respectivamente, também não compareceram por motivo de compromisso assumidos anteriormente em João Pessoa.
Debate
João Icário, do Vila Futebol Clube do Bivar Olinto lamentou a falta de incentivo público. “Só vai para frente pela dedicação dos mais apaixonados como nós”, relatou. “Os campos não possuem estrutura mínima, como marcação e redes. As equipes não têm equipamentos básicos, como bolas e uniformes, seja para treinar ou participar de campeonatos. Com isso, não temos como manter e fomentar as categorias de base”, acrescentou. Os demais representantes confirmaram esses problemas e pediram a intervenção dos parlamentares em uma mediação com o Chef do Executivo.
Tribuna
Durante seu pronunciamento, Josmá Oliveira cobrou mais investimentos públicos na realização dos campeonatos de bairros e, ainda, uma prestação de contas por parte da Liga Patoense de Futebol Amador de Patos, dos recursos públicos que ela recebeu através de Emendas Impositivas destinadas pelos parlamentares, “pra saber a razão de esse dinheiro não ter chegado na ponta”, justificou o edil. O parlamentar avaliou como positiva a participação dos desportistas amadores e dos colegas que se fizeram presentes nessa audiência. “Foi uma das melhores audiências realizadas por esta casa”, comemorou.
Quem também avaliou positivamente os debates foi o vereador Junior Contigo. “Uma noite importante onde tivemos a oportunidade de conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelo esporte amador, mas também, e principalmente pelo desfecho positivo”, ressaltou o edil, se referindo ao encontro que o prefeito Nabor terá com os desportistas amadores em data a inda a ser marcada.
O líder do prefeito, Maikon Minervino, confirmou durante a audiência que manteve contato com o prefeito Nabor Wanderley. “Ele vai receber todos os representantes do Esporte Amador de Patos em seu gabinete”, garantiu o parlamentar.
« Voltar