Hugo Motta diz que Medida Provisória que combate filas na saúde é passo rumo a uma saúde pública mais digna

Por Vicente Conserva - 40 graus Quinta-Feira, 25 de Setembro de 2025
Em entrevista ao Portal 40 Graus nesta quinta-feira (25), o superintendente da Superintendência de Transporte e Trânsito de Patos (STTrans), Elucinaldo Laurindo, deu todos os detalhes sobre o retorno do estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Azul, que não operava na cidade há quase 9 anos.
Segundo Laurindo, a volta da Zona Azul tem como objetivo organizar o trânsito, garantir rotatividade nas vagas e democratizar o estacionamento nas ruas de Patos, evitando que alguns motoristas ocupem espaços de forma prolongada ou indevida.
“Sabemos que o número de veículos aumenta significativamente e que algumas pessoas acreditam serem donas das vagas em frente aos estabelecimentos. A Zona Azul garante que todos tenham acesso às vagas de forma justa, e quem desrespeitar estará cometendo infração de trânsito”, afirmou o superintendente.
Haverá um tempo de tolerância de 10 minutos, sem cobrança, mas após esse período o pagamento será obrigatório. O tempo máximo de permanência será de uma hora, podendo o ticket ser renovado.
Quanto vai custar?
A tarifa inicial foi fixada em R$ 2,00 por hora, podendo o usuário adquirir tíquetes referentes ao tempo que pretende permanecer estacionado.
Quem está isento do pagamento na Zona Azul Patos?
O pagamento poderá ser realizado por:
Zona Azul Patos: onde vai funcionar e horários
A Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h às 13h, em vias estratégicas da cidade.
Quem vai operar a Zona Azul
A STTRANS alerta que estacionar sem tíquete válido, utilizar credenciais de forma irregular ou permanecer além do tempo pago sujeitará o usuário às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O órgão também reforça que não se responsabiliza por furtos, roubos, danos ou quaisquer prejuízos aos veículos ou seus ocupantes nas áreas da Zona Azul.
A Prefeitura de Patos já publicou, na última quarta-feira (17), o Decreto nº 113/2025, que regulamenta o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago – Zona Azul – no município. A medida tem como objetivo principal melhorar a mobilidade urbana, democratizar o uso das vagas públicas e implementar novas tecnologias de gestão do estacionamento.