Compartilhe

Secretaria de Juventude de Patos lança campanha sobre os perigos do cigarro eletrônico

Por Secom-Patos    Terça-Feira, 8 de Julho de 2025


A Prefeitura Municipal promove ações de conscientização, enquanto leis federais, estaduais e municipais que reforçam a proibição e os riscos à saúde causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, lançou a campanha “Cigarro Eletrônico parece inofensivo, mas é coisa séria!”, com o objetivo de informar e alertar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos à saúde causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como “vapes”.

No Brasil, a comercialização, importação e propaganda desses produtos estão proibidas desde 2009, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A norma federal impede a circulação de cigarros eletrônicos e afins em todo o território nacional, considerando os potenciais danos à saúde pública.

Imagem do WhatsApp de 2023.51.09_8007c7eb

A preocupação com o aumento do uso desses dispositivos entre adolescentes e jovens tem motivado ações legislativas também em nível estadual e municipal. Na Paraíba, a Lei Estadual nº 13.025/2024, de autoria da deputada Francisca Motta, criou a Campanha de Conscientização e Prevenção aos Riscos do Cigarro Eletrônico à Saúde de Crianças e Adolescentes, voltada para as escolas da rede pública estadual.

No município, a Lei Municipal nº 5.769/2022, de autoria do vereador Marco César, proíbe o uso de cigarros eletrônicos e similares em ambientes coletivos públicos e privados, ampliando as medidas de proteção à saúde da população.

Segundo especialistas, embora sejam frequentemente vendidos de forma ilegal e associados a uma imagem de modernidade, os cigarros eletrônicos contêm nicotina – substância altamente viciante – além de outros componentes tóxicos e cancerígenos. O uso desses dispositivos expõe o organismo a substâncias que podem causar doenças pulmonares, cardiovasculares e outros problemas graves de saúde.

A campanha promovida pela Prefeitura reforça a importância da conscientização e da educação preventiva, destacando que o combate ao uso de cigarros eletrônicos é uma responsabilidade coletiva e essencial para garantir um futuro saudável para a juventude.

« Voltar

RISCO TOTAL

Hospital Regional de Cajazeiras tem serviço de enfermagem interditado por riscos de infecção

DENÚNCIA

Folha: empresa denuncia desembargador da Paraíba por transformar credor em devedor

Veja também...

DESTAQUE

São Pedro de São Mamede se consolida como um dos maiores eventos juninos do Nordeste

RISCO TOTAL

Hospital Regional de Cajazeiras tem serviço de enfermagem interditado por riscos de infecção

OPERAÇÃO

Polícia Federal cumpre mandado na Câmara contra deputado e mira fraude de licitação