Compartilhe

UFCG terá primeira dissertação de mestrado defendida por aluna surda

Por Portal Correio    Terça-Feira, 16 de Julho de 2019


A estudante Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será protagonista, nesta terça-feira (16), de um fato inédito na instituição. Ela será a primeira aluna surda da UFCG a defender uma dissertação de mestrado.

O trabalho, que trata do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua para ouvintes, será apresentado às 17h, no Auditório do Centro de Humanidades (CH), campus sede.

Intitulada “Ensino de Libras para aprendizes ouvintes: a injunção e o espaço como dimensões ensináveis do gênero Instrução de Percurso”, a dissertação parte de uma perspectiva inovadora.

“Existem estudos que tratam do ensino de línguas estrangeiras, como o Inglês, como uma segunda língua para ouvintes. No entanto, em se tratando do ensino de Libras, o trabalho é inovador e serve de modelo”, explica a professora Maria Augusta Macedo, orientadora da pesquisa.

Para Girlaine, que também é professora do curso de Letras Libras da UFCG e já acumula 13 anos de ensino na área, o resultado da pesquisa teve muitos significados. “Essa descoberta em minha pesquisa foi para mim momento importante nos gêneros da Libras. Tive muitas barreiras a vencer durante essa trajetória e consegui conquistar a vitória”, disse a aluna em entrevista por aplicativo de mensagem.

« Voltar

HOMENAGEM

Câmara Municipal de Patos concede Títulos Honoríficos e Votos de Aplauso em sessão solene

DESENVOLVIMENTO

Patos terá pavimentada mais de 200 ruas até o final deste ano

Veja também...

EMBATE

Fernando Haddad diz que Congresso também precisa respeitar responsabilidade fiscal

NO SERTÃO

Hospital Regional Patos retém macas do SAMU e descumpre lei estadual; socorristas relatam problemas

OPORTUNIDADE

Concurso do Banco do Nordeste ocorre em Patos e outras cidades neste domingo