Compartilhe

Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional

Por Vicente Conserva - 40 GRAUS    Quarta-Feira, 8 de Novembro de 2023


O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional. O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na terça-feira (07) e consta na edição desta quarta-feira (08) do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a nova lei, de nª 14.720, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado. Na lei publicada hoje (08) também consta a assinatura do ministro da segurança pública, Flávio Dino (PSB). 

| Veja detalhes:

« Voltar

CULTURA

Escritor de Santa Luzia lançará dois livros na Bienal do Rio em junho

NA TELONA

Filme de patoense encanta plateia na Funesc, em João Pessoa

Veja também...

HOMENAGEM

Mães da Câmara homenageiam mães de Patos pelo seu dia

CRIME NA RUA

Criminosos derrubam poste e furtam equipamentos e fios elétricos no Terrerinho do Forró em Patos

SAÚDE

Paraíba aplica quase 40 mil doses de vacina em ‘Dia D’ de multivacinação