Compartilhe

Grupo paraibano de metais lança oficialmente seu primeiro disco

Por Assessoria    Sábado, 27 de Março de 2021


A banda de música Sexteto Tabajara lança neste sábado (27), às 20h, o show de seu primeiro disco ‘Danças de Terreiro’ no SG Jazz Festival. A apresentação foi pré-gravada no SG Studio Digital em parceria com a Trato Produção, que transmite gratuitamente o evento pelo seu canal oficial no YouTube já a partir de hoje com outras bandas, também às 20h.

A apresentação em vídeo amanhã é mais um passo para a divulgação do grupo paraibano que lançou o Danças de Terreiro nas plataformas de áudio na última quarta (24). O álbum é composto por treze faixas autorais inéditas e reforça a identidade cultural e as influências sonoras nordestinas presentes, principalmente, na Paraíba e em Pernambuco, terras de origem entre os cinco tocadores de metais e o percussionista.

Entre os ritmos presentes no Danças de Terreiro temos cavalo-marinho, ciranda, caboclinho, frevo, baião, coco de roda, xaxado, choro e maracatu. Tudo isso sendo tocado por dois trompetes, trompa, trombone, tuba e percussão.

“Nós já tínhamos começado a gravar o disco há alguns anos mas, devido à agenda do grupo, a gente não conseguia finalizar. Estávamos na época fazendo algo mais pelo registro, mas, com a Lei Aldir Blanc, conseguimos uma oportunidade para se organizar melhor. Pegamos o repertório que tocamos desde 2014, trabalhamos ele e também compartilhamos com as pessoas um bom material fonográfico, com produção, fotos. É um upgrade no nosso trabalho porque, além de tocar, a gente consegue divulgá-lo com boa qualidade”, disse Marlon, trombonista do grupo.

As gravações do “Danças de Terreiro” aconteceram em dois finais de semana, cumprindo os protocolos de biossegurança para a prevenção à covid-19. Essa é uma produção da Trato com o estúdio Gota Sonora. Jader Finamore realizou a produção musical. Todo o projeto foi contemplado pela lei de emergência cultural, Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Foto por Thercles Silva-7230-min-min

O grupo

Além de Marlon Barros (trombone), o Sexteto Tabajara é composto por Emanuel Barros (trompete), Estêvão Gomes (trompete), Lucas Angelo (trompa), Gilvan Pereira (Tuba) e Glauco Andrezza (bateria/percussão).

O grupo de câmara como um todo foi fundado em junho de 2014 a partir da necessidade de realizar uma apresentação na cidade de Condado (PE) e com o objetivo de desenvolver trabalhos voltados à exploração do repertório de música brasileira para quintetos de metais e percussão. Entretanto, os integrantes já realizavam diversos trabalhos em atividades musicais em João Pessoa, como as Orquestras Sinfônicas da Paraíba e as bandas de música, principal escola formadora dos membros do sexteto.

Mesmo sem nenhum trabalho fonográfico antes, nos sete anos de história o Sexteto Tabajara conquistou um vasto repertório de interpretação de compositores desconhecidos e mestres consagrados, visando uma maior divulgação das diversas produções que tocam. E no álbum “Danças de Terreiro” não é diferente. No novo disco há faixas em parceria com o Maestro Chiquito, com Beiçola do Cavaco, Adelson Machado e ainda com banda Os Fulano. As outras faixas são produções completas do grupo, sendo a música de trabalho “Danças de Terreiro” assinada pelo trombonista Marlon Barros e as demais pelo trompetista Emanoel Barros.

« Voltar

PEDIDOS

Coletivo Derréis de Patos leva demandas da cultura patoense a secretário estudual

NA TELONA

Primeiro filme cristão produzido por surdos pretende alcançar outros para Jesus

Veja também...

COPA DO BRASIL

Interino valoriza empate do Vasco com o Fortaleza: 'Vivo para jogo da volta'

COPA DO BRASIL

Aldeone afirma que Sousa teve arbitragem contra, 'mas vamos avançar lá em São Paulo'

MAIS SAÚDE

Crianças com TEA de Patos agora têm serviço de Stiperterapia no CER