Compartilhe

Pedra da Boca é reconhecida como local chave para patrimônio geológico mundial

Por Gabriella Loiola - Jornal da Paraíba    Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023


O Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, no agreste da Paraíba, foi reconhecido como local chave para o patrimônio geológico mundial. A pesquisa foi publicada, em julho de 2023, na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques em julho de 2023, e aponta que a área tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco.

A pesquisa, que durou cerca de dois anos, mostra que as características da Pedra da Boca fazem dela um local de interesse mundial. O estudo é resultado da dissertação de mestrado de Hígor Lins, que contou com a participação dos pesquisadores Marco Túlio Mendonça, Rafael Albuquerque, Larissa Silva e Rubson Pinheiro.

A área do Parque Estadual Pedra da Boca possui formações rochosas de granito, rocha muito resistente, e que são únicas no contexto do semiárido brasileiro.

De acordo com o pesquisador Marco Túlio, o que chama atenção em Araruna são as formas espetaculares que são bastante incomuns em rochas daquele tipo. As geoformas encontradas, foram moldadas por processos químicos, como a água.

Pedra da Boca é reconhecida como local chave para patrimônio geológico mundial
Foto: Arquivo pessoal/Pesquisadores

Em toda América do Sul, o único lugar com semelhante fenômeno é no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, porém o clima lá é úmido. O município de Araruna fica localizado no semiárido, onde o mais comum seria que as rochas fossem moldadas por processos físicos, ou seja, quebrassem.

Por estarem mais expostas em local de predominância da caatinga, as rochas ficam visíveis e suscetíveis à mudança pela água. “São formas únicas e extremamente exuberantes, que retratam bem as mudanças do planeta nos últimos 20 milhões de anos”, informou Marco Túlio.

O Parque Estadual Pedra da Boca foi avaliado quatro valores: científico, estético, turístico e de uso e gestão. “Os quesitos levados em consideração vão desde o potencial turístico, levando em conta acessibilidade, estrutura hoteleira e de restaurantes nas proximidades, até o potencial científico, com o número de trabalhos publicados sobre o local. Além desses, os valores de uso e gestão e o estético são também valorados.”, explicou Hígor Lins.

Pedra da Boca é reconhecida como local chave para patrimônio geológico mundial
Parque Estadual da Pedra da Boca é procurado para turismo de aventura. Foto: Divulgação/Secom Araruna

A área da Pedra da Boca tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco. São lugares que a organização reconhece como de grande valor científico para geociências e que são utilizados pela sociedade de forma sustentável.

Para os pesquisadores, o parque estadual tem essas características: o alto valor científico das formações rochosas e o fato do local ser utilizado pelo turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. E assim beneficiando a comunidade do entorno, gerando renda para a população local.

Atualmente, o Brasil possui cinco geoparques, esse seria o primeiro da Paraíba. E com o selo da Unesco, a área ganharia certificado da ciência e sustentabilidade no mundo. Mas é necessário mais pequisas, políticas públicas e investimentos voltados para o lugar.

[A pesquisa] deve servir também para jogar luz sobre a necessidade de investimentos que possam estimular a geoconservação e o geoturismo, trazendo um consequente desenvolvimento socioeconômico e resultando em melhorias reais na vida das pessoas que habitam e sobrevivem em comunidades próximas a esses locais”, finaliza o pesquisador Hígor.

« Voltar

SUCESSO

Cangaço Novo: conheça elenco principal da série

EM ALTA

Paraibanos são indicados e vão concorrer ao Grammy Latino 2023

Veja também...

SUCESSO

Ivete Sangalo vai comemorar os 30 anos de carreira com show no Maracanã

NO SERTÃO

Ataque epiléptico em condutor pode ter causado acidente no Atacadão em Patos

FIM DO AMOR

Lexa anuncia separação de MC Guimê