A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, concluiu o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado entre os dias 30 de junho e 4 de julho. O levantamento apontou um índice geral de 2,8%, o que classifica o município em médio risco de epidemia para doenças como dengue, chikungunya e zika. O resultado é considerado satisfatório diante dos padrões nacionais e demonstra o impacto das ações permanentes de prevenção realizadas pelo município.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, o trabalho intenso dos agentes de combate às endemias, em parceria com os agentes comunitários de saúde, tem sido essencial para o controle da proliferação do mosquito. Cerca de 3 mil imóveis foram vistoriados durante o levantamento.
“O LIRAa é a nossa carta norteadora. Ele mostra onde precisamos atuar com mais intensidade. E este resultado de 2,8% demonstra que estamos conseguindo manter o controle, com destaque para áreas como Alto da Tubiba e Morada do Sol, que apresentaram 0% de incidência”, destacou o coordenador.
O levantamento revela que, apesar de o índice geral estar dentro da normalidade, alguns bairros ainda requerem maior atenção. No Distrito Industrial, por exemplo, foi registrado um índice de 11,1%, o mais alto do levantamento. Em contrapartida, bairros como Santa Cecília, Luar de Campestre e Ana Leite também apresentaram índice zero, reforçando a importância da participação da população e da eficácia das ações preventivas da gestão municipal.
Outro dado importante do levantamento aponta que 60% dos focos do mosquito foram encontrados dentro das residências, especialmente em depósitos ao nível do solo, como tambores, baldes e vasilhas de água para animais.
José Júnior reforça que a luta contra o Aedes é diária e requer o envolvimento de todos:
“A Prefeitura está fazendo sua parte com ações contínuas. Mas é fundamental que cada cidadão também atue como agente de combate, evitando o acúmulo de água parada, lavando os recipientes de animais regularmente e destinando o lixo corretamente. Patos conta com coleta de resíduos três vezes por semana — é só colocar o lixo em sacos e aguardar o carro coletor.”
« Voltar