Compartilhe

Quem são os 19% de brasileiros que apoiam medidas de Trump contra Brasil

Por G1    Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025


Pesquisa recente da Quaest mostra que 72% dos brasileiros são contra o tarifaço anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao Brasil. Mas 19% disseram apoiar a medida, prevista para entrar em vigor em 6 de agosto.

Nesta quarta-feira (30), os EUA reduziram o alcance da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros com uma lista de exceções com quase 700 itens que não serão taxados. Mas as exportações de café e carne continuam ameaçadas.

Embora o apoio ao tarifaço seja minoritário em todos os grupos sociais analisados pela Quaest, há categorias que se destacam entre os favoráveis, de acordo com a análise dos números, por ser maior do que a das outras categorias, mesmo considerando a margem de erro.

Homens, eleitores de Jair Bolsonaro (PL) e que se identificam como politicamente à direita são os que mais apoiam as taxas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, segundo a Quaest. Veja os números e gráficos abaixo:

 

Gênero

 

De acordo com o levantamento, divulgado em 16 de julho, 25% dos homens acham que Trump está certo ao impor o tarifaço ao Brasil por acreditar que há uma perseguição política a Bolsonaro. Entre as mulheres, 14% defendem a medida do presidente dos EUA. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos em ambos os gêneros.

 

Renda familiar

 

Segundo a Quaest, 25% dos entrevistados que ganham mais de 5 salários mínimos são a favor da decisão de Trump. O apoio é maior do que os que ganham até 2 salários (15%), mas empata com os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos (20%).

A margem de erro nesse perfil é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos entre os que ganham até 2 salários mínimos, 3, entre os que ganham de 2 a 5 salários e de 4 entre os que ganham mais de 5 salários mínimos.

 

Voto no 2º turno de 2022

 

O apoio também é observado entre aqueles que disseram ter votado em Jair Bolsonaro no 2º turno da eleição presidencial de 2022: 41% desses eleitores consideram Trump certo em taxar o Brasil.

Entre quem votou em Lula, 6% dão a mesma resposta. Outros 15% dos que votaram em branco, nulo ou que não votaram são favoráveis ao tarifaço.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para quem votou em Lula, 4 pontos entre quem votou em Bolsonaro e de 5 pontos para os que votaram branco, nulo ou não votaram.

 

Posicionamento político

 

De acordo com a Quaest, os bolsonaristas são os mais favoráveis às tarifas, com 42% de respostas em defesa de Trump. Na sequência aparecem entrevistados que se consideram de direita, mas não são bolsonaristas, com 40%.

 

Pessoas que responderam não ter posicionamento político deram 10% de respostas favoráveis a Trump, contra 9% de quem se identificou como lulista ou petista. Entrevistados que se dizem de esquerda, mas não são lulistas ou petistas, deram 2% das respostas considerando correta a atitude.

A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

« Voltar

Cotidiano

NO SERTÃO

Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo na segunda (04), véspera do feriado

NA PARAÍBA

Pesquisa aponta João liderando disputa para o Senado seguido por Veneziano

NA PARAÍBA

Nova lei garante às mulheres diretrizes de proteção em eventos esportivos na PB

NO SERTÃO

Junior Contigo acompanha visita técnica na STTrans por servidores de Água Branca

Veja também...

RECORDE

Maior rapadura do mundo, com mais de 18 toneladas, é quebrada com picaretas

FLAGRANTE

Preso homem acusado de furto qualificado de cartões bancários da Caixa em Patos

TRÁGICO

Três ficam feridos após colisão na BR-230 entre Pombal e Aparecida