Compartilhe

NOAA confirma fim do La Niña e retorno do período de neutralidade

Por Redação 40 Graus    Sexta-Feira, 11 de Abril de 2025


O Oceano Pacífico está agora neutro em relação ao ENSO, informou a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, em atualização publicada nesta quinta-feira (10). Ou seja, após alguns meses de influência do fenômeno La Niña, retorna o período de neutralidade, que deve perdurar durante todo o inverno do Hemisfério Sul e provavelmente também durante a primavera. 

Como explica a NOAA, ENSO significa " El Niño/Oscilação Sul ", um padrão de mudanças na temperatura da superfície oceânica e na circulação atmosférica da região do Pacífico tropical. La Niña significa que a água da superfície está mais fria do que a média, os ventos alísios estão mais fortes e o Pacífico equatorial central recebe menos chuva, o que resulta no Brasil em maior precipitação para a parte norte do país, enquanto que o tempo fica seco mais ao sul.

Por outro lado, El Niño é representado por águas superficiais mais quentes, ventos alísios mais fracos e mais chuva no Pacífico central e, às vezes, no leste. No Brasil, isso influencia um clima com volumes abaixo da média para a parte norte do país e com maior precipitação nos estados mais a sul. 

A confirmação do fim este último La Niña, conforme o que explica a NOAA, é perceptível ao observar a temperatura da superfície do oceano na região Niño-3.4 do Pacífico centro-leste. A temperatura da superfície nessa região é comparada à média de longo prazo, fornecendo-nos um índice que mede o quanto a água está mais quente ou mais fria do que a média.

sea-surface-temperature-anomaly-enso-2025-04-10
Anomalia da temperatura do oceano Pacífico na região monitorada do ENSO. Fonte: NOAA

“No mês passado, os meteorologistas previam que condições neutras se desenvolveriam muito em breve, e de fato se desenvolveram. A combinação do enfraquecimento das temperaturas abaixo da média no Pacífico central e a expansão para oeste de águas muito quentes no extremo leste do Pacífico ajudaram a dissipar a superfície mais fria do fenômeno La Niña”, publicou a agência climática.

Agora, para o restante de 2025, as chances de El Niño ou La Niña somente aumentam no final do ano, com possibilidades de La Niña cerca do dobro das de El Niño, mas a neutralidade ainda é a maior probabilidade durante o início do inverno.

Segundo a NOAA, essa perspectiva se baseia, em grande parte, em previsões de modelos climáticos computadorizados. “O consenso do Conjunto Multimodelo Norte-Americano, um conjunto de modelos climáticos, também prevê resultados neutros, mas há uma gama substancial de resultados potenciais para o final do ano”, acrescentou a agência no relatório desta quinta-feira. 

ENSO-probabilities-barchart-April2025
Probalidade de La Niña, El Niño ou neutralidade em 2025. Fonte: NOAA
« Voltar

HOMENAGEM

Loja Maçônica João Abílio Neto recebe Voto de Aplauso da Câmara de Patos

DECIDIDO

ALPB aprova projeto que proíbe academias de cobrarem por acesso de personal trainer

Veja também...

GOLPE

Empresário paraibano é condenado pelo STF por envolvimento com atos do 8 de janeiro

NO SERTÃO

Popular captura jiboia que corria o risco de ser atropelada na BR-361 em Patos

POSITIVO

Catingueira e Malta lideram ranking de chuvas em abril no Sertão