Em um cenário de crescente mobilização social, os movimentos de mulheres de Patos estão vivenciando um período de intenso fortalecimento e articulação, impulsionados pelo chamamento da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM).
Com o apoio fundamental do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a cidade se prepara para contribuir ativamente com as discussões que moldarão as futuras políticas públicas para as mulheres em nível municipal, estadual e federal.
Essa luta democrática se manifesta na realização das Conferências Livres, espaços necessários para o debate e a formulação de propostas diretamente da base. Nestes encontros, diversas pautas são levantadas, buscando consolidar ações prioritárias e políticas públicas que atendam às necessidades e demandas das mulheres patoenses em sua diversidade.
A relevância da participação de Patos neste processo nacional é evidenciada pela aprovação de sete Conferências Livres pelo Ministério das Mulheres, demonstrando a força e organização das entidades locais: Movimentos de Mulheres Olga Benario, UBM, SEMEAR, Mulheres de Terreiro, UAMC, UAC, Amigas Viva a Vida, ASSAMP e Núcleo Jurídico Francisca Vasconcelos. Essa adesão massiva garante que as vozes e as especificidades da realidade patoense sejam ouvidas e representadas.
O ponto culminante desse processo de mobilização será a eleição de delegadas nessas Conferências Livres. Essas representantes terão a missão de levar as propostas e as demandas de Patos para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 28 de setembro a 1º de outubro de 2025.
A presença dessas delegadas em nível federal é vital para assegurar que as políticas para as mulheres sejam verdadeiramente inclusivas e representativas da pluralidade de nosso país, partindo das realidades locais.
A união dos movimentos sociais de mulheres de Patos, em parceria com o Conselho Municipal, é um exemplo de como a sociedade civil organizada pode e deve ser protagonista na construção de um futuro com mais democracia, igualdade e conquistas para todas.
« Voltar