Compartilhe

Egito anuncia descoberta de 'cidade romana inteira' em Luxor

Por Revista Época    Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2023


Egito anunciou, nesta terça-feira , a descoberta de restos de uma "cidade romana inteira" em Luxor, que data dos primeiros séculos da Era Cristã. Segundo o Ministério de Antiguidades, se trata de "uma cidade residencial inteira" dos séculos II e III, descoberta "às margens do (rio) Nilo, próxima ao templo de Luxor", cerca de 500 quilômetros ao sul do Cairo.

Na chamada "extensão de Tebas", antiga capital do Egito Antigo, foram descobertas "oficinas metalúrgicas" com diversos utensílios e "moedas romanas de cobre e bronze", disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, acrescentando que as escavações continuam.

Em 2021, uma missão arqueológica descobriu a "maior cidade antiga do Egito" com mais de 3 mil anos, na margem oeste de Luxor, onde fica o conhecido Vale dos Reis.

Artefatos foram encontrados no complexo residencial romano escavado em Luxor — Foto: Ministério das Antiguidades do Egito

Artefatos foram encontrados no complexo residencial romano escavado em Luxor — Foto: Ministério das Antiguidades do Egito

Nos últimos meses, o país africano revelou ao mundo uma série de descobertas importantes, principalmente na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo.

Em janeiro, o Egito também anunciou que uma tumba havia sido encontrada em Luxor, provavelmente pertencente a uma esposa real da 18ª Dinastia, a de Akhenaton e Tutancâmon, datada de 3.500 anos. No entanto, para alguns especialistas, essa afirmação tem mais caráter político e econômico do que científico.

O país, que tem 104 milhões de habitantes, vive grave crise econômica, sobretudo após a pandemia de Covid-19, e aposta em anúncios como estes para reativar o turismo.

O governo quer atrair 30 milhões de visitantes por ano até 2028, em comparação aos 13 milhões que viajavam para o país antes da pandemia. O turismo no Egito, que emprega dois milhões de pessoas e é responsável por mais de 10% do Produto Interno Bruto nacional, segue em queda desde a Primavera Árabe, em 2011.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

DECIDIDO

TCE dá prazo de 120 dias para rescisão de contratos de MEI's feitos pela Prefeitura de Patos

HOMENAGEM

Câmara de Patos concede Voto de Aplauso a Baronesa Priscilla Lima

FÉ E DEVOÇÃO

Padre Fabrício reúne grande público em Patos em noite de louvor e lançamento de Diário Devocional