Compartilhe

Quase 600 títulos eleitorais podem ser cancelados em Patos

Por José Filho    Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2019


O título eleitoral de 16,4 mil eleitores da Paraíba poderá ser cancelado por causa de falta nas eleições. Nesta quarta-feira, a Justiça Eleitoral divulgou listas de cidadãos que não votaram nos três últimos pleitos. O eleitor faltoso é aquele que não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos, sendo cada turno considerado uma eleição, como destaca o chefe da 28ª zona eleitoral, em Patos, Rogério Dantas. “Seguindo a orientação da Corregedoria-Geral Eleitoral e que habilitou o provimento nº 2 2019, os cartórios eleitorais e, inclusive, nós aqui estamos iniciando o recebimento dos eleitores que estão na situação de irregularidade dentro do cadastro eleitoral esses eleitores que deixaram de comparecer e não justificaram nos últimos três pleitos. No município de Quixaba temos apenas oito eleitores nesta mesma circunstância”, ressaltou.

Somente em PATOS, 559 títulos eleitorais poderão ser cancelados. O maior número de faltosos foi registrado pela Justiça Eleitoral em João Pessoa, onde 6.216 eleitores foram identificados na lista. Já em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, há 2.335 eleitores com pendência na Justiça Eleitoral. A Paraíba é o quarto estado com menor número de eleitores faltosos. Em, todo o Brasil, 2.645.785 eleitores foram identificados. O eleitor em dívida com a Justiça Eleitoral ainda terá, segundo Rogério Dantas, três meses para a regularização do título. “O prazo determinado pela Corregedoria-Geral Eleitoral é o dia 6 de maio de 2019 para fazer o procedimento de regularização. Chegando aqui serão atendidos n a central de atendimento ao eleitor. Por oportunidade do comparecimento, o eleitor deverá trazer consigo o documento oficial com foto que comprove a sua identidade, o título eleitoral ou comprovante de recolhimento da multa ou dispensa do recolhimento dessa multa relativa a sua ausência nos três últimos pleitos”, afirmou.

As penalidades para quem não quita o título é o impedimento de receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, obter empréstimos, inscrever-se em concurso público, renovar matrícula em universidades, entre outros.

« Voltar

NO SERTÃO

Vereador é alvo de protesto na Câmara de Patos por parte de ex-aliados da extrema direita

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD