GÁS MORTÍFERO
E pra completar o xerém, uma conta básica para nosso bolso. O novo aumento dos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras nesta segunda-feira (25) acontece no mesmo dia em que a problemática política de preço de paridade de importação (PPI) da Petrobras completa cinco anos. Adotada pela diretoria da estatal após o golpe que derrubou Dilma Rousseff, e mantida pelo governo de Jair Bolsonaro, a PPI é apontada como a principal responsável pela disparada nos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel em níveis muito acima da inflação.
Somente neste ano, já aconteceram 12 aumentos na gasolina, 13 no diesel e 8 no GLP diretamente nas refinarias. A disparada no preço dos combustíveis é um dos fatores que mais pesam na inflação, que já passou de 10,2% nos últimos 12 meses. Nos últimos cinco anos (outubro de 2016 a outubro de 2021), as altas nas refinarias foram de 107,7% para a gasolina, 92,1% para o diesel e de impressionantes 287,9% para o gás de cozinha.
Assim, não tem bolso que aguente mais essa política nefasta de Bolsonaro e sua equipe de agiotas. Esse é o chamado gás mortífero.
Enquanto isso, a gente mostra como era em 2018 o discurso antes das eleições e agora.
DUPLA FILIAÇÃO
O partido Republicanos da Paraíba vem trabalhando firme na formação de uma chapa eclética e forte em 2022 e pra isso, deve ganhar um reforço e tanto nos próximos dias. Os “Santiago”, pai e filho, estão de malas prontas para desembarcar na legenda a convite do deputado federal Hugo Motta, presidente estadual da legenda. Ele confirmou os entendimentos:
“Estamos mantendo, sim, conversas e espero a sinalização positiva para que possamos fortalecer o partido com essas duas grandes lideranças políticas da Paraíba”, disse Hugo se referindo a Wilson Santiago, pai e filho. Se concretizada, segue junto além de vários prefeitos também deputado estadual Doda de Tião (um dos mais votados na Paraíba) que desistiu da reeleição e vai apoiar o nome do ex-prefeito (duas vezes) João Paulo Segundo Leal - da cidade de Boqueirão.
Os dois deputados "Santiago" travam uma batalha jurídica para reaver o PTB, legenda que sofreu intervenção no começo do ano por decisão do presidente licenciado Roberto Jefferson. Estão escanteados no partido e fora dos planos da legenda.
NOVO PACTO
Se depender do deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), a aliança entre o seu irmão, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) e o governador João Azevêdo (Cidadania), já está sacramentada. Circula nos bastidores a informação que a vereadora Eva Gouveia (PSD) deve assumir uma secretaria no governo do Estado, no espaço que será destinado ao PSD. Moacir passará a fazer parte da bancada governista na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Enquanto isso, políticos do PSDB se reúnem nesta terça com o ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD). Na pauta, as eleições de 2022. Enquanto Romero já lançou sua pré-candidatura ao Governo e recebeu apoio no ‘Ninho Tucano’, aumentam as especulações de possível aliança do ex-prefeito com o governador João Azevêdo. Aliados de Romero, inclusive seu irmão, Moacir Rodrigues, já admitiram o acordo. Já na quarta-feira, Romero deve se reunir com o presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Agora, ou vai ou racha. Cássio ficará assistindo de camarote as movimentações de seu primo Romero ou vai tentar salvar? De quebra Aguinaldo Ribeiro seria o candidato ao Senado e Efraim sobra na reta depois de anunciar apoio até da Mãe de Pantanha.
TRABALHO ELOGIÁVEL
Quem vem fazendo uma gestão digna de elogios à frente do Patos Prev é o advogado André Guedes. Sem muito alarde, conseguiu em pouco tempo recuperar a credibilidade do Instituto e vai pensando no futuro para que este se subsista e tenha saúde financeira. Hoje o Patos Prev paga dentro do mês e conseguiu fazer com que a Prefeitura repassasse rigorosamente o recolhimento da previdência dos servidores para o Instituto dando saúde financeira a este. Guedes vem buscando alternativas de reparcelar a dívida da instituição e já conseguiu devolver a confiança aos aposentados e pensionistas que sabem agora quando recebem seus salários. Inclusive, em primeira-mão, a coluna comunica que estes irão receber no dia 28, Dia do Servidor Público.
MUDANÇAS NO SECRETARIADO DE NABOR
TRIAGEM RENTÁVEL
Excelente ideia esta de implantação do Galpão de Triagem que irá fazer a destinação correta de resíduos sólidos, a partir de materiais que possam ser reciclados. A secretária de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Ana Claudia Vital do Rêgo, está dando apoio ao projeto que teve uma reunião na última quarta-feira (20), em Patos, com representantes e prefeitos das cidades da Região Metropolitana de Patos. Cada município terá a oportunidade de contar com um galpão, para realizar essa atividade. A sede do Galpão de Triagem será em São José do Bonfim, e irá contemplar as cidades de Malta, Matureia, Teixeira, Mãe d’Água, Cacimba de Areia e Quixaba.
Sem dúvida, vai trazer mais renda e resolver problema ambiental de diversos municípios.
O secretário de Meio Ambiente de Matureia, Gustavo Wanderley, participou da reunião e deu mais detalhes em vídeo a nossa coluna.
LIXO NA CIDADE DE PATOS
FREDÃO DE VOLTA
A preço de hoje o advogado Fred Igor irá ser reeleito presidente da OAB Patos, para mais três anos, com bastante facilidade. Ganhou inúmeros apoios, e pelo que sondou a coluna, vai voltar ao cargo. Tem como vice Gislenne Maciel.
Fredão como é mais conhecido, vem fazendo um bom trabalho à frente da Ordem.
AUMENTO DA COVID
PROJETO DE VIDA
E para quem deseja fazer excelentes cursos técnicos e de terceiro grau, nada melhor que se inscrever na seleção do IFPB Patos. Veja todos os detalhes abaixo.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar