PÉSSIMO EXEMPLO
O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) passou décadas para ter uma sede própria que foi recentemente inaugurada na Rua 18 do Forte. Apesar do prédio suntuoso, quem tanto critica as administrações, cometeu um ato falho na arquitetura do prédio num total desrespeito aos deficientes e sem olhar para questão da acessibilidade.
Revoltado com a situação, o ativista e cadeirante Taciano Wanderley, considerado na cidade um baluarte das causas dos deficientes, ao lado do servidor Luiz Carlos (cego), fez a denúncia na porta do Sinfemp e mostrou sua indignação. Repara a cara de tacho da presidente Carminha Soares assistindo o protesto e tentando justificar que os deficientes entram pela garagem. Mais um ato discriminatório.
Que vergonha!
Sem ter como justificar o deslize, o vice-presidente vitalício da entidade, vereador reclama tudo José Gonçalves, tentou tapear dizendo que a rampa de acessibilidade faria parte da segunda etapa. Reparem nas imagens que a sede já está pronta.
VAI TER BRIGA ARMADA
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, anunciou nesta terça-feira (22) que deputados serão revistados ao entrar na Casa para evitar o porte de armas. A medida será tomada após denúncia do deputado Hervázio Bezerra sobre a posse de armamento no Plenário pelos colegas Wallber Virgolino e Cabo Gilberto. Já Cabo Gilberto disse que o tema não passa de factoide: “criam factoides, nunca houve nenhum incidente aqui”. Já Wallber Virgolino foi além e prometeu prender quem tentar revistá-lo. O deputado Hervázio Bezerra disse que se Walber Virgolino insistir em ir com arma à Assembleia, também vai à sessão armado.
Pronto, agora é todo mundo armado e que comece o duelo dos deputados cangaceiros.
POPULAÇÃO ARMADA
A flexibilização promovida pelo governo Jair Bolsonaro para que civis tenham acesso facilitado às armas de fogo resultou em uma alta de 300% no registro destes artefatos ao longo do ano passado. A Polícia Federal registrou 204,3 mil novas armas de fogo em poder de civis em 2021. O número de registros já havia crescido nos anos anteriores. Em 2019, foram registradas 94.064 novas armas registradas e em 2020 o volume chegou a 177.782. Ainda conforme a reportagem, o volume licenciado em 2021 corresponde a 13,5% das 1,5 milhão de armas de fogo com registro ativo na Polícia Federal. Em 2021, das 204,3 mil novas armas registradas, 76% (ou 155,2 mil) foram para cidadãos comuns.
É claro e evidente que o aumento da circulação de armas de fogo por cidadãos comuns é um risco para a segurança pública.
MESA DA DISCÓRDIA
Em Patos, até uma mesa de jogo de Damas é motivo pra reclamação e discórdia. É que mototaxistas da praça da esquina das ruas Pedro Firmino e Bossuet Wanderley, no Centro de Patos, estão reclamando do deslocamento da mesa de Damas que ficava no canteiro central para ao lado da praça de Mototaxi. Eles afirmam que a mesa de damas é motivo de palavras de baixo calão, brigas constantes e perturbação, e isso está atrapalhando o local de trabalho dos mototaxistas.
A prefeitura assim respondeu: ”Diante a denúncia repassada, fomos informados que a mesa não foi remanejada pela Sttrans, porém estamos enviando a Guarda-municipal para tentar entender melhor a situação, uma vez que a principal reclamação são os palavrões.”
Se o problema são os palavrões, a solução é a educação. Fomos informados, porém, que a mesa não ficará no local. Pronto, vão falar palavrões em outro local. Mas não há como negar que Patos é sem dúvida onde tem mais gente reclamona com tudo e com todos.
PERDAS SÃO PERDAS
Eu sempre soube que toda perda tem seus efeitos. No entanto, o governador João Azevêdo (Cidadania) minimizou a participação dos deputados estaduais Dr. Érico (Cidadania) e Jeová Campos (PSB) no evento de lançamento da pré-candidatura do senador e presidente estadual do MDB Veneziano Vital do Rêgo a governador da Paraíba. De acordo com o chefe do executivo estadual, os dois nunca tiveram postura de base na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
“A postura ao longo do tempo, dos dois, nunca foi realmente de base. É importante entender que deputado de base, vereador que está no projeto, faz a defesa constante. Quando os interesses são outros, e não o de ter um projeto comum em benefício da população, acontece esse tipo de defecção que eu também não me preocupo muito não”, cutucou.
Política se faz somando. Menosprezar uma perda ou saída de alguém da base é o mesmo que mandar recado para os que ainda estão lá de que você só vale enquanto está lá.
JOÃO PAZ E AMOR
De volta ao PSB, pelo qual se elegeu governador da Paraíba em 2018, João Azevêdo disse que o cenário eleitoral em seu estado não é impeditivo para uma eventual federação entre PT, PSB, PC do B e PV. O político deixou o Cidadania neste sábado, justamente após o partido aprovar esse tipo de união com o PSDB, partido que faz oposição à atual gestão no estado. “Estamos tranquilos. Não acredito que a Paraíba seja problema para discutir a federação [entre os partidos de esquerda]”, afirmou Azevêdo. “Dos quatro, PV já apoia nosso governo, PC do B também e 75% do PT está conosco.” A resistência dentro do PT é comandada pelo ex-governador Ricardo Coutinho.
Difícil saber e entender essa lógica de João. Se o PT da Paraíba estará com Veneziano, como vai funcionar no Estado essa federação? Se ele mesmo saiu do Cidadania porque o partido deve fazer federação com o PSDB.
DIVIDENDOS DE APOIO
O deputado Hugo Motta começa a colher os frutos do apoio dado ao pré-candidato ao Senado Efraim Morais Filho. O prefeito de Lastro Dr. Athaíde, junto com seu pai, Vivaldo Diniz, uma das maiores lideranças políticas do município, anunciou apoio a Hugo Motta. A indicação foi do deputado federal Efraim Filho que foi votado pelo prefeito nas últimas eleições.
RANIERY É AZUL
Conforme antecipamos dias atrás, o deputado Raniery Paulino acaba de bater o martelo. Desfiliado do MDB, por discordar da união do senador Veneziano Vital com o ex-governador Ricardo Coutinho, Raniery escolheu o Republicanos, presidido na Paraíba pelo deputado federal Hugo Motta. Os dois acordaram a filiação durante almoço no restaurante Gulliver, no começo da tarde, na capital paraibana. O anúncio oficial foi feito agora a pouco na sede do Republicanos, em João Pessoa. Em menos de dez dias, essa é quinta filiação de peso anunciada pelo partido na Paraíba.
DENTRO DA FORNALHA
Colocaram Ramonilson Alves numa fornalha ardente com cara que tem enxofre dentro. O Solidariedade filiou na tarde desta segunda-feira (21) mais de 30 pré-candidatos a deputados e deputadas estaduais e deputado federal. Nenhum deles tem mandato, mas todos são lideranças políticas com expressiva densidade eleitoral. E é justamente onde reside o perigo.
A julgar pelos nomes divulgados pela legenda, vários candidatos chegam com muita densidade eleitoral e dinheiro, somando votos em vários redutos eleitorais que podem ser o diferencial para eles. Ramonilson não goza desse privilégio e aposta todas as fichas na Capital do Sertão iludido que terá a mesma densidade eleitoral das eleições de 2020 quando disputou cargo de prefeito.
Mesmo assim, vai somando apoios importantes de grande musculatura eleitoral como Zarcony Ramalho, irmão do ex-prefeito Ivânio Ramalho e ex-vereador Ramiere Ramalho.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar