FIQUE DE OLHO
Com a proximidade do fim do ano, quando há um maior apelo por compras devido ao Natal e ao décimo-terceiro salário, o psiquiatra Adiel Rios afirma que há chances de o hábito de adquirir compulsivamente se intensificar. Além disso, com o comércio aberto em horário estendido e sem restrições, aumentam-se os canais de aquisição de produtos.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% da população mundial sofre de oniomania, compulsão por compras, também chamada de consumismo compulsivo e Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC).
SOL NET É BRISANET
O Grupo Sol Net, a parte dos negócios que gerência a internet em Patos, anunciou nesta terça-feira fusão com a Brisanet em Patos. O anúncio foi feito hoje em postagem no Instagram. Em breve você que é cliente da Sol Net receberá a visita de um consultor Brisanet para fazer a sua migração. Segundo Jânio Medeiros, da Sol Net, a fusão visa melhor atendimento ao público e expansão de acordo com as novidades que o mercado vem impondo.
PATOS SEM TURISMO
O turismólogo Silvaneto Oliveira afirmou que hoje Patos não tem um projeto voltado para o setor do turismo, e que por isso, sofre com a falta de visibilidade. É bom que se diga que o setor está atrelado no município a pasta de Esportes, hoje comandada pelo secretário Zeca.
A verdade é que apenas existiu essa preocupação na época do secretário Geraldo Medeiros, no primeiro mandato do prefeito Nabor quando ele era da pasta de Planejamento.
DESRESPEITO AO PÚBLICO
RENASCENÇA É PATRIMÔNIO
A renda renascença paraibana foi reconhecida, por meio de uma lei, patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A lei, de autoria do deputado estadual Chió (Rede), foi sancionada nesta terça-feira (21) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
COTA NEGRA
Apoiada na ideia de que é preciso dar opções para os negros, foi sancionada nesta terça-feira (21) uma lei que institui reserva de vagas para a população negra nos concursos públicos para cargos efetivos e empregos públicos na administração pública estadual, na Universidade Estadual da Paraíba, nas autarquias, nas fundações públicas, nas empresas públicas. De acordo com o texto da lei, ficam reservadas à população negra 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos, considerando os critérios de renda bruta familiar, tempo mínimo de ensino público escolar, regionalização e especialidade.
SAÍDA POR VAIDADE
Uma saída surpresa ocorreu na Secretaria Saúde Patos. O chefe em Vigilância em Saúde, Laerte Junior, deixou o cargo nesta segunda-feira, e pelo visto foi a seu contragosto. Havia uma perspectiva de saída, mas só mais na frente, no entanto, ele confidenciou que esta foi alterada, pois a vaidade nas alturas por parte de alguns membros da Secretaria havia forçado a sua saída repentina.
A pergunta que não quer calar: Quem será o vaidoso da Secretaria?
O DESTRATO DA ZONA AZUL
PRODUÇÃO BAIXA
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) encerrou o ano de 2021 com número recorde de aprovação de matérias. Entre requerimentos, projetos de Lei, projetos de Resolução, vetos e Medidas Provisórias, a Casa de Epitácio Pessoa aprovou 8.341 matérias, durante as sessões ordinárias. Durante este ano, a Casa aprovou 462 projetos de lei ordinária. O que chama atenção é a pouca produtividade de alguns deputados em relação a outros. O deputado Érico Djan é destaque neste quesito com apenas um projeto aprovado.
SEM PALAVRAS
Sem ter o que falar, o vereador Josmá Oliveira foi obrigado a se render aos benefícios da obra de recuperação da Alça Sudeste. As lentes flagraram um encontro seu, na obra mesmo, com o seu principal adversário político, o prefeito Nabor Wanderley. O agrado do vereador foi tão grande, que no final, recebeu até um elogio de um assessor do prefeito pelo seu porte másculo. Confira.
FILHO INGRATO
Sabe-se lá o real motivo, mas Wilma Maranhão quase era interditada pelo filho. A juíza Daniela Falcão Azevedo, da 6ª Vara de Família da Capital, revogou o processo de interdição movido pelo ex-deputado federal Benjamin Maranhão contra a sua mãe Wilma Maranhão (irmão do saudoso senador Maranhão), ex-prefeita de Araruna, de 78 anos. A magistrada analisou laudos médicos e depois disso decidiu reconsiderar decisão anterior que concedeu a tutela de urgência, com inclusão de documentos e inclusive laudos médicos, que atestam a lucidez da genitora do autor.
Benjamin argumenta que a mãe estaria com déficit cognitivo, necessitando de auxílio de terceiros para os atos da vida civil.
PRAÇAS SEM SEGURANÇA
O MENOR DE TODOS
Se o presidente vai de mal a pior na sua popularidade, quem lhe dar sustentação também vai no mesmo compasso. Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (21) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 41% dos brasileiros reprovam a atuação do Congresso. Outros 10% aprovam — o menor índice desde o início da atual legislatura, que começou em 2019. Pior que isso só a popularidade de Geni.
O PIOR E O MELHOR
A última pesquisa Datafolha trouxe dados sobre as intenções de voto para disputa presidencial e também da avaliação do Governo. Os números indicam uma reprovação da gestão atual e um distanciamento, bastante elevado entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro. O petista tem mais do que o dobro das intenções de voto do segundo, em alguns cenários. Mas Lula e Bolsonaro aparecem bem próximos em um dos questionamentos feitos pela pesquisa. O instituto quis saber quem foi o melhor e o pior presidente da história brasileira. Para 51% dos entrevistados, Lula foi o melhor. Para 48%, o ‘Mito’ é o pior.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar