VIAGEM A PASSEIO?
Em viagem à China, o governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (17), em Xangai, de reunião com a reitora da Universidade Jiao Tong, Lisa X Xu, ocasião em que consolidou a parceria para a implantação do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, no Sertão paraibano. O chefe do Executivo estadual ainda avançou nas tratativas de intercâmbios de professores e alunos nas instituições de ensino superior chinesa e da Paraíba.
Muitos que viram o anúncio feito pelo gestor tiveram a impressão que sua viagem não vai trazer frutos comerciais importantes para o Estado, ressaltando ainda que a ida do governador até lá mais parece ter sido a passeio. Vamos aguardar.
NEGATIVA AO BAJULADOR
Respondendo a uma afirmação de que ele seria postulante a prefeito de Patos em 2024, vinda de um bajulador de plantão (que inclusive fora condenado por mentir nas redes sociais), o advogado e ex-juiz Ramonilson Alves parece não estar muito afeito a ideia de se candidatar de novo após duas derrotas nas urnas. Ele assim respondeu:
"Nossos melhores cumprimentos e o desejo a você e todos que o acompanham nas redes sociais e veículos de comunicação, de muita paz, com saúde, oportunidades de trabalho e estudo. Desconheço a origem e propósito de quem fez a publicação, utilizando nosso nome; mas afirmo que sigo em paz, trabalhando como advogado e professor, orando pelos destinos da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Não é tempo de posicionamento político. O que somente será feito oportunamente", comunicou o ex-juiz.
Será que ele está afim mesmo de ser candidato? Pelo visto não. Se bem que Ramonilson só costuma aparecer em tempos de campanha mesmo.
PREJUÍZO NOS PARLAMENTOS
O Censo do IBGE pelo visto trouxe mais surpresas desagradáveis. E uma delas é que pelo menos sete municípios paraibanos podem ter o número de vereadores reduzidos a partir do próximo ano caso as câmaras municipais sigam o que determina a Constituição Federal sobre a distribuição de parlamentares pela população que habita na cidade. A Constituição impõe que em municípios com até 15 mil habitantes, deve haver no máximo nove vereadores. Se essa regra for seguida, Barra de Santa Rosa, Coremas, Soledade, Santa Luzia, Teixeira, Taperoá e Uiraúna devem perder dois parlamentares cada.
Barra de Santa Rosa: 12.904 pessoas – tem atualmente 11 vereadores
Coremas: 14.683 pessoas – tem atualmente 11 vereadores
Santa Luzia: 14.683 pessoas – tem atualmente 11 vereadores
Soledade: 13.968 pessoas – tem atualmente 11 vereadores
Teixeira: 14.631 pessoas – tem atualmente 11 vereadores
Taperoá: 14.068 pessoas – tem atualmente 11 vereadores
Uiraúna: 14.930 pessoas – tem atualmente 11 vereadores
INDELICADEZA IDIOTA
No palco de um evento do PL Mulher, em João Pessoa (PB), neste sábado (15/7), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu que a deputada Amália Barros (PL-MT) retirasse sua prótese ocular. Ao passar a palavra à parlamentar, ela afirmou que só passaria o microfone se ela retirasse o objeto. Barros então tira a prótese e Michelle coloca o olho postiço no próprio bolso. O Caso ganhou repercussão negativa nacional, em matéria do portal Correio Brasiliense desta segunda-feira (17).
“Eu amo vê-la sem prótese, gente. Eu sei que seu trabalho é esse, amiga, mas tira”, disse Michelle. A deputada respondeu, sorrindo, que a primeira dama “sempre faz isso, e eu ainda não aprendi a já vir sem prótese”. Michelle é presidente do PL Mulher e Amália é vice.
Veja o momento:
Michelle Bolsonaro protagoniza a cena mais bizarra, patética e cruel que eu já vi pic.twitter.com/0DOXMqWHkS
— sancler (@willian_sancler) July 16, 2023
Santa idiotice. Qual o efeito prático disso mesmo? Constranger a aliada?
GALINHA BOA
Com culinária regional e muito forró com Zé Cantor e artistas locais, a Prefeitura Municipal de Patos realizou neste domingo (16), o I Festival Gastronômico da Galinha de Capoeira, no Distrito de Santa Gertrudes, por meio das secretarias de Cultura, Turismo e Esportes; Desenvolvimento Econômico e Habitação; e Articulação Social. O evento foi considerado um sucesso e abre portas para outros eventos mostrando que o distrito tem seu potencial. Creio que ano que vem terá o segundo.
GALINHA CHOCA
I Festival Gastronômico da Galinha de Capoeira, no Distrito de Santa Gertrudes tinha a intenção de fomentar a economia local e fazer com que os comerciantes de lá tivessem lucro com tudo que botaram à venda. A bola fora ficou por conta do suplente de deputado, Cicinho Lima, que é pretenso candidato a prefeito de Patos. Simplesmente armou uma barraca fora do quadrante do evento e fez uma competição desleal com os comerciantes locais. Enquanto o povo humilde de Santa Gertrudes tentava ganhar seu pão de cada dia, ele distribuía comida e bebida de graça para todos. As imagens falam por si só.
Se o nobre queria esbanjar recursos com alguma pretensão futura, a galinha chocou. Como é que alguém que ser prefeito de uma cidade e dá um péssimo exemplo desse? Ao invés de incentivar a venda dos comerciantes locais fomentando assim tal economia, ele faz competição desleal tirando de que queria ganhar algum trocado. Que representante do povo é esse que ele mesmo tira o povo de cena?
Querer tirar a coxa da galinha de quem precisa deixando só com o osso, é no mínimo insanidade política. Se quisesse mostrar poderio econômico dando benesses, que encontrasse outra ocasião. Não justamente quando o povo precisa mais de seu incentivo. A sua galinha chocou meu caro. Mude a sua assessoria que essa é uma tragédia.
FORRÓ DESAFINADO
Pelo visto a família do saudoso Pinto do Acordeon parece ter deixado a música de lado e caído de corpo e alma pela política. Mas se no forró a família é boa pra dedeu, na política desafina e precisa de algumas dicas. Agora apareceu mais um dos irmãos de Cicinho mandando recado político. Só que o tom está errado para quem quer ter sucesso numa feita para quem sabe lidar com a sociedade. Não é em tom de ameaça que se vence campanha.
VIDA DIFÍCIL ESSA
Para quem deseja de fato entrar na política deve ter noção de tudo que lhe rodeia e saber que sua vida não será fácil. Tão logo o construtor Brother expressou sua intenção de sair candidato nas próximas eleições e aparecer fazendo doações, o número de pedidos só aumentou e agora estão cada vez mais maiores.
Quem não puder com o pote, não bote a rodilha na cabeça. Já dizia meu pai.
AMPLIANDO AS BASES
O deputado federal Hugo Motta vem buscando abrir os horizontes para fortalecer o Republicanos não só em 2024, mas sobretudo para 2026 quando o partido quer ser ainda mais protagonista. Ele esteve presente na cidade de Várzea no último sábado para prestigiar o tradicional João Pedro, também acompanhou a comitiva o suplente de Deputado estadual Alexandre de Zezé, o prefeito de Santa Luzia, Zezé, o vereador Félix Júnior, e o ex-prefeito de Junco do Seridó, Branco. Ele aproveitou também para colocar o partido Republicanos à disposição do pré-candidato a prefeito, o Professor Paulo Nóbrega, e seus vereadores. Na oportunidade, estiveram presentes Arlindo Marinho, Paulo da serraria, Junior Medeiros, Edi Rocha, Maria Anunciada, Sandra Amaral, e os Vereadores Tico Araújo, Getúlio Herminio e Zimar Fernandes.
Já na manhã deste domingo, 16, Hugo Motta (Republicanos-PB) firmou parceria com o prefeito de Riacho dos Cavalos, Eudes Vieira (Eudim).
De acordo com o parlamentar, os compromissos assumidos levarão melhorias ao povo do município. “Em nome da população de Riacho, quero agradecer ao deputado Hugo pela parceria que, com certeza, vai levar investimentos em pavimentação, no custeio da saúde, ônibus escolares, perfuração de poços para garantir o abastecimento, enfim, será muito bom pra nossa cidade”, concluiu o prefeito Eudim.
RINDO À TOA
Os suplentes do Republicanos da Paraíba estão rindo à toa. Após o deputado federal Murilo Galdino garantir que se afastará do mandato no final do ano para beneficiar o ex-deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos), agora foi o deputado federal Hugo Motta, presidente da sigla, que anunciou que o segundo suplente, Valdir Trindade também deve chegar à Câmara Federal. O Republicanos elegeu 1/4 da bancada da Paraibana, três dos 12 deputados: Hugo, Murilo e Wilson Santiago.
Hugo não anunciou qual deputado vai abrir vaga para Valdir. Mas, não será justamente o presidente e líder maior do partido a tirar licença para outro assumir.
DE MALA, MAS SEM A CUIA
Conforme adiantamos na coluna anterior, o Centrão está mesmo de malas prontas para entrar no Governo Lula. O líder do Republicanos na Câmara Federal, o deputado Hugo Motta disse ao colunista em visita a Patos, que o ambiente de diálogo com o governo Lula se dá de forma madura e admitiu que a ocupação de membros do partido na Esplanada dos Ministérios pode agradar as lideranças da Casa. O ‘Centrão’, que inclui o Progressistas e União Brasil, já emplacou o nome do deputado Celso Sabino (União) como ministro do Turismo e pressiona por mais cargos. Um dos nomes do Republicanos que circula como opção seria o do deputado Sílvio Costa Filho para o Ministério dos Esportes.
“O nome dele surge como uma possibilidade do governo avançar dentro de um diálogo melhor com a nossa bancada porque é natural que se tivermos um deputado do partido participando da Esplanada, mesmo que isso não mude a posição do partido, com certeza melhora a condição de diálogo e o humor da bancada para podermos avançar nas pautas que já estamos ajudando”, admitiu Hugo Motta.
« Voltar