Compartilhe

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: a choradeira dos gestores e a oposição perdida em Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 10 de Outubro de 2023


CAMPEÃ EM FRAUDES

A Paraíba figura entre os estados com maior número de municípios com partidos que fraudaram a cota de gênero. Uma vergonha. Diante dos inúmeros casos julgados de fraude à cota de gênero, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, disse que vai promover uma reunião ‘didática’ com os partidos políticos que planejam participar das eleições municipais do próximo ano.

tre-1_foto-walla_santos

Fátima Bezerra destacou que o TRE-PB julgou quase 30 processos de fraude à cota de gênero, ou seja, problemas verificados em 30 cidades. Desses processos, 90% foi confirmado pelo TSE. “Tanto é que vamos ter eleições suplementares em 12 de novembro em Boqueirão e Mãe d’Água, por desrespeito à cota de gênero”, comentou.

FAZ SENTIDO

Um projeto protocolado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) quer o reconhecimento da relação de consumo entre usuários das redes sociais e as empresas proprietárias das plataformas. A proposta foi apresentada pelo deputado Doutor Romualdo, do MDB. Conforme o deputado, parte da jurisprudência já tem reconhecido o vínculo entre os usuários e as plataformas, mas falta uma legislação para assegurar a existência do liame.

romualdo

O tema provoca discussões no país inteiro, mas tem um fundamento: a monetarização promovida pelas plataformas.

PONTOS COM LULA

Um dos momentos que mais chamaram atenção na rápida visita do ministro de Portos e Aeroportos a cidade de Patos, Sílvio Costa Filho, foram as suas declarações quanto ao colega de partido (Republicanos), deputado Federal Hugo Motta. Em seu discurso na solenidade que marcou a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, na manhã desta sexta-feira (6), ele rasgou elogios à atuação do parlamentar na Câmara e ressaltou a sua contribuição para o Governo Lula.

Hugo-Motta

De acordo com Sílvio, em recente encontro com o presidente Lula, ele comentou que está bastante satisfeito com a atuação do líder do Republicanos na Câmara Federal e impressionado com seu jeito de fazer política. “O presidente comentou comigo a sua atuação e o elogiou dizendo que você tem contribuído muito com o seu governo e com as pautas que interessam o crescimento do Brasil”, disse ele.

Sílvio foi mais além dizendo que não só a Paraíba, mas o Brasil vai ouvir muito falar no nome Hugo Motta. Não temos dúvidas disso.

POPULARIDADE DE HUGO

Impressionante ver como os ares para o deputado federal Hugo Motta vem mudando no Estado. Hugo já pode ser considerado a nova grande liderança do Estado após José Maranhão, Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho. No vácuo deixado por esses três, surge o jovem de pouco mais de 30 anos que ao que tudo indica, tem um futuro bastante promissor pela frente.

unnamed (65)

De longe, na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, foi o mais aplaudido, ovacionado, paparicado por todos, em todos os discursos inclusive, muito mais até que o governador João Azevêdo e o ministro Sílvio Costa Filho, autoridades maiores presentes ao evento.

CAVALO DE HUGO

Duvidamos muito que em 2026 o nome do deputado Hugo Motta será apenas lembrado para o Senado. Apesar das articulações partidárias serem nesse sentido, como ainda faltam 3 anos para eleição, é prematuro dizer que ele não será cogitado a concorrer a cadeira do Palácio da Redenção. Pelo que se ouve nas ruas, Hugo vai chegar como uma das mais fortes lideranças. E se o cavalo passar selado, ele vai montar. Alguém duvida?

PLEBISCITO MUNICIPAL

Já estamos a menos de um ano da eleição de 2024 – prevista para 6 de outubro. No país inteiro mais de cinco mil cidades irão às urnas escolher novos representantes para o Legislativo e para o Executivo. Na Paraíba em 53% dos municípios há prefeitos aptos à disputa da reeleição. Para estes, o pleito do próximo ano deverá ser plebiscitário. Após quase três anos de mandato, muitos começam a ser cobrados pela população pelos resultados das gestões municipais. E é necessário que isso aconteça.

urna eletronica 4

Eles têm a obrigação de demonstrar o que entregaram. As obras que executaram. E não, apenas, a renovação de promessas…

NÚMEROS DA CHORADEIRA

Voltando para os chefes de executivo municipais, uma ressalva precisa ser feita. Apesar da ‘choradeira’ propagada por muitos, não houve redução dos repasses em uma avaliação geral do ano de 2023. E nos últimos anos, 2021 e 2022, as cidades brasileiras ‘surfaram’ na ampliação dos repasses impulsionada pela pandemia. Com a proximidade do processo eleitoral de 2024, há quem tenha dificuldade em mostrar resultados. E para a população, o momento oportuno para apresentação de projetos, de início de ações, já passou.

saco dinheiro18

As pessoas, nas ruas e nos bairros, querem saber o que já foi feito. Uma eleição plebiscitária começa a surgir no horizonte…

A CASA EM ORDEM

O presidente do Tribunal de Contas do estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, falou, nesta segunda-feira (9) sobre a resolução que o órgão irá publicar alterando as regras de contratação por meio de excepcional interesse público nos municípios paraibanos. Segundo o conselheiro, a determinação, que será obrigatória e com penalidades para o descumprimento, irá impactar bastante as eleições municipais de 2024

nominando_diniz_walla_santos

Diniz destacou que as terceirizações são utilizadas como recurso para conquistar votos, especialmente em pequenos municípios do estado. “Não tem menor dúvida, eu não tenho nenhum receio de dizer que esse tipo de contratação decide pleitos, principalmente nos municípios menores.”

E é justamente daí de onde deveriam vir os motivos da choradeira dos gestores.

PERDIDA FEITO CEGO

A oposição anda tão perdida em Patos que a única coisa que tem para oferecer aos munícipes é festa. É festa vai, festa vem. Deixa claro que não tem projeto, nem discurso capaz de convencer o eleitorado patoense que é uma boa opção. Aliás, nem nome escolhido tem para tal e tampouco nomes fortes.

Dia-das-Criancas-Familia-Lima

Trocando em miúdos, está mais perdida que cego em tiroteio na Faixa de Gaza.

SEM FORÇA

Caso o PT de Patos pretenda mesmo ser protagonista nas próximas eleições, será necessário apresentar suas credenciais, diga-se de passagem, com nomes mais robustos que os apresentados até agora. A possibilidade de atrair nomes como o do vereador Jamerson Ferreira, talvez seja bastante interessante para os dois lados. Até porque, os apresentados até agora, não animam.

1-4

Incrível como o PT de Patos nunca conseguiu surfar no sucesso de Lula e aproveitar melhor o seu governo. Nunca soube tirar proveito disso na cidade. Até o discurso é tímido.

SEGUNDAS INTENÇÕES

Nunca se viu uma tentativa tão flagrante de ganhar pontos com os eleitores oferecendo benesses na cidade. A todo momento estamos vendo festas, ações em prol dos mais carentes serem realizadas na cidade, quando na verdade, o pano de fundo é outro. Na próxima quinta-feira, dia 12 de outubro, o empresário Brother Construtor irá fazer uma festa no Dia das Crianças com diversão e prêmios imperdíveis. A festa promete ser um momento de alegria e entretenimento para as crianças da cidade.

WhatsApp-Image-2023-10-08-at-12.15.07

Outra família que tenta ganhar pontos com a população é a de Pinto do Acordeon. De uns tempos pra cá, vem aproveitando o dinheiro a fole na conta bancária para promover festas. A da passagem de ano, no entanto, deu tudo errado devido à forte chuva que caiu naquele dia. Agora também anuncia festa para as crianças.

Certamente, essas ações que nunca foram vistas na cidade têm segundas intenções por trás.

ANIMAÇÃO TOTAL

Quem anda bastante animada com o feedback recebido da população e de políticos locais de São José de Espinharas, é Ilana Motta que deverá mesmo colocar seu nome à disposição da oposição para concorrer a prefeitura. Ilana recebeu pesquisa interna a colocando como favorita no pleito vindouro.

Ilana Motta

GOSTOU DE ANTECIPAR

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), se manifestou, nesta segunda-feira (9), sobre o saldo do encontro realizado semana passada entre as lideranças dos partidos que compõem a base de aliados do governador João Azevêdo (PSB). Na reunião com nomes importantes do PSB, Republicanos e Progressistas, foi consolidada a união das legendas para as eleições de 2024 e 2026, e antecipada a divulgação dos nomes de Hugo Motta (Republicanos) e Azevêdo para a disputado ao Senado Federal. Para Cícero, o movimento político só foi possível graças a amplitude da base do governador.

« Voltar

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os conchavos da chapa de João e o beiço dos vereadores

TERÇA-FEIRA, 10

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: As cartas de Maikon e o intruso comilão

Veja também...

CONCILIAÇÃO

Hugo Motta diz que o diálogo com o Palácio do Planalto foi retomado e prevê possível acordo sobre IOF

OPINIÃO

Míriam Leitão: tiro de Trump contra Brasil atingirá a direita

INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil de Patos elucida todos os homicídios e tentativas de homicídio registrados em 2025