RONCO BOM DOS MOTORES
A Câmara Municipal de Patos aprovou na sessão ordinária da terça-feira (22) um Voto de Aplauso para a equipe organizadora do Patos Moto Fest, que esse ano realizou sua 14ª edição nos dias 18, 19 e 20 de agosto. O encontro de motociclistas é realizado, tradicionalmente, no Terreiro do Forró e atraiu milhares de adeptos de todo o país. O sucesso do evento, porém vem sendo construído ao longo dos anos, tendo sua primeira edição realizada no ano de 2010 e hoje a Associação dos Motociclistas de Patos (AMO-Patos), que promove o Encontro de Motociclistas, é presidida pelo jornalista Misael Nóbrega.
De fato, o evento se tornou grandioso e importantíssimo para o turismo na cidade de Patos, mas vale ressaltar que boa parte desses méritos devem ser creditados ao nobre, jornalista, poeta e motociclista Misael que a gente sabe que o evento tem sua marca de competência e capricho em tudo que faz. O Patos Moto Fest não teria essa vultuosidade toda, senão fosse pelo emprenho e perfeccionismo de Misael.
A gente sabe e conhece quando algo tem o dedo de alguém próximo a nós.
RECLAMAÇÃO VÁLIDA
Enquanto os vereadores parabenizaram a organização do Patos Moto Fest, eles também teceram críticas pelo fato da prefeitura não empenhar mais recursos para o evento. De fato, se o segundo maior e mais importante evento do calendário patoense tivesse mais apoio seria maior ainda. Os 30 mil reais de patrocínio da prefeitura estão aquém do tamanho e importância dele para nossa cadeia econômica.
O CIDADÃO DE IPUEIRA
O prefeito Nabor Wanderley recebeu na noite da última sexta-feira(18) o Título de Cidadão Ipueirense. O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade quando ele ainda era deputado estadual. A propositura foi do vereador Vitor Pessoa e aceito pelos demais parlamentares que compõem a Câmara Municipal, que tem como presidente Nilmara de Assis Lima. O prefeito agradeceu pela honraria: “Serei grato sempre ao povo de Ipueira e a todos que compõe a Câmara Municipal de Ipueira. Contem sempre com a nossa amizade e trabalho!”
SÓ PODE SER PIADA...
A Câmara de Patos aprovou a concessão do Título de Cidadão Patoense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro numa propositura do vereador Josmá Oliveira, seu eterno fiel escudeiro. O pior foi a justificativa para aprovação: “o presidente que mais enviou recursos para o município de Patos”. Para completar, restou ao prefeito Nabor Wanderley a sanção do projeto.
Das obras deixadas por Lula e Dilma na cidade, nenhuma foi finalizada por Bolsonaro. Pelo contrário, tiveram até descontinuidade com diversas alegações. A única iniciada foi o Conjunto São Judas Tadeu 1 e 2 que será concluído e entregue pelo presidente Lula. Vale ressaltar, que apesar dos recursos serem do Programa Minha Casa Minha Vida, o responsável pelo projeto em si é o Governo do Estado.
Procura-se uma obra do Governo passado iniciada e finalizada por ele pelas bandas de cá.
REVOLTA POPULAR
Revoltado com tal concessão de Título de Cidadão Patoense ao ex-presidente, o analista político e pesquisador, Silvan Firmino, mostrou toda sua revolta em nota enviada a coluna que talvez expresse o sentimento do povo de Patos neste momento.
Por meio deste comunicado, eu, Silvan Firmino, cidadão brasileiro, desejo expressar a minha profunda preocupação com a concessão de qualquer forma de honraria ao senhor Bolsonaro, a qual considero uma afronta à nossa estimada cidade de Patos. Quero fazer saber a todos os interessados o seguinte:
1. Irei tomar as medidas necessárias junto ao cartório para iniciar o processo de renúncia à minha cidadania de Patos.
2. Comprometo-me a não exercer meu direito de voto para o cargo de vereador enquanto permanecer com vida, em virtude das responsabilidades não atendidas pela cidade em relação àqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento.
Esta declaração possui caráter definitivo e irrevogável, buscando refletir minha profunda insatisfação com as circunstâncias atuais.
A IMAGEM DA SEMANA...
Enquanto isso em Brasília...
VANDALISMO ABSURDO
Para evitar novo ato criminoso de vandalismo, a única opção que restou à direção da Escola Monsenhor Manoel Vieira foi retirar a estátua do sacerdote e educador que leva o nome da referida escola para dentro da própria unidade escolar revelando assim a pobreza de espírito e educação de nossos munícipes. A obra que foi vítima da ação de vândalos, pela segunda vez, será restaurada. O monumento em frente à escola na Praça Edivaldo Motta é uma homenagem feita pela família. No ataque, a cabeça da estátua foi arrancada. A cabeça foi encontrada em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição", relatou a diretora Tânia Bezerra. Ele foi diretor da instituição de ensino durante 28 anos na época que ainda era Colégio Diocesano de Patos. O responsável e ou/responsáveis pelo ato de vandalismo ainda não foi identificado.
Um verdadeiro absurdo ter que esconder um monumento que deveria ser preservado e apreciado por turistas e cidadãos. Faltam educação e preciosismo com a nossa memória e história.
FORA DO PÁREO
Não será dessa vez que veremos mais um familiar do saudoso Pinto do Acordeon entrar para política assim como ele foi vereador em João Pessoa no passado. Priscilla Lima, filha de Pinto, revelou que Dona Madalena Alves Figueiredo, viúva do cantor, não será candidata a vereadora por Patos em hipótese nenhuma e não sabe de onde partiu essa informação. Ela classificou a informação como Fake News.
MOSTRANDO ATUAÇÃO
Alexandre de Zezé (Republicanos), filho do prefeito de Santa Luzia, Zezé, tem aproveitado bem sua estada como deputado estadual suplente na Assembleia Legislativa da Paraíba e feito uma atuação para deixar sua marca. Na quarta-feira (23), durante sessão especial da (ALPB), a real situação dos entes municipais que enfrentam problemas para administrar por conta das quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ele se colocou à disposição dos gestores para unir forças em busca de uma solução para o problema que se agrava a cada mês.
“Os municípios pedem socorro, pois não aguentam mais as quedas constantes do Fundo de Participação dos Municípios”, destacou o deputado. De acordo com Alexandre, mais de 90% dos municípios paraibanos sobrevivem apenas do FPM e as quedas constantes já estão prejudicando o fornecimento de serviços básicos à população.
VIVA O CICLISMO
Em uma reviravolta notável os deputados atenderam ao pedido do Deputado Estadual Michel Henrique e derrubaram o veto do governador João Azevedo ao projeto que cria a Área de Proteção ao Ciclista e Ciclismo (APCC) na Paraíba. O movimento representa uma vitória significativa para os defensores do ciclismo e da segurança no trânsito no estado. O veto foi derrubado por 28 votos favoráveis e tendo apenas o voto contrário do líder do governo, o deputado Chico Mendes (PSB).
Esta derrubada de veto é vista como um passo crucial na busca por uma mobilidade urbana mais segura e inclusiva na Paraíba, reduzindo potencialmente os frequentes acidentes envolvendo ciclistas. A medida reforça a importância de se criar ambientes propícios e seguros para a prática do ciclismo, seja como esporte ou meio de transporte.
ABACAXI NAS ESCOLAS
Depois da deputada Francisca Motta conseguir aprovar um projeto de inclusão do mel no cardápio das escolas estaduais, agora a deputada estadual Dra. Jane Panta (PP), apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Paraíba, que dispõe sobre a inclusão do abacaxi no cardápio da merenda escolar da rede estadual de ensino da Paraíba e dá outras providências.
De acordo com o projeto, a política de aquisição do abacaxi priorizará o plantio e produção no âmbito do estado da Paraíba, por meio de cooperativas e associações de produtores. Em localidade onde não exista entidade organizada, os produtores ou fornecedores do abacaxi procederão a um cadastramento junto à escola da rede pública de ensino local.
ELEIÇÕES EM MÃE D'ÁGUA
Os candidatos a vereador do município de Mãe D'Água começam a ser escolhidos em convenções no dia 30 de agosto. De acordo com o que apurou a coluna, o prazo é até 15 de setembro. As eleições suplementares serão realizadas em novembro para a escolha de novos vereadores, já que os eleitos em 2020 foram cassados sob a acusação de fraude na cota de gêneros. Segundo o calendário das eleições suplementares, a partir das convenções, os candidatos já podem registras as candidaturas. O prazo para isso é até 25 de setembro. No dia 26 de setembro os postulantes já poderão fazer propaganda eleitoral oficialmente. As eleições serão no dia 12 de novembro.
A turma de 9 vereadores cassados estará novamente concorrendo as nove vagas existentes. Resta saber qual será a decisão do povo.
CHAPÃO DA VERDADE
Os partidos PP e PSD em Patos se anteciparam e praticamente já definiram seus pré-candidatos para eleição de 2024 para cadeiras na Câmara de Vereadores. Os dois irão lançar 18 postulantes cada e pelas articulações, prometem eleger de dois a três parlamentares cada um. Para isso, contam com a seguinte lógica: os de densidade eleitoral menor estão todos num grupo só no PP, enquanto que os de maior densidade eleitoral estão reunidos no PSD.
Nesta quinta-feira, os dois partidos se reuniram de forma conjunta no Restaurante A Toca com os 36 pré-candidatos, sendo 26 homens e 10 mulheres. Pela animação da turma, eles vêm forte. Toda a conjuntura vem sendo capitaneada pelo presidente do PP, Gustavo Ramos, e pela presidente PSD, Geovânia Araújo (esposa dele). As reuniões estão de vento em popa.
Gustavo é reconhecido como bom articulador e, na última eleição, o Chapão (Solidariedade) montado por ele acabou elegendo três parlamentares. Os dois partidos são ligados a Família Ribeiro tendo como comandantes o vice-governador Lucas Ribeiro (amigo pessoal de Gustavo), a senadora Daniela Ribeiro e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro.
« Voltar