Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER – A população sem acesso à saúde e a mesmice da Câmara

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021


DESAFIOS DE PATOS - 118 ANOS

 

 

NA MESMICE DE SEMPRE

WhatsApp Image 2021-10-22 at 09.04.30

A oposição ao governo municipal de Patos bem que tenta fazer uma atuação diferenciada, mas a impressão que vem deixando é que é igual a todas as outras, medíocre e no discurso que tudo é ruim e nada presta. É o quanto pior melhor de sempre. Age com pouca inteligência, bem como com discurso tosco e igual a muitas outras. De um lado a esquerda: “São mais de 21 unidades sem atendimento odontológico, sem fazer um curativo e nem aplicar uma injeção”, criticou o petista. De outro lado a extrema direita: “As ruas da Vila Mariana estão intransitáveis e, com a chuvinha de ontem, a situação piorou”, cobrou o patriota.

Todo e qualquer governo precisa de oposição, mas a cidade não precisa de atuações medíocres e acéfalas como a que nós estamos assistindo em Patos.

ATUAÇÕES PÍFIAS

Por falar em atuações, vai uma crítica a alguns vereadores de situação que se tornaram apenas meros apoiadores do governo, mas que não apresentam projetos interessantes e se limitam apenas a usar a tribuna para discursos vãos que em nada engrandecem a cidade nem levam a nada. Também faltam cabeças pensantes. Que falta faz a Câmara Ivanes Lacerda com toda a sua inteligência e sabedoria.

SURPRESA NA LIDERANÇA

 

Sales Junior 4

O líder do prefeito na Câmara de Patos, vereador Sales Junior, parece ter tomado gosto pelo posto e vem mostrando atuação digna de elogios. Vem sempre comparecendo às ações governamentais e se inteirando de tudo, bem como está sempre com o discurso afiado pra defender o governo local. Na última, saiu em defesa do governo Nabor com esta: “Ao contrário do que alguns afirmam, o prefeito tem feito muito. Somente ontem a gestão abriu 03 salas no Frei Damião onde serão feitas 1.500 cirurgias; estão sendo realizados 1.500 exames de mamografias, diferentemente do governo do estado que só anunciou 400 pra toda a nossa Região; Conclusão da UPA do Jatobá e tantas outas obras e, isso não é somente propaganda como alguns insistem em afirmar mentirosamente”.

Só precisa agora ter voz mais firme e discurso mais altivo em contraposição ao discurso vazio da oposição.

MAIS POLÊMICA NA ZONA AZUL

 

 

ALMOÇAM COM AGUINALDO E JANTAM COM EFRAIM

 

WhatsApp Image 2021-10-21 at 13.26.43 (2)

A briga pelo Senado também envolve quem pode fazer mais pelos prefeitos. Dezenas de prefeitos paraibanos estiveram em Brasília para tentar a liberação dos recursos que ainda estão represados no orçamento da União deste ano. São emendas impositivas que o Governo Federal tem que liberar e alguns deles já foram alcançados. Eles são disputados por pré-candidatos nas eleições do ano que vem. Uma comitiva dessas esteve com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP). Participaram de um almoço a convite do deputado e da senadora Daniella Ribeiro (PP), irmã.

À noite, esses prefeitos tiveram outro encontro com outro pré-candidato ao Senado, o deputado federal Efraim Filho (DEM). Dessa vez foi um jantar. No encontro com os prefeitos paraibanos, Aguinaldo levou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. O tom dos discursos foi de apoio às pretensões de Aguinaldo para 2022.

Quem conseguir mais recursos, leva o apoio.

DÓRIA NA PARAÍBA

Continua a peregrinação de pretensos presidenciáveis do PSDB com vistas às prévias do partido que escolherão seu candidato a presidente. Agora é a vez do governador de São Paulo, João Doria, passar pela Paraíba e cumprir agenda em Guarabira nesta sexta-feira (22). Em Guarabira, o governador de São Paulo participa de um ato político na Vila Gourmett. No sábado, o tucano estará em João Pessoa. às 8h visita o Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de pacientes com câncer no estado. O governador de São Paulo ainda se reúne com empresários paraibanos para discutir o cenário econômico brasileiro e paraibano, na atualidade.

PEREGRINAÇÃO POR INSUMOS

 

 

SEM VACINAÇÃO

Um problemão para os prefeitos resolverem urgentemente. É que o Ministério Público da Paraíba, com base nos registros oficiais no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), está preocupado com o elevado número de municípios que se encontram com cobertura vacinal contra a Covid-19 bem abaixo da média estadual.

Um levantamento realizado até o dia 15 deste mês pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que, embora a média estadual da vacina da Janssen-Johnson & Johnson (que é dose única) seja de 72,5%, 56 municípios apresentam registros no sistema com cobertura vacinal igual ou menor a 50%. O problema também se repete em relação às segundas doses (D2) dos imunizantes da Pfizer-Biontech, Astrazeneca-FioCruz e da Coronavac-Butantan.

REVIRAVOLTA NO IFPB

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmara na quarta-feira (20) durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados que o projeto de reordenamento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi excluído dos planos de expansão que estava sendo elaborado pela pasta. O plano envolvia criar o Instituto Federal no Sertão da Paraíba (ISPB) a partir do desmembramento dos campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, que atualmente são parte do IFPB. Com a exclusão da Paraíba e outros estados, apenas seis de dez institutos do projeto original vão ser mantidos. Veja no vídeo.

 

 

Inconformado com a situação, o principal defensor da ideia, o deputado federal Wilson Santiago, saiu em defesa do projeto e criticou a decisão e afirmou que vai recolher assinaturas dos 15 integrantes da bancada federal paraibana para reforçar e cobrar a execução do projeto. "Infelizmente fomos surpreendidos pelos próprios reitores que sugeriram reduzir a quantidade com justificativas que não nos convence. Não podemos concordar com isso e vamos nos unir para atender à reivindicação da população paraibana", lamentou o deputado. Assim protocolou o pedido como mostramos abaixo.

WhatsApp Image 2021-10-22 at 08.55.28

 

 

A verdade é que o MEC havia deixado os IFs que a comunidade interna e os reitores eram contra de fora do desmembramento, como é o caso da Paraíba, mas nessa jogada política, Wilson tenta demover o MEC da decisão. Vamos aguardar para ver o que acontece.

CHORO DAS VÍUVAS

O choro é duplo. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela suspensão do pagamento de pensões a viúvas de ex-governadores, ex-deputados, ex-desembargadores e ex-juízes da Paraíba. Ela é a relatora de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, em tramitação no STF, que questiona a recepção da lei estadual 4.191/1980 e suas alterações diante da Constituição Federal. Ela considerou que a lei não deve ser recepcionada pela CF, mas a decisão não pode obrigar a devolução dos recursos já recebidos pelas viúvas.

Além do choro pela perda dos seus maridos, agora o choro no bolso. Pior impossível.

 

Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.

« Voltar

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A gota d'água de Brother e o tiro errado em Hugo

SEGUNDA-FEIRA, 31

SEGUNDA, 31 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: O almofadinha viajante e a legenda da saúde de Patos

Veja também...

NA PARAÍBA

Homem é morto a tiros e namorada é baleada dentro de residência em Patos

NA PARAÍBA

Quatro pessoas são mortas a tiros e outras duas ficam feridas durante festa na Capital

POLÊMICA

Nabor Wanderley defende Hugo Motta de ataques com uso de IA