SHOW MIDIÁTICO
Até agora a coluna continua sem compreender o porquê da ansiedade do vereador Jamerson Ferreira em votar as contas de 2013 da ex-prefeita Francisca Motta se a derrota para seus intentos era eminente. Foi ele quem mais fez pressão e onda midiática para votação que terminou por 14 votos a 3, os vereadores desconsiderando o parecer do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), em sessão na noite desta quinta-feira, dia 17. Justamente apenas os vereadores de oposição, Jamerson Ferreira (PL), Zé Gonçalves (PT) e Josmá Oliveira (Patriota) votaram a favor do parecer TCE-PB. A prefeita Francisca saiu vitoriosa e mostrou força mais uma vez.
Se o intento era fazer pressão populista para forçar uma derrota, o tiro saiu pela culatra. Quando não se tem bala suficiente para acertar no alvo, melhor é não pegar na arma para não passar vergonha. O show midiático não vale à pena nesses casos.
MAIS BRONCA
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento preparatório para investigar a ex-secretária Municipal de Finanças de João Pessoa e ex-secretária Estado da Administração, Livânia Farias, por pagamentos indevidos a um escritório de advocacia. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de ontem (16). Livânia Farias é acusada de danos aos cofres públicos no montante de pouco mais de R$ 1,6 milhão por pagamentos indevidos ao escritório Bernardo Vidal Advogados, no exercício financeiro de 2009, quando exercia a função de Secretária de Finanças de João Pessoa.
A QUEDA DO BOZO
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) apontou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém o pior índice de avaliação de seu mandato. Os dados ressaltam que ele permanece com o mesmo percentual do levantamento anterior, em setembro, 53% consideram o governo ruim ou péssimo e 22%, ótimo ou bom.
Confira o nosso comentário.
SEGURADORES DE PAPEL
Virou praxe vereador está posando para foto, segurando papel (ordem de serviço) em Patos. A coluna gostaria de saber qual a serventia desse ato e o porquê. Todas as obras anunciadas até o momento pela gestão são por intermédio direto e ação do Município com interferência direta do deputado Hugo Motta. A não ser por mero ato político e midiático, as fotos não se explicam. Nesta, aparecem três parlamentares da base como se tivessem sido eles os autores da façanha.
É muita mídia para pouco trabalho da vereança.
PASSAPORTE DA DISCÓRDIA
Um fato que chamou atenção de todos aconteceu durante a sessão de ontem (16), da Câmara de Patos, quando o vereador Josmá Oliveira cobrou aplicação da Lei, aprovada pela própria Câmara Municipal, que obriga a apresentação do cartão de vacinação em estabelecimentos de Patos. O assunto, segundo ele, teria sido levantado por um popular na entrada do recinto.
Achando pouco, o vereador Jamerson Ferreira, descumprindo normas internas da Casa e dos governos municipal e estadual, ainda disse que não colocaria a máscara também. Em ambiente fechado ainda dando esse péssimo exemplo vereador?
O fato é que enquanto cobrava o cumprimento da lei, o mesmo vereador não cumpria decretos e normas que estabelecem o uso da máscara. Veja o nosso comentário.
ANDAMENTO DE OBRAS
Aos poucos, as diversas obras anunciadas pelo prefeito Nabor Wanderley começam a sair do papel. Só de ontem para hoje (17), ele assinou três ordens de serviço para três importantes obras: recuperação da malha asfáltica da rua Manoel Mota, principal do bairro Jatobá, recuperação da Alça Sudeste, além da conclusão da quadra poliesportiva da EMEF Aristides Hamad Timene.
AFINIDADES PETISTAS
O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) comentou a chegada de Luciano Cartaxo, ex-prefeito de João Pessoa, aos quadros do Partido dos Trabalhadores. Ex-adversário, RC demonstrou afinidade com Luciano. “Saudações ao Companheiro Luciano Cartaxo, mais novo filiado ao PT-Pb. Mexendo o xadrez, ampliando as alianças positivas e fortalecendo o grande partido do povo brasileiro, que é o PT, para mudar a PB e o Brasil”, disse. A pretensão da direção do PT da Paraíba é lançar Luciano como candidato ao Governo da Paraíba e Ricardo postular uma vaga no Senado Federal.
Mas, corre nos bastidores que o PT pode pensar em apoiar uma eventual candidatura de Veneziano Vital (MDB) ao governo com Ricardo senador.
BRIGA NA ZONA AZUL
CURTINDO UMA FOLGA
Os deputados estaduais Branco Mendes e Edmilson Soares, ambos do Podemos, protocolaram licença médica na Assembleia Legislativa da Paraíba. Branco ficará ausente por 121 dias, enquanto que Edmilson estará afastado por 157 dias da Casa de Epitácio Pessoa. Nos seus lugares, voltam a assumir o mandato Trócolli Júnior e Lindolfo Pires, que já vinha atuando como deputado devido a licença de Wilson Filho, líder do governo, que retornou ao Parlamento paraibano na última semana. Na Câmara dos Deputados, Edna Henrique pediu licença e quem assume é o deputado Leonardo Gadelha.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar