Compartilhe

SEXTA, 15 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A viagem misteriosa da Baronesa e a fúria dos vereadores

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 15 de Março de 2024


NOSSA HISTÓRIA JUDICIAL

O Tribunal de Justiça da Paraíba vai lançar, terça-feira (19), às 9 horas, a obra ‘História da Comarca de Patos’, de autoria da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, vice-presidente do TJPB. O evento ocorrerá no hall do Fórum Miguel Sátiro, Patos. O presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva, participará do lançamento. A obra faz parte da Coletânea ‘História das Comarcas Paraibanas’.

Imagem do WhatsApp de 2024-03-15 à(s) 06.57.24_41bc183b

A Obra tem como coautores: Damião Lucena, Flávio Sátiro Fernandes e José Ozildo dos Santos. Vale à pena se deleitar na nossa história.

MULTAS POR VÍDEO

O vereador Jamerson Ferreira, ainda sem destino certo nessa janela partidária, pediu informações da STTrans sobre multas feitas por videomonitoramento. “Tenho recebido informações de condutores que estão sendo multados nessa modalidade em locais onde não existem câmeras”, questionou o vereador, durante pronunciamento na Sessão desta quinta-feira (14).

Imagem do WhatsApp de 2024-07.51.24_e208251f

O vereador tem uma certa razão. No entanto, o problema não são as multas feitas por videomonitoramento, e sim as que são realizadas a bel prazer pelos agentes nas ruas de Patos. As feitas com vídeo têm filmagem para provar. As outras não. E aí surgem as irregularidades. Um amigo recebeu uma multa de um endereço com um número inexistente de uma residência na cidade.

SEM FRATEERNIDADE

A Campanha da Fraternidade 2024 foi lançada pela Diocese de Patos, nesta quinta-feira (14), com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos”. Este ano, a campanha propõe um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs durante a Quaresma. A Campanha da Fraternidade busca aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença, incentivando a comunhão e a solidariedade.

9c345866c456176fbfe74bf92ca47d80

No papel, toda campanha é válida e qualquer tentativa de melhorar o mundo é sempre bem-vinda. No entanto, as Campanhas da Fraternidade nunca apresentam resultado prático de suas temáticas o que a rebaixa perante a sociedade, tornando-a sem muita importância para a massa em geral que pouco dá visibilidade e importância. As temáticas hoje em dia se perdem no tempo.

OUVINDO O POVO

Acertadamente, embora que de forma bastante tardia, a Câmara Municipal de Patos-PB aprovou em votação única, na última terça-feira (12), com 11 votos favoráveis, 02 contra e 01 abstenção, o Projeto de Resolução Nº 001/2024 de autoria da Mesa Diretora, criando a Ouvidoria Legislativa. O Ouvidor, que poderá ser um servidor dos quadros da casa Juvenal Lúcio de Sousa, será responsável por receber, analisar, encaminhar e acompanhar as manifestações da sociedade dirigidas à Câmara. De acordo com a presidente da casa, vereadora Tide Eduardo (Republicanos), a decisão da mesa diretora de criar a Ouvidoria, foi baseada no entendimento de que a busca por uma relação de maior transparência entre o cidadão e a Câmara de Patos deve prevalecer sempre.

Mesa Camara Patos 1

Para variar, contrários a matéria, apenas os vereadores Josmá Oliveira e Jamerson Ferreira (que são contra tudo), e que não gostam muito de serem reclamados, que alegaram que a medida iria criar mais cargos.

A desculpa foi fraca para tamanha importância da medida que, sem dúvidas, irá aproximar mais o povo da Casa. Quem tem medo de ouvir o povo não pode jamais representar este.

INVERTIDA DE MULHER

Tem gente que fala o que quer e escuta o que não quer. No mês das mulheres, o vereador Josmá Oliveira, que não acerta uma, (ou no dito popular, não dá uma dentro), levou uma verdadeira invertida justamente de uma mulher. É que ele atacou a administração municipal dizendo: “Patos não tem políticas públicas para as mulheres. Até para comprar um mamógrafo, foi preciso essa casa unir os vereadores e destinar os recursos e, mesmo assim, elas fazem as mamografias, mas não recebem os resultados”, criticou Josmá Oliveira durante pronunciamento na Câmara.

Jessica

A secretária da Mulher, Jéssica Alexandre, que mal assumiu o cargo e já mostrou toda sua desenvoltura, calou o vereador e o colocou no seu devido lugar, apresentando números como resultado das inúmeras políticas públicas realizadas em favor das mulheres patoenses.

Resumo: quem não tem o que apresentar, apenas fala blá blá blá. Até porque, contra números não há argumentos. Pense numa baixinha quente.

AS MEIAS DE LULA

O presidente Lula (PT) anunciou a construção de mais 100 Institutos Federais de Ciência e Educação (IFs) no país, sendo três deles na Paraíba: em Queimadas, Mamanguape e Sapé. Nas redes sociais o petista publicou várias fotos do evento. Entre elas, uma inusitada, em um momento de descontração ao lado do senador paraibano Veneziano Vital (MDB). Na imagem Lula mostra as meias do Corinthians que usava, naquele instante, ao paraibano. Trezeano de carteirinha, Veneziano apresentou uma sugestão ao presidente. Trocá-las por um par de meias do Treze, de Campina Grande.

ef1673c2-3a4c-43eb-8e5e-cc8b6bd632b4

“Disse a ele que iria enviar um par de meias do Galo”, confidenciou Veneziano

PROBLEMA COM OS MEI’S

A modalidade de contratação de Microempresários Individuais (MEI) vem causando dor de cabeça às gestões municipais. Agora, é Patos. A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta terça-feira (12), manteve a procedência de denúncia relacionada à contratação irregular de Microempresários Individuais (MEI), para prestação de serviços à Prefeitura de Patos pelo prefeito Nabor Wanderley. Ele foi multado em R$ 2 mil e tem o prazo de 30 dias para regularizar a situação. No entanto, a gestão segura a tese que as contratações são legais, embora o TCE tem tido entendimento contrário.

FELIZ DA VIDA

Imagem do WhatsApp de 202407.35.32_e29b8818

A vereador Tide Eduardo comemorou sua ida para o Republicanos. A bancada na Câmara Municipal saltou de 04 para 07 vereadores. “De público, quero agradecer ao deputado Hugo Motta pelo convite para me filiar ao partido e fortalecer esse projeto político que prioriza o crescimento de Patos”, declarou a presidente da casa, durante pronunciamento na tribuna. Tide chega como uma das mais bem cotadas para voltar ao Legislativo.

RECOLHIMENTO AO PALÁCIO

Baronesa e o barao

A Baronesa tem viagem marcada para Bélgica e não agendou pelo visto a data da volta. Segundo assessores palacianos, vai cuidar de negócios juntamente com o Barão Paul Kronacker. O assessor disse ainda que no seu regresso deverá já voltar com sua decisão quanto à candidatura a prefeita. Pode até desistir de tudo.

E o maior recado pode estar vindo do ex-juiz.

Imagem do WhatsApp de 2024-03-14 à(s) 15.24.32_0011bccf

EMBATE NOS BASTIDORES

Nesta quinta-feira, em uma reunião na sala de comissões da Câmara de Patos, teve vereador se estressando com a pressão de servidores da casa que queriam aumento de salários. A reunião transcorria com tensão já, quando em dado momento, uma servidora chegou a sugerir que os parlamentares diminuíssem o número de assessores para poderem pagar o aumento. Foi quando um vereador começou a trocar farpas e ficar bastante alterado. O clima esquentou e foi preciso outra turma apaziguar a situação que beirava a vias de fato.

A FORÇA DAS MULHERES

O Republicanos chamou atenção no último domingo não só pela grande festa realizada no Patos Water Play, mas também ao apresentar seus pré-candidatos, chamou atenção o fato da chapa com 18 postulantes, pelo menos 7 são mulheres, um número alto para uma chapa que geralmente os partidos apenas cumprem os 30% estipulados por lei eleitoral. As sete representam 38,88%.

WhatsApp-Image-2024-03-10-at-17.00.27-1024x607

As mulheres apresentadas como pré-candidatas são: Tide Eduardo, Fátima Bocão, Nadir Rodrigues (todas vereadoras já), Peteca, Lúcia de Chica Motta, Perla Gadelha e Ilmara Morais que na última eleição ficou na primeira suplência do seu partido na Câmara de Patos.

TIME AZUL

WhatsApp-Image-2024-03-10-at-16.58.29

O Republicanos não tem escondido de ninguém suas pretenções nestas eleições. Pretende eleger de seis a sete parlamentares e dependendo da sobra, eleger até oito. Para isso, já apresentou seu time azul com vários pesos pesados que irão disputar vaga na Casa Juvenal Lúcio de Sousa. São eles: Sales Junior, Tide Eduardo, Nadir Rodrigues, Ítalo Gomes, Fatinha Bocão, Ferré Maxixe, Décio Motos ( estes sete primeiros todos vereadores), além de Josimar Barbosa (1º suplente), Lúcia de Chica Mota, Ilmara Morais, Damião da STTrans, Chico Nery, Eduardo, Galeguinho, Drª Perla Gadelha, Xinha, Pastor Jonathan e a ex-vereadora Peteca.

NOVA CASA

8 vereadores já tomaram destino e já migraram para seus devidos lugares. Três (Tide Eduardo, Ferré Maxixe e Décio Motos) foram para o Republicanos. Já outros três (Davi Maia, Nega Fofa e Marco César) foram para o PSD, além de Nandinho e Willa da Farmácia que escolheram o PSB. Os demais ainda estão procurando lugar, já que alguns estão sendo rejeitados. Lembrando que a Janela Partidária vai até o dia 5 de abril.

E a pergunta que não quer calar: para onde vão Jamerson Ferreira e Emano Nóbrega? Estão calados demais.

A SOPA AZEDOU

Nega Fofa 7

A vereadora Nega Fofa (PSD) vai ter que distribuir muita sopa se quiser voltar à Câmara em 2025. É que terá concorrência forte dentro de casa. O pastor Jonathan, que é seu sobrinho, não só se filiou ao Republicanos, como também, foi apresentado como pré-candidato a vereador.

GIRASSOL MAIS ENCORPADO

Imagem do WhatsApp de 20213.38.44_c3dfba56

O PSB de Patos segue apresentando seus bisturis e, nesta quinta-feira (14), apresentou mais dois pré-candidatos: Dan Mineral (irmão do ex-vereador Almir Mineral) e Hugo Geine que trabalha saúde do município e estado. Além deles, outros nomes da saúde também ingressaram no partido como HudLeson (Hudy Show). Já hoje apresentou outros dois pré-candidatos que confirmaram filiação no partido: Brenna Nóbrega e Dinho da Cooperativa dos Taxistas.

Imagem do WhatsApp de 2024-06.17.39_855a865e

É SÓ QUESTÃO DE TEMPO

Os ex-comandantes do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, e da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior, confirmaram à Polícia Federal a pressão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por um golpe de Estado para se manter no poder, revela reportagem da CNN Brasil que teve acesso aos depoimentos.

Bolsonaro e generais

Nesses encontros, o ex-presidente apresenta uma “hipótese de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e outros instrumentos jurídicos como estado de defesa ou estado de sítio” para permanecer no poder.

A cada dia que se passa não temos mais a sensação, mas sim a convicção que é apenas questão de tempo para Bolsonaro ser preso e condenado. Tudo corrobora contra o ex-presidente que fica num beco sem saída. Justamente quem ele usou como tapia para conseguir seus intentos que foram frustrados, são os mesmo que lhe entregam a cova dos leões. A cadeia é logo ali.

« Voltar

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os conchavos da chapa de João e o beiço dos vereadores

TERÇA-FEIRA, 10

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: As cartas de Maikon e o intruso comilão

Veja também...

PARAIBANO 2025

Nacional e Esporte de Patos empatam no 1º duelo das quartas do Paraibano Sub-20

MISTÉRIO

Veículo é encontrado em chamas e tombado na Zona Rural de Catingueira

SUCESSO

Quem é o descobridor de Marília Mendonça e dono de 50% das músicas da artista