BOZO NORDESTINO
Em aceno ao Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (9) que o forró foi reconhecido, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural do Brasil. Ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, o chefe do Executivo gravou um vídeo durante um almoço no Palácio do Planalto para dar a notícia. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acabou posando de "papagaio de pirata" nas imagens.
Bolsonaro distribui sorrisos e gentilezas acreditando ele que compra os nordestinos com isso.
GOVERNO SEM ALMA
Talvez pouca gente saiba ou não acompanhe, mas o Governo Bolsonaro vem desfigurando ou acabando, em outras palavras, com os programas do PT. Uma reportagem do Jornal Nacional mostrou que o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, só construiu no Nordeste e no Norte de Minas Gerais apenas 2.700 cisternas, de janeiro a outubro deste ano. O número desceu ladeira abaixo nos últimos anos: 7 mil em 2020 e 29,7 mil em 2019. Ao JN, o Ministério admitiu a redução e culpou a crise e escassez de material. No Nordeste, são 1,2 milhão de famílias com cisternas instaladas pelos governos do PT e outras 350 mil ainda precisam dos reservatórios para ter mais tranquilidade.
É uma diferença gritante. Bolsonaro ainda tem coragem de vir por aí colocar chapéu de vaqueiro e sorrir para o gado na tentativa de dizer que faz algo pelo Nordeste. Como aqui não tem besta, é justamente aqui onde ele tem a pior reprovação de governo: 66%. Precisa dizer o porquê? Vejam a nota a seguir...
SEM CHICOTE
Esperamos que cumpram. Tornou-se lei no município de Patos a proibição do uso de chicote ou qualquer outro investimento para açoitar os animais usados em veículos de tração animal na coleta de materiais ou outras atividades. A nova lei n°5.699/2021 foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, dia 09. Ficará a cargo do poder executivo municipal a fiscalização do cumprimento da lei.
O FISCAL VEREADOR
JUCÁ E O DEUS DA RAÇA
Quanto prestígio hein. O médico Fernando Jucá e sua esposa Bia foram agraciados com um lindo presente de Rondinelli, ex-jogador do Flamengo na década de 80, conhecido da torcida como o Deus da Raça. E que presente. Ainda por cima enviou um vídeo para registrar o momento.
MENSTRUAÇÃO DA BORBOLETA
“A Influência dos Raios Solares na Menstruação da Borboleta”. Este é a mais recente obra do escritor, historiador e engenheiro civil José Motta Victor. O livro já pode ser considerado o mais longo romance da história literária paraibana. São 1.200 páginas. O primeiro volume que vai ser lançado hoje, dia 10, tem 535 páginas. O lançamento do romance será no auditório da Fundação Ernani Sátyro (FUNES), às 19h30.
PEQUENEZ POLÍTICA
Uma cena que só os mais atentos notaram. Em meio a grande festa promovida pela OAB Patos para seus associados, inclusive em outras gestões a imprensa era convidada (desta vez não), um fato chamou a atenção de muitos. Forró vai, dança vem; bebida vai, gargalhadas vem, quando o prefeito Nabor Wanderley, que também é advogado, foi convidado para discursar, o ex-juiz Ramonilson Alves foi embora da festa. Muitos custaram a acreditar em tal capacidade, mas outros logo o criticaram pelo gesto deselegante e a pequenez política por não ter estomago para ouvir seu principal adversário político hoje.
No final, Nabor pediu união da classe independente de qualquer coisa. Porém, neste instante, o ex-juiz, agora advogado, já não estava mais na cadeira para escutar o apelo do nobre colega.
NEGA FOFA X FOFO ÍTALO
Façam suas apostas. O clima ficou tenso depois que a vereadora Nega Fofa usou a tribuna nesta quinta-feira. Em ataque frontal ao colega Ítalo Gomes, ela praticamente marcou território por conta de promessas feitas pelo vereador em um bairro da cidade, dizendo ela ser mentira do vereador em promessas ao povo. O clima esquentou. Acompanhem.
O vereador ítalo rebateu a vereadora com veemência.
Ítalo ainda disse que o bairro em questão não tem dono.
BRINCADEIRA AZUL
Considerando o Relatório de Análise da Defesa realizado pela Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba nos autos do Processo TC nº 12154/21, que apontou irregularidades na contratação da empresa CNPJ nº 24.940.805/000-83, tendo, como única sócia a “Rizzo S/A, a qual se encontra judicialmente impossibilitada/impedida de contratar com a Administração Pública; Considerando o Relatório Inicial realizado pela Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba nos autos do Processo TC nº 14940/21" decide pelo procedimento de anulação do contrato. Esta é a alegação da Prefeitura de Patos para cancelar o contrato, só agora com Rizzo Parking And Mobility S/A.
Uma pergunta básica para o nosso comentário a seguir: ninguém tinha visto isso antes? Vejam o nosso comentário sobre o assunto.
E PRA TERMINAR...
Inflação fica em 0,95% em novembro e chega a 10,74% em 12 meses e supera pico atingido no governo Dilma
Alta dos preços é a maior para novembro em seis anos, aponta IBGE.
Enquanto isso, o Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400 começa a ser pago.
Só que quando chegar no bolso, os pobres vão descobrir que a inflação já corroeu tudo.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar