EM BOAS MÃOS
Já havíamos dito aqui na Coluna que o Instituto de Seguridade Social do Município de Patos – PatosPrev, vivia novos tempos. Tanto é verdade que uma pesquisa de satisfação a respeito de todo atendimento ao público mostra que do total de 53 beneficiários do instituto consultados, mais de 98% deles estão satisfeitos com o atendimento do PatosPrev. A pesquisa contemplou diferentes perguntas como o tempo de respost aos requerimentos, sobre o atendimento no órgão, sobre o ambiente físico, sobre o acesso ao site e ao aplicativo, bem como a disponibilidade de informações.
O superintendente André Guedes vem fazendo um trabalho digno de elogios diante das inúmeras mudanças realizadas deixando o PatosPrev seguro e saneado. O órgão já tem reserva em caixa de quase R$ 30 milhões. Eram menos de R$ 9 mi quando André e sua equipe assumiram.
RECAUCHUTADA
A ex-vereadora Edjane Araújo resolveu “dar um tapa” no visual e tratou de mudar muita coisa. Fez vários procedimentos estéticos, regime, está na academia, e segundo pessoas próximas, até cirurgia no nariz ela fez com um renomado médico da Capital do estado, Dr. Gilson Guedes.
Está totalmente repaginada.
MEXIDAS EM BREVE
Já existem nos bastidores notícias sobre prováveis mexidas no governo Nabor. Tais devem impactar a Câmara e o primeiro escalão do governo. O prefeito estaria disposto a dar uma sacudida boa nos dois ambientes. O que virá por aí?
CASAL EM SINTONIA
Muitos entenderam as palavras do ex-deputado Érico Djan como negativa para acordo com Nabor. Ledo engano. Ele afirmou que a cidade de Patos precisa de união e crescimentos, e que ele e a esposa estão analisando todas as possibilidades, sendo assim, os dois analisarão o que for melhor para a cidade e em cima disso irão tomar uma decisão.
Na verdade, eles falam a mesma língua. “A cidade de Patos precisa de união, não é de briga não. Então, tem muito o que se fazer por a cidade. Patos precisa alavancar na saúde, na questão cultura e outros diversos setores. Eu e Érico estamos em prol da cidade e do povo de Patos. Então, onde a gente perceber que será o melhor para a cidade e pessoas que nela vivem, nós estaremos juntos. Érico sempre se deu muito bem com Nabor na Assembleia, com Hugo Motta também, são dois filhos da cidade. Estão aqui trabalhando”, declarou Germana Wanderley.
Não há confirmação nem negativa. O que há é ganho de tempo para cumprimento de acordos firmados. Quanto a anúncio, deixa para depois, pois a eleição é só em outubro de 2024.
É TUDO AZUL
Vários correligionários do médico Érico Djan e Germana Wanderley já estão sendo vistos em eventos da Gestão Nabor. Na entrega das duas ambulâncias do Samu, foi possível registrar a presença de uma importante aliada. A advogada Fabiana Simões estava lá conferindo tudo e com sorriso largo no rosto.
FORA DO TOM
A Baronesa Priscilla Lima, que ora está em seu castelo na Bélgica, anda ameaçando soltar traque fora de época mesmo as festividades juninas já tendo passado. Mas o assunto promete ser outro, e não São João. Por conta do irmão, toda a família de forrozeiros está comprando briga política no afã de ajudar Cicinho Lima que ainda nutre o sonho de concorrer às eleições em 2024 na Capital do Sertão.
Se for para soltar algo, que seja uma bomba, porque bufa de veio a essa altura do campeonato vai ficar como uma música fora do tom que irá só descredibilizar o grupo.
...enquanto isso, tem bomba...
O RECADO DE PAI
E eis que Pinto do Acordeon, compositor e músico de mão cheia que era, deixa seu recado para todos os filhos e amantes da música. Esse não sai do tom nunca.
Conselho de pai a gente nunca esquece e procura sempre seguir.
O COMANDANTE CHEGOU
Ele já deve estar com o leme nas mãos. De volta ao reduto do prefeito Nabor Wanderley, o ativista político Adauto Pereira promete comandar setores importantes com vistas às eleições 2024. Ainda não decidiu se será candidato novamente, vai depender do apelo do grupo. No entanto, promete ajudar no que for preciso o prefeito na sua reeleição.
TÁTICA AZUL
O Republicanos já começou nos bastidores a mexer no tabuleiro político e pretende formar uma chapa super forte para o ano que vem. Com atualmente 4 vereadores na Câmara, quer aumentar esse número para 7 ou 8. Para isso, já está arrumando a casa e procurando quem possa robustecer a legenda. Nomes peso pesado como o do médico Umberto Junior que deverá ser um dos postulantes.
NO COMPASSO ELEITORAL
O prefeito Nabor Wanderley já está se preparando para as eleições do ano que vem, e para estar no ritmo, já tratou de percorrer os eventos onde tem forró para não sair do compasso, pois seu principal adversário pode ser um forrozeiro. Para não desafinar em 2024, já está com tudo ensaiando no triângulo.
Embora esteja precisando de umas aulas a mais para não sair do compasso. E ainda de pelo menos como pegar corretamente no instrumento.
CRESCIMENTO VERMELHO
Apesar de ter tido um desempenho muito aquém nas eleições de 2022, o senador Veneziano anda arrebanhando um monte de prefeitos para o seio do MDB. Agora é a vez da prefeita do Congo, Flávia Quirino, anunciar que vai se filiar aos quadros do MDB paraibano. O senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo participou no sábado (29) das festividades de emancipação política na cidade do Congo, no Cariri paraibano, ao lado do deputado estadual Romualdo Quirino (MDB) esposo da Prefeita.
Atualmente sob o comando de Veneziano, o MDB paraíba já tem 26 gestores e com Flávia nos quadros deve chegar aos 27 gestores municipais. A sigla planeja ter em seus quadros de 30 a 32 gestores, até as eleições. Já no período eleitoral o partido pretende eleger de 40 a 50 gestores.
Colhe os dividendos por ter apoiado Lula e por estar com prestígio dentro do seu governo. Outros partidos devem fazer o mesmo se quiserem lograr êxito e aumentar de tamanho, pois nenhum gestor vai se filiar a um partido que esteja em lado contrário do Governo Federal. Pelo visto, vai continuar sendo um partido forte e mostrando sua tradição no Estado.
SEMANA AGITADA
A semana deve ser bastante agitada em Brasília. É que segundo informantes da nossa coluna, o deputado Hugo Motta, que é o líder do Republicanos na Câmara Federal, terá uma conversa com o presidente Lula para discutir a relação com o partido e acertar os novos espaços que a legenda deverá ocupar no governo federal. A data do encontro e o local ainda não foram divulgados.
O presidente Lula (PT) planeja reuniões com líderes e dirigentes de PP e Republicanos para avançar nas trocas na Esplanada dos Ministérios. A fonte nos repassou que Alexandre Padilha telefonou para os líderes Hugo Motta (Republicanos-PB) e André Fufuca (PP-MA), para indicar a intenção de Lula de realizar essas conversas. Os cotados para assumir as pastas são André Fufuca (Progressistas-PB) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Lula já afirmou que aceitará os dois nomes na composição do Planalto.
Hugo Motta, cuja mulher, Luana Medeiros Motta, é assessora na Codevasf, diz que o partido vai agir de forma colaborativa.
TURMA DA MÔNICA DO VALE
A visita de Mauricio de Sousa, autor da Turma da Mônica, a capital paraibana João Pessoa, rendeu um encontro bastante especial. É que familiares paraibanos dele, considerado um dos maiores cartunistas brasileiros, puderam o conhecer pessoalmente. O encontro foi uma surpresa para Mauricio e aconteceu no evento de cultura pop Imagineland, neste domingo (30). Mauricio de Sousa já havia dito que tinha parentes na Paraíba. Os familiares citados tem origem no Vale do Sabugí, tendo muitos deles nascidos em São Mamede segundo nossa coluna.
A família de Mauricio de Sousa, liderada por Francisco Araújo, o avô dele, saiu da Paraíba em 1910 e foi morar em São Paulo. Lá, o cartunista nasceu e cresceu, sempre sabendo de suas raízes paraibanas, porém sem contato com essa parte da família. O avô de Mauricio de Sousa por parte de mãe era Francisco Alves de Araújo, (que nasceu no Vale do Sabugí em São Mamede) que é primo Modesto Alves de Araújo que também era de São Mamede. Já Rosemiro Alves de Araújo (também de São Mamede) era filho de seu Modesto, primo de segundo grau do avô de Maurício de Souza e terceiro da mãe de Maurício e quarto de Maurício de Sousa.
FALA POVO
O secretário de Articulação de Políticas Públicas de Patos, Sávio Salvador, está deixando na coluna o seu recado.