Compartilhe

SEGUNDA, 28 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: O abandono político da Baronesa e o cachorro que surfa em Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 28 de Agosto de 2023


CULTURA EM ALTA

O poeta Jomaci Dantas (Lola) lançará, em breve, um livro que já está impresso e deve recebê-lo esta semana. A impressão foi um presente do empresário João Claudino Júnior, cuja família tem uma das maiores editoras do Nordeste.

Suavidade-da-brisa

Lola, inclusive, estará em Patos em outubro para organizar mais um festival. Será no próximo dia 11/10, no Rancho comemorando os aniversários dele (dia 11) e o de Ivanildo Vilanova (dia13). O saudoso médico Dr. José Tota será homenageado. Um grande amante e incentivador da cantoria de viola. O festival terá a presença de duplas como Ivanildo Vilanova e José Carlos do Pajeú. Individuais ao preço de R$ 20,00.

SEM FORRÓ

A 68ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2023, considerada o maior evento de música sertaneja da América Latina, foi criticada pelo produtor cultural José Martins por sua falta de representatividade do gênero musical forró. A manifestação ocorre em meio à polêmica recente nas festas juninas da Paraíba, onde o favorecimento de cantores sertanejos em detrimento de artistas de forró tradicionais gerou controvérsia.

165999672462f18a340093f_1659996724_3x2_md

Ao observar a programação da festa, José Martins questionou a ausência de artistas de forró e expressou sua preocupação sobre a preservação da identidade cultural. Em um texto compartilhado na página “Qual é a Boa, Jampa”, que ele administra no Instagram, o produtor afirmou: “Por curiosidade, fomos olhar a programação e nos perguntamos: será que há algum trio pé de serra ou alguma banda ou cantor (a) de forró do Nordeste na programação desta mega festa? NÃO!!!”

Seria muito melhor usarmos o bairrismo como forma até de proteger o que é nosso e valorizar nosso patrimônio que é o forró. A nossa cultura merece mais destaque. Fica o recado para os gestores.

O CULPADO ERRADO

Sobrou para o prefeito Nabor Wanderley o ônus de ter sancionado o Projeto de autoria do vereador Josmá Oliveira, e aprovado pela Câmara, concedendo o Título de Cidadão Patoense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, justo na cidade onde Lula teve expressiva votação no primeiro turno: 33.579 votos - 64,01% - contra 15.475 - 29,50% de Bolsonaro. Não deu outra: como o ato final foi do prefeito, sobrou para ele o repúdio da maioria pelo ato. A polêmica está em todas as calçadas da cidade e ninguém credita a lambança aos vereadores.

bolsonaro-cidadao-1024x683

Nada mais natural tal polêmica na cidade onde Lula obteve no segundo turno 34.464 votos - 66,32%. Alguém ia esperar que a maior parte da população fosse aprovar? Ele realmente vem receber? Dará tempo?

A BOMBA

Caiu de fato como uma bomba as declarações da Baronesa Priscila Lima afirmando que não quer mais saber de política. Nem mesmo seu irmão, Cicinho Lima, esperava por essa. Logo ele que teve ajuda incondicional até agora. O guarda-chuva da irmã fará falta para quem tem grandes pretensões, mas tal decisão teria vindo após o Barão Paul Kronacker não está gostando da gastança desenfreada com direito a passeio de lancha e tudo para lideranças políticas minúsculas de Patos.

F9F19BE0-0370-4D6B-801C-7D4EE8453A36-750x375

Detalhe: O barão é empresário na Bélgica, onde comanda o grupo Sopex com sede em vários continentes do planeta. Paul é casado com Priscila Figueiredo, irmã de Cicinho.

A BOMBA II

A foto que causou mais burburinho no fim de semana foi a de Cicinho Lima ao lado do deputado federal Aguinaldo Ribeiro com os dizeres abaixo bem sugestivos. Aguinaldo comanda o PP no Estado. Aqui em Patos, o presidente é Gustavo Ramos. A esposa dele, Geovânia Araújo é presidente do PSD, outro partido comandado pelos Ribeiros. Até onde se sabe os dois partidos estariam apoiando a reeleição de Nabor Wanderley. Perguntado sobre o assunto, olha o que Gustavo respondeu: “Quem nos indicou os partidos foi Hugo Motta. Se aconteceu alguma coisa entre PP e Republicanos, eu não sei. Eu acho que tá tudo de pé”, disse Gustavo Ramos.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-26 20.43.32

A VERDADE DO CHAPÃO

Aliados do prefeito Nabor que estão no PP e fazem parte do grupo intitulado Chapão da Verdade não gostaram nada do que viram. Eles estão temendo que Gustavo Ramos esteja tramando por trás para levar o partido para o colo de Cicinho Lima e já ameaçam abandonar o barco. “Vamos conversar com ele e com nossas lideranças (Hugo e Nabor) para ver que rumo tomar”, disse um membro do PP à coluna.

POLÊMICA DECLARAÇÃO

A quem exatamente a Baronesa Priscila Lima se referia ao dizer que tem gente que não merece ser ajudada. Ao seu irmão Cicinho Lima que até agora vinha contando com o apoio incondicional dela ou ao povo?

ELE ESTÁ ÓRFÃO

Já corre a boca miúda que é só questão de tempo para o suplente Cicinho Lima desistir de ser pré-candidato a prefeito de Patos após sua irmã sair de cena e deixa-lo órfão. Todo mundo sabe que sem o guarda-chuva da irmã, ele não teria tido a votação para deputado estadual. Já corre a informação que ele desistirá e poderá ser vice de Ramonilson Alves que espera apenas essa sinalização para decidir se de fato entra na disputa.

CORRENDO ERRADO

Quem foi visto na semana que passou ao lado do cantor e suplente de deputado Cicinho Lima foi o advogado Maurício Alves que hoje está radicado na Capital do Estado, mas com raízes e pensamentos fincados em outra Capital, a do Sertão. Ele saiu daqui, mas Patos não saiu dele. Vira e mexe, anda dando apoio a candidatos da terra como Germana Wanderley que contou com a sua ajuda na eleição passada. Os amigos têm dito que ultimamente ele só tem corrido pro lado errado.

Hugo Nabor e Maura

Alguns têm até aconselhado que ele se reconcilie com o Grupo Motta para voltar a ser feliz na política.

MORRENDO ABRAÇADOS

Jamerson 8

Os vereadores Jamerson Ferreira e Josmá Oliveira estão coçando a cabeça para encontrar um partido que lhes dê robustez eleitoral. O problema é que ninguém os quer por perto. E sem essas pessoas que possam fazer eles voltarem à Câmara, não existirá segundo mandato para tais. Partidos com pretensos candidatos de densidade eleitoral mediana acreditam que na verdade eles são uma ameaça. Poderão morrer abraçados na oposição dentro do PL e do PSC.

Josma Oliveira 3

Como escolheram um caminho tortuoso da oposição radical, agora colhem os frutos.

TERRA DA GALINHA

Santa Gertrudes ganhou seu portal em referência ao que melhor faz e é conhecido: “Terra da Galinha de Capoeira”. Uma homenagem ao distrito que vem despontando com a produção e comercialização da galinha de capoeira. Ganhou até, recentemente, um festival gastronômico onde a galinha reinou. Boa ideia.

370609057_18191743783275115_5909952123481438689_n

E de fato, a galinha de Santa Gertrudes é incomparável. Quem nunca deliciou a galinha lá de Bola.

NOVO CANGAÇO

Para quem ainda não assistiu, vale a pena conferir. Uma nova produção cinematográfica está encantando espectadores ao redor do mundo, levando as paisagens e a cultura do Cariri paraibano diretamente para os lares. A Série “Cangaço Novo” transporta os telespectadores para a cidade fictícia de Cratará, filmada em locações autênticas do Cariri Paraibano e com a participação de talentosos atores e profissionais locais.

Cangaco-novo

A trama se desenrola nas terras áridas e misteriosas do Nordeste brasileiro, contando a história de Ubaldo, interpretado por Allan Souza Lima, um bancário descontente da zona urbana de São Paulo. Após descobrir sua herança e a existência de duas irmãs no sertão cearense, Ubaldo se vê diante de um destino inesperado. Dilvânia (Thainá Duarte) e Dinorah (Alice Carvalho), líder de um grupo admirador de seu falecido pai e a única mulher de uma gangue de ladrões de banco, respectivamente, são as irmãs que cruzam o caminho de Ubaldo.

Há 20 anos atrás nós já abordávamos sobre esta temática no Jornal da Borborema, em matéria especial (de capa) produzida por nós, que rendeu grande repercussão na época mudando, inclusive, o modus operandi da polícia tratar e combater o assunto.

AMOR INCONDICIONAL

A soltura do prefeito Umberto Jefferson foi acompanhada de muito foguetório em São Mamede por parte da população mesmo, que pelo jeito, nutre um carinho e amor imenso pelo gestor. Vale ressaltar, que independente de qualquer coisa, a cidade foi transformada totalmente.

MUITA EMPOLGAÇÃO

Quem assistiu à Missa com Orações de Cura e Libertação, presidida pelo Padre Fabrício, no sábado, 26 de agosto, presenciou de fato a presença de muitos fieis, mas quem fez a contagem superfaturou nos números. Segundo matéria veiculada em vários portais, a missa reuniu mais de 100 mil pessoas na cidade de Taperoá, no Cariri da Paraíba. Como isso foi possível? Primeiro que as imagens feitas do alto não sugerem isso. Segundo que, é como você pegasse toda a população de Patos e colocasse num território de uma cidade bem menor. Será que de fato ia caber dentro dessa cidade?

Imagem-do-WhatsApp-de-2023-08-27-as-05.23.26-3

A população da cidade de Taperoá (PB) chegou a 14.068 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -3,27% em comparação com o Censo de 2010. No ranking de população dos municípios, Taperoá está:

> na 61ª colocação no estado;

> na 857ª colocação na região Nordeste;

> e na 2.311ª colocação no Brasil.

Nem o São João de Patos conseguiu essa façanha. Nunca a organização falou em números nem perto disso no Terreiro do Forró. É muita empolgação.

SURF PARA CACHORRO

O prefeito Nabor Wanderley foi localizado no fim de semana adestrando cachorro para surfar no Sítio Angola, Zona Rural de Patos. Pelo visto, o cão é um bom aluno.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-2 14.04.55

Na verdade, a convite de amigos, ele participou de uma festinha que rendeu banho de açude e muito mais. Também, depois de uma semana de tanto trabalho, nada melhor que liberar o estresse do dia a dia.

« Voltar

TERÇA-FEIRA, 10

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: As cartas de Maikon e o intruso comilão

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A gota d'água de Brother e o tiro errado em Hugo

Veja também...

NO SERTÃO

'Estamos no caminho certo', avalia Brenna Nóbrega

OPINIÃO

Tarifaço de Trump contra o Brasil tem dedo da Família Bolsonaro: os lesa-pátrias

TRÁGICO

Caminhão e caminhonete colidem no loteamento Cidade do Sol, em Patos