Compartilhe

SEGUNDA, 25 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: as traições em Patos e as armas destruidoras

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Domingo, 24 de Março de 2024


A CHARGE DA SEMANA

Imagem do WhatsApp de 23.40.34_985dfddf

A FOFURA DO SOBRINHO

O sobrinho de Nega Fofa, pré-candidato a vereador em Patos, Jonatas Kaiky, continua dando recado a tia e mostrando que não entrou na disputa para brincadeira. Fechou apoio dos proprietários do Colégio Ágape Fabio Santos e Luiza Karla. “É um projeto incrível! Tem como pilar, investir na educação e formação dos jovens, isso é fundamental para construir um futuro próspero e sustentável. A energia e compromisso de Jonatas com os jovens certamente serão uma adição valiosa ao cenário político local. Desejo a ele todo sucesso nesta jornada!”, avaliou Fabio Santos. “Fico muito feliz com apoio de pessoas que sempre admirei o trabalho na educação em nossa cidade”, falou Jonatas Kaiky.

Pre-candidato-agape

Eita Fofa, a sua bola tá ficando murcha e a sopa está azedando cada vez mais.

O GORDINHO PULOU

Até agora ninguém sabe o motivo da retirada do apoio do ativista político Fábio Lopes ao pré-candidato a vereador por Patos, Jônatas Kaike (Republicanos) que entrou recente na disputa por uma vaga na Câmara. Fábio apareceu de altos papos neste fim se semana com o pré-candidato Maicon Minervino e já anunciou apoio a ele.

434141069_2761805233993290_8166188106575645057_n

O que terá acontecido nesse almoço? Comeram o que exatamente?

TROCANDO AS LETRAS

O vereador Marco César trocou o D (de Daniella) do PSD pelo B (de besta não tem nada) do PSB de João Azevêdo. Quando já se dava como certa sua ida para o PSD de Gustavo Ramos, ele surpreendeu a todos e preferiu ir para o girassol. Ele, na verdade, acabou surpreendendo a muitos já que antes estava conversando com o PSD e já tinha dado como certa a sua filiação em conversa com o Portal 40 Graus.

Imagem do WhatsApp de 2024-05.00.38_d5839854

Marco acabou também complicando a vida dos vereadores que migraram para o PSD. A chapa vem se definhando e perdendo força.

O RECADO FOI DURO 

Vazou um recado, meio misterioso, de um eleitor de nome Bosco, endereçado ao vereador Jamerson Ferreira.

048e85e200ac8585a1ddca4d1421e722

O recado parece ter sido claro e direto. Não acham?

A MALA PRETA CHEGOU

O aliciamento já iniciou na cidade de Patos, sobretudo após a abertura da Janela Partidária onde o preço de um parlamentar de mandato pode sair caro. Já teve vereador apregoando nos bastidores que lhe foi oferecido R$ 120 mil para pular de galho. Outro teria ganho uma proposta de R$ 70 mil. Teve até ex-vereador que caiu no ostracismo, mas que o aliciador lembrou dele. Teria oferecido 30 mil reais parcelados em duas vezes para que ele lançasse a mulher, já que tal partido estava precisando da força feminina. De pronto ele teria aceito e retirado já seu apoio a um pré-candidato.

saco dinheiro18

Tem como a Justiça Eleitoral fiscalizar atos nefastos como estes? Respondemos que não, a não ser, pela denúncia seguida de prova. É assim que o pleito vai sendo manchado mesmo antes de iniciar o processo eleitoral de fato. Imagina como será a campanha.

JUNTOS E MISTURADOS

As turmas do Republicanos e PSB andam se afinando em diversos municípios, talvez já de olho em 2026. O grupo de situação de Santana dos Garrotes (PB), liderado pelo atual prefeito do município, Dedé, definiu a chapa que concorrerá nas eleições deste ano. Paloma Kenned (Republicanos) e Aldeni Soares (PSB) foram confirmadas como pré-candidatas a prefeita e vice, respectivamente. Paloma já havia sido anunciada como pretensa postulante ao cargo majoritário por Dedé. Ela é sobrinha dele.

thumb (1)

O grupo terá apoio do governador da Paraíba, João Azevedo, bem como do diretório estadual do Republicanos.

JUNTOS E MISTURADOS II

Se no plano estadual são amplos adversários, Republicanos e MDB estão juntinhos em alguns municípios onde as questões caseiras e de cada local são respeitadas, Em Água Branca é assim. de um grande ato político na cidade de Água Branca, no Sertão do estado. O evento reuniu lideranças políticas para a formalização de filiações ao Republicanos e ao MDB, e a apresentação das pré-candidaturas a prefeita, vice-prefeito e a vereadores e dos dois partidos. O prefeito Tom e diversas lideranças, da cidade e de municípios da região lotaram o Ginásio “O Marcelão”, numa demonstração de união e força política da parceria Republicanos e MDB na cidade.

WhatsApp Image 2024-03-23 at 12.29.50

Durante o ato político, o prefeito Tom apresentou a sua pré-candidata a Prefeita, a professora Marluce Veras, do Republicanos, que é vice-Diretora de uma das creches da rede municipal; e do pré-candidato a Vice-Prefeito, o Médico Dr. Zezinho, pelo MDB. Também participaram do ato político o ex-Deputado Federal Pedro Cunha Lima; a Deputada Estadual Chica Motta; o Prefeito de Patos, Nabor Wanderley, além de lideranças políticas e comunitárias de Água Branca.

SEM O GURÍ NA DISPUTA

O ex-prefeito de Teixeira, Nego de Gurí, surpreendeu a muitos ao anunciar sua desistência da pré-candidatura a prefeito e apoio ao empresário Andrin Justino que foi candidato nas últimas eleições por lá ficando em terceiro lugar. Com essa movimentação, os dois ex-candidatos se juntam para derrubar o atual mandatário Wenceslau Marques que anda com a popularidade num buraco nem fundo.

Imagem do WhatsApp de 2015.26.25_67f70e1b

Andrin é um empresário bem sucedido do agronegócio e desenvolve outras atividades comerciais. No último sábado, um encontro de seu partido PSDB contou com a presença de Pedro Cunha Lima, bem como outras lideranças como Nego de Gurí (Republicanos). O evento foi considerado grande e capaz de assustar a situação. Não ouve ainda indicação do vice na chapa. Nego lança sua filha candidata a vereadora.

SURPRESA NO BONFIM

E é de São José do Bonfim de onde vem mais uma surpresa. O velho MDB dos ex-prefeitos Miguel Motta e Rosalba passaram para as mãos do seu maior adversário hoje na cidade, o empresário Jonielson Costa, que aportou do nada na cidade e lançou pré-candidatura a prefeito. O vereador Antônio de Carolina, que é oposição hoje ao grupo de Miguel, está nessa frente.

Imagem do WhatsApp de 212.09.00_e4c9e668

O senador Veneziano, presidente do MDB, vem comendo pelas beiradas e entrando em redutos onde deixaram espaço.

PSB MAIS FORTE

Agora com três vereadores, Nandinho, Willa da Farmácia e Marco César, o PSB cresce tamanho e mesmo apresentando muitas figuras novas para as próximas eleições, vem de fato com uma chapa mais competitiva. Se será o suficiente para reeleger os três vereadores e ainda outros nomes que cantam de galo, é outra história que só as urnas dirão. O fato é que não será fácil para ninguém, nem mesmo para quem apregoa apoio governamental.

Imagem do WhatsApp de 2024 08.39.38_20eb1591

QUE TAMANHO É ESSE?

Muitos ficaram surpresos com o tamanho da festa de filiação realizada pelo PSB de Patos no Patos Shopping já que até bem pouco tempo nem direção o partido tinha já que o presidente Adolfo não estava nem aí. E é de se estranhar mesmo. Qual o real tamanho do PSB em Patos? É a pergunta que muitos fazem. Na verdade, após os diretores do Hospital Regional assumirem a direção do partido, foi feita uma verdade salada mista. Muitos que são do Hospital se filiaram, ou foram obrigados a isso, e ainda lançaram seus nomes a vereança.

WhatsApp-Image-2024-03-22-at-18.57.23

E o que se viu sexta-feira foi isso. Presença maciça de funcionários da Saúde do Estado e gente do Republicanos de camisa amarela que foram lá fazer número. Ou seja, todo mundo sabe que o PSB de Patos não tem representatividade, tanto é que hoje nem vereador tem, muito menos capilaridade eleitoral para atrair tanta gente se não for pela força do contracheque estadual. Encher aquele espaço não é tarefa fácil.

CRESCENDO A CRISTA

Pedro Augusto 3

Depois do evento de sexta-feira, muitos do PSB já andam colocando o nome do médico Pedro Augusto como vice de Nabor Wanderley. Dizem que Pedro Augusto é o nome do PSB. Vão ter que convencer Nabor já que Jacob já parece ter sido o escolhido, mesmo muitos do grupo achando que o vice deveria ser um nome mais da cozinha, outro Pedro na verdade, Pedro Leitão. Pelo jeito também, os membros do PSB vão ter que convencer até o governador João Azevêdo que já teria dado o aval mesmo a decisão sendo do Grupo Motta.

PT CAMBALEANDO

O único vereador do partido deixou a legenda que ficou sem lenço e sem documento. Zé Gonçalves deve ter chegado à conclusão que com a chapa anunciada não teria condições de reeleição. Com isso, o partido dos trabalhadores fica cada vez mais fraco e mostra que nunca soube tirar proveito dos governos petistas. Foram cinco até agora e nem em Lula eles falam. É um partido sem expressão, silencioso e que vive no ostracismo na cidade.

Imagem do WhatsApp de 2 19.24.20_1e976997

Sem sair da toca para fazer política é sempre mais difícil. Passar quatro anos sem dá o ar da graça não resolve problema do povo e nunca vai crescer.

O PETISTA MASCARADO

A saída de Zé Gonçalves do PT, pré-anunciada pela coluna, pegou alguns de surpresa, no entanto, nós não. Para começo de conversa, Zé nunca foi petista da gema. Usou o partido como trampolim para conseguir seus intentos já que o PC do B nunca lhe deu essa condição. Apesar de defender Lula, mal falava no partido em Patos e nunca defendeu suas pautas enquanto legenda. Fazia sempre seu jogo egoísta de sempre. Sua saída é ruim para o PT. Segundo se apregoa, ele deve ir para o PC do B e ficar dentro da federação existente com PT. E qual lógica disso então? Vai continuar usando os votos do PT, mas em outro partido que compõe uma federação. A lógica vem da teoria de um petista: “Lá ele faz o que quer e controla todo mundo. Aqui ele nunca conseguiu isso”.

Ze goncalves 31

O próprio Zé admitiu que não foi o único a fazer essa movimentação antes de terminar o mandato dentro da legenda. Nos últimos vinte anos, o PT conseguiu eleger em Patos quatro representantes para a câmara de vereadores e, desses quatro, apenas o ex-vereador Edileudo Lucena (2001 a 2004 e de 2013 a 2016) conseguiu permanecer no PT até o final dos mandatos. Os demais, Bonifácio Rocha (1993 a 1996), Fernando Jucá (2017 a 2020) e, agora, Zé Gonçalves, não concluírem seus mandatos como filiados do PT na Câmara Municipal.

O GRUPO DA MORTE

A janela partidária já fecha na semana que vem e pelo menos três vereadores parecem de última hora encontraram seu destino. Jamerson Ferreira e Josmá Oliveira, apesar de passarem perrengue para encontrarem lugar, decidiram ir para o MDB de Veneziano e a Baronesa Priscila Lima. Os três estavam sim com dificuldades para serem aceitos em legendas diversas. Se assim não fosse, teriam sido os primeiros a migrarem para outra legenda. Já Emano Wanderley está num mato sem cachorro. Também foi rejeitado no MDB. A turma não aceitou sua filiação pelo fato dele ser situação e teria que pular do barco de Nabor. Entenderam que ele só poderia usar o partido para se eleger e minar os votos de gente mais fraca como os que estão entrando.

WhatsApp-Image-2022-06-02-at-11.44.43-1

Este já está sendo chamado de o grupo de morte pelo tamanho eleitoral. O buraco para estes é mais embaixo. Se correrem o bicho pega, se ficarem o bicho come e ainda traçam todos. Vão deixar Patrian à deriva?

REAL TAMANHO

Pesquisas fabricadas ainda tentaram subir a popularidade da odontóloga Rivana Medeiros. As consultas sempre a colocava num patamar que nunca existiu, com boa intenção de voto para prefeita de Patos. E a cada pesquisa, o próprio povo perguntava: quem é essa? Pois bem, ela é filha dos ex-prefeitos Rivaldo e Geralda Medeiros e pode rebaixar a intenção nessas eleições. Ao invés do sonho de prefeita assim como os pais, pode sair candidata a vereadora, em Patos, nas eleições de 2024, e dentro da base política do prefeito, Nabor Wanderley.

393fc65c-b177-44b8-9687-11101601b812

Mesmo sendo filha de dois dos mais tradicionais gestores da cidade, Rivana nunca disputou mandato eletivo na cidade de Patos. Ela acompanhou parte da vida pública de seus pais, nos anos 80 e 90, e trabalhou em algumas campanhas de seu irmão, Bertrand Freire Medeiros, mas nunca se envolveu com as coisas de Patos. Assim fica mais difícil mesmo né.

O ENGODO DA SEMANA

Imagem do WhatsApp de 2024-23.40.28_1365022e

« Voltar

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os conchavos da chapa de João e o beiço dos vereadores

TERÇA-FEIRA, 10

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: As cartas de Maikon e o intruso comilão

Veja também...

PARAIBANO 2025

Nacional e Esporte de Patos empatam no 1º duelo das quartas do Paraibano Sub-20

MISTÉRIO

Veículo é encontrado em chamas e tombado na Zona Rural de Catingueira

SUCESSO

Quem é o descobridor de Marília Mendonça e dono de 50% das músicas da artista