Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: A bomba política de Érico e a esperança inútil da oposição

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 24 de Julho de 2023


PATRIMÔNIO CULTURAL

Justíssima propositura. De autoria do vereador Decilânio Cândido da Silva, Décio Motos, do (Solidariedade), a Câmara Municipal de Patos aprovou na Sessão Ordinária desta quinta-feira (20.07) o Projeto de Lei Nº 112/2023 que estabelece Patrimônio Cultural Imaterial do Município, os eventos vespertinos realizados no Coreto II no período dos festejos juninos promovidos pelo município no Terreiro do Forró, tradicionalmente conhecido por ‘Tardinha do Coreto ou esquenta junino’ que acontecem sempre após às 17h. “Uma tradição que nasceu juntamente com o São João de Patos e que é apreciado por todos, especialmente os turistas que procuram a nossa cidade no período dos festejos.”, justificou o autor da matéria, aprovada por unanimidade em 2ª e última votação.

67fc65933c4f7905ddb8d9699725ac45344f82e8

Como pensar o São João de Patos sem as Tardinhas do Coreto? Impossível. Parabéns ao vereador Décio pelo reconhecimento ao trabalho do baluarte do ramo da gastronomia, Mestre Dias.

APOIO DO DINO

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública e representante do PSB na Esplanada dos Ministérios, defende a importância da entrada do Centrão no governo como uma medida positiva para fortalecer a base política do Palácio do Planalto. Segundo ele afirmou em entrevista ao jornalista Sergio Roxo, do Globo, a presença do Centrão aumentaria o comprometimento desse grupo nas votações no Congresso, baseando-se na “ética do resultado”. No entanto, sua visão contrasta com a posição do presidente de seu partido, Carlos Siqueira, que critica a aliança com partidos que apoiaram o governo Bolsonaro.

20230721140716_62a54b394d2e7719ef8d628bc767fd944fdf102ccd7cd1c7ac90f412642fd644

Flávio Dino explica que o espaço ocupado pelo PSB no governo não é exclusivamente uma questão de representação partidária, citando exemplos de membros como Geraldo Alckmin, que está no ministério devido a suas conexões econômicas. O ministro considera sua atuação política mais abrangente e acredita que a entrada do Centrão aumentaria o compromisso político com o governo, dada a força do Congresso atualmente.

CALÇADO TORADO

A pouca divulgação aliada a falta de conhecimento dos produtos que são comercializados no Centro de Comercialização de Calçados de Patos está levando os comerciantes a acreditarem que logo logo o local será fechado por falta de circulação diária de clientes e consequentemente de vendas. O empreendimento inaugurado há menos de um ano, em outubro passado, em comemoração ao aniversário de 119 anos de emancipação política do município, numa parceria do Governo do Estado com o Município, era um antigo anseio do setor calçadista que reclamava da falta de um espaço apropriado para mostrar o que Patos tem de melhor em sua produção calçadista.

Centro de Calcados

Ao invés de ser algo benéfico, vem se transformando em problemas para o setor. É preciso ser feito algo e com urgência.

BOMBA NA OPOSIÇÃO

Caiu como uma bomba na cidade a informação trazida em primeira-mão pelo Portal 40 Graus de que o médico e ex-deputado Érico Djan e sua esposa, advogada Germana Wanderley, estão indo para o seio da situação e se juntando ao grupo que irá apoiar a reeleição do prefeito Nabor Wanderley. A notícia foi a mais comentada deste último sábado quando tão logo acabou a reunião na Granja do Prefeito a reportagem do 40 Graus publicou com exclusividade. Este foto foi tirada na Granja do prefeito Nabor logo após a reunião. Nela estão Germana e sua advogada Fabiana Simões, além de correligionários do prefeito Cássia Freitas e o vaqueiro. Olha o tamanho da felicidade de Germana.

Imagem do WhatsApp de 2023-016.07.16

Vale ressaltar que a coluna já havia dito no período junino que haviam conversas nos bastidores para que tal operação fosse concretizada.

ESPERANÇA INÚTIL

ca27b6eafe379edebb0cb0c15a2cba14 (1)

Apesar do anúncio do apoio do casal Érico e Germana não ter sido feito ainda, é só questão de tempo para isso acontecer. Muitos ainda duvidam que isso possa acontecer. Enquanto isso, a oposição de Patos que ficou desnorteada com a informação, ainda nutre a esperança que a informação não seja verídica. Mas tão logo terminou a reunião, Germana tratou logo de aparecer ao lado da advogada do seu grupo Fabiana Simões, e correligionários de Nabor ainda na granja.

JUNÇÃO IMPOSSÍVEL

Muitos da oposição, completamente desarrumada, ainda tem a expectativa de juntar todos num só palanque. Praticamente isso se torna impossível diante dos tantos interesses conflitantes e cabeças com ideias completamente desconectas uma das outras.

Imagem-do-WhatsApp-de-2023-05-05-as-17.27.26

Querer juntar a extrema-direita, Ramonilson Alves, turma de Érico, Cicinho Lima e outros num só palanque é tarefa tão difícil quanto defender Bolsonaro da sua inelegibilidade.

VIRADO NUM TRACO

Ao saber que Germana Wanderley estaria prestes a anunciar apoio a Nabor, o pretenso candidato a prefeito de Patos, Cicinho Lima, teria ligado para ela virado num siri. Segundo interlocutores ouvidos pela coluna, a conversa não teria sido muito amistosa e em tom ríspido por parte do cantor que espera tal apoio para fortalecer seu sonho de ser uma opção real em 2024. Até a irmã que agora faz parte da realeza belga, a Baronesa Priscilla teria também enviado mensagens para Germana que parece não ter dado muito ouvido não.

Cicinho lima

Germana parece não ter dado muita atenção nem se mostrou disposta a ser convencida pelas palavras vãs do cantor. Segue firme pelo visto.

BOM PARA OS DOIS

Segundo avaliação de analistas políticos ouvido pela nossa coluna tão logo foi divulgada a informação de que Érico e Germana irão apoiar Nabor nas próximas eleições, o movimento político seria interessante para os dois lados e mais fácil de se explicar já que os dois grupos nunca foram ferrenhos adversários. Enquanto deputados estaduais na mesma legislatura, Érico e Nabor sempre mostraram muito respeito um pelo outro e não se viu da parte de nenhum, críticas exageradas, muito pelo contrário, os dois até apareceram em luta por pleitos em comum por Patos já que os dois eram da base do governador João Azevêdo.

Politicamente os analistas entendem que Germana que pretende seguir na política terá um ganho, bem como Nabor abala as estruturas da oposição e ganha um forte aliado.

ELE ESTÁ VOLTA

Arrodeio para cá, arrodeio para lá. Ele já é visto novamente em quase todas as inaugurações da gestão Nabor, posando mais sempre ao lado do deputado Hugo Motta a quem deve muita coisa, inclusive grande admiração. Pelo visto, o multiprofissional, por ter mais de 10 formações em profissões diferentes, Adauto Pereira, já está de malas prontas pra voltar ao Grupo Nabor.

Imagem do WhatsApp de 2023-0711.28.13

Segundo amigos próximos nos confidenciaram, ele estaria convencido que este é o seu lugar depois de tantas frustrações e amarguras sofridas por ter apoiado Bolsonaro, Ramonilson e outros. Ele estaria certo que no Grupo foi o lugar onde ele teve felicidade plena.

Embora não tenha tido ainda oficialização, os setoristas de plantão já dão como certa a sua volta. E diz ele que é pra ficar de onde nunca deveria ter saído.

MICK JAGGER DO SERTÃO

Ele já está sendo chamado de Mick Jagger do Sertão, pois desde que o empresário Brother apareceu em um jogo do Flamengo no Maracanã, o time só fez perder ou empatar. Para completar, empatou com o lanterna América neste sábado em pleno Maracanã diante de mais de 65 mil torcedores.

Imagem do WhatsApp de 2023-0711.02.41

TUDO APAGADO

Preocupante a situação vivida na cidade de Patos com os constantes furtos de lâmpadas de postes. A Polícia ainda não conseguiu identificar os meliantes? Em uma das ações, eles aparecem agindo no bairro Maternidade na maior tranquilidade do mundo. Segundo Célio Leitão, mais de 200 lâmpadas já foram furtadas principalmente nos bairros, Santo Antônio, Guanabara e Maternidade.

ABSURDO NA SAÚDE

Pelo menos 36 milhões de vacinas compradas pelo governo Bolsonaro foram herdadas pela gestão Lula já vencidas ou prestes a perder a validade, sem prazo suficiente para o uso. Como resultado, o Ministério da Saúde, incinerou essas doses no primeiro semestre deste ano, numa média de 200 mil doses descartadas ao dia.

3ea70f46-311e-4593-9a4a-d96101d59b72-jpg

O levantamento, feito pela coluna do jornalista Guilherme Amado com base em dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, mostra que, de janeiro a junho, o ministério incinerou 36,6 milhões de doses de imunizantes. A cada 10 doses de vacina descartadas, nove venceram ainda em 2022, quando o Ministério da Saúde era comandado pelo paraibano Marcelo Queiroga, ou até março deste ano.

« Voltar

TERÇA-FEIRA, 10

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: As cartas de Maikon e o intruso comilão

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A gota d'água de Brother e o tiro errado em Hugo

Veja também...

TRÁGICO

Caminhão e caminhonete colidem no loteamento Cidade do Sol, em Patos

NO SERTÃO

Décio diz que respostas concretas do Executivo foram os destaques do primeiro período legislativo

NO SERTÃO

Fatima Bocão avalia que 1º período legislativo foi marcado por importantes audiências públicas