TRAGÉDIA ECONÔMICA
PATOS, EU CUIDO
Após comentário nosso cobrando anúncio e maior divulgação, finalmente a Prefeitura de Patos por meio da Secretaria de Serviços Públicos lançou na última sexta-feira a campanha "Patos, Eu Curto, Eu Cuido!", que tem o intuito de conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo, e que somente com a colaboração da população é possível combater o descarte incorreto de lixo. O lançamento ocorreu entre as ruas Tiburtino Leite e Cônego Bernardo, onde o prefeito Nabor Wanderley ressaltou que o espaço antes utilizado para depósito de lixo, agora receberá uma visita de técnicos da Prefeitura para a construção de uma praça.
NO COMPASSO DO JEGUE
Afeito a se levantar de madrugada, entre as 4h e 4h30, quem conhece o prefeito Nabor Wanderley sabe que ele é obcecado por trabalho e sempre num ritmo frenético com tomada ligada nos 220 volts. No entanto, alguns secretários não têm esse ritmo e por mais que ele os dirija, é evidente que a sua administração ainda está mais no compasso do jegue. Repito, não por sua vontade ou aceleração, mas muito mais pela lerdeza e incapacidade de alguns auxiliares que não acompanham seu ritmo sempre acelerado do chefe.
PREDESTINADO E OBSTINADO
Caso o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, inaugure mesmo a UPA do Jatobá em janeiro de 2022, conforme prometido pelo secretário Leônidas Dias, vai cumprir sua promessa de abertura da obra que passou dez anos paralisada e calar a boca de muitos céticos que não acreditavam mais no sonho nem em sua palavra. É bom que se diga que a inauguração só vai atrasar porque a Energisa pediu cerca de 60 dias para fazer a instalação do transformador. Ainda neste mês de novembro haverá instalação do equipamento de oxigênio, gerador e a demanda da parte elétrica.
Após passagem de outros cinco prefeitos, Nabor vai ser quem começou e terminou a obra. Predestinado e obstinado.
SUSPENSÃO DE SUBVENÇÕES
ENCRENCADO
Uma decisão do juiz Marcos Antônio Mendes de Araújo Filho, da 8ª Vara da Justiça Federal, determinou o bloqueio de R$ 34 mil em bens do ex-prefeito da cidade de Piancó, Francisco Sales de Lima Lacerda; da construtora Rangel e Sousa Construções e Serviços; e de mais duas pessoas: André Pinheiro de Almeida e Lúcio Antônio Rangel de Figueirêdo. O Ministério Público Federal alega que a construtora foi contratada para construir uma quadra poliesportiva de uma escola, mas uma vistoria técnica constatou que apenas 21,72% dos serviços foram feitos – percentual que seria incompatível com os valores pagos pela prefeitura.
OS RATOS E O BOLSOLÃO
Em entrevista ao The Intercept Brasil, o deputado Waldir Soares de Oliveira (PSL), ex-aliado de Bolsonaro, e mais conhecido como Delegado Waldir, revelou os bastidores da eleição que levou Arthur Lira (PP) à presidência da Câmara dos Deputados. “A promessa de R$ 10 milhões em emendas do orçamento secreto para cada deputado que votasse em Lira. É o Bolsolão, o esquema de compra de votos do governo Bolsonaro”, diz um trecho da reportagem do The Intercept.
LUTA DE SEMPRE
A ex-deputada estadual Francisca Motta já é vista novamente em diversos eventos da edilidade local. Após passar anos na surdina, tem optado mais pela presença em eventos da Saúde e Ação Social. Sempre foram suas maiores bandeiras de luta e tem frisson por estas áreas. Segundo apurou a coluna, já tem 14 prefeitos lhe dando sustentação, apoio do deputado Hugo Motta (seu neto), e o maior deles: o seu trabalho.
No auge dos seus 81 anos, Francisca mostra ser uma mulher com muita saúde e com a garra de sempre. Invejável.
DEGOLA TUCANA
As prévias do PSDB neste domingo não deram vitória ainda a nenhum candidato por conta da suspensão da votação, mas o que poucos sabem é como votaram(ão) os caciques do partido da Paraíba. Segundo apurou a coluna, o presidente estadual, deputado federal Pedro Cunha Lima e seu pai, ex-governador vota na candidatura do governador Eduardo Leite enquanto o deputado federal Ruy Carneiro no governador João Doria. Segundo assessores, “o voto de Cássio divergente de Doria causou reação de decepção do governador Paulista pelas relações que sempre nutriu com o ex-senador da Paraíba”.
TROCA DE NOMES
O projeto de Lei n° 4102, de 2021, está em tramitação no Senado Federal, altera o nome do Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, na Paraíba, para Governador José Maranhão. O projeto altera a Lei n° 3.795, de 2 de agosto de 1960. A ementa é de iniciativa da senadora Nilda Gondim (MDB/PB) e está em tramitação no Senado Federal. José Maranhão morreu em fevereiro de 2021 em decorrência da Covid-19. Vai abaixo a nossa avaliação sobre o assunto.
SE CUIDA CANÁRIO
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) já começa a projetar o calendário de competições para o próximo ano. A previsão é para que a rodada de abertura da 1ª divisão do Campeonato Paraibano de 2022 aconteça entre os dias 5 e 6 de fevereiro. A informação é do diretor de Competições da entidade, Gustavo Trindade.
Em resposta a nossa coluna que mostrou a preocupação com a conclusão da reforma do Estádio José Cavalcanti e possível prejuízo ao Nacional de Patos que pode ficar sem torcida ou sem estádio mesmo, o novo presidente do clube, Rodrigo Nóbrega, disse que o problema já estava sendo revolvido. Não disse como nem quem estava resolvendo. A preocupação partiu de uma fonte da prefeitura que garante que o Nacional deverá sim ter problemas no próximo campeonato por conta dessa questão. Bom, quem avisa amigo é.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar