Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: O perigo das pretensões de Cicinho e as intenções do eleitor

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2023


CANÁRIO MAIS FORTE

O Nacional de Patos perdeu para o Ferroviário por 3 a 1 pela partida de volta, em Fortaleza, neste domingo, e deu adeus à Série D do Campeonato Brasileiro nas oitavas de final. No entanto, há de se elogiar e enobrecer o trabalho do Canário do Sertão pela campanha que a maioria nem esperava que ele fosse fazer, indo inclusive tão longe. Faltou pouco para sonhar com a Série C. Apenas mais duas partidas e o acesso estava garantido. Que este trabalho possa ter prosseguimento ano que vem. A única dúvida é quem arcará com as atuais dívidas que ficarão e se Suélio Félix estará disposto a encarar mais um ano árduo bancando boa parte dessa cara estrutura.

20230820173920_IMG_8146

Talvez ano que vem se monte um elenco melhor e mais barato com uma folha mais enxuta. Os erros do Paraibano talvez tenham ficado como aprendizado pela pouca experiência do começo no futebol.

ELA VAI LONGE

A Paraíba está muito perto de ter sua primeira árbitra no quadro da FIFA. Ruthyanna Camila, do quadro de árbitros da Federação Paraibana de Futebol (FPF), foi convocada e fará testes físicos em busca da vaga. Os testes acontecerão em setembro, em João Pessoa. Ruthyanna Camila tem 28 anos, é natural de Natal, mas mora em Patos há 12 anos e se sente mais que paraibana. Ela vem sendo um dos destaques do quadro de árbitros da FPF-PB nas últimas temporadas. Eleita melhor árbitra do Campeonato Paraibano de 2022, agora ela está cada vez mais perto de chegar ao quadro da FIFA.

ruthyannacamila2-e1692546830950

Alguém ainda duvida que ela vai conseguir? A jovem vem quebrando recordes e transpondo inúmeras barreiras a base de muita força de vontade e talento.

SEMELHANÇAS

E qualquer semelhança é mera coincidência com a nossa terra.

QUARTEIS EM CHAMAS

A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas despencou desde o final do ano passado, conforme demonstra trecho da mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (21). O levantamento revela que, no período entre dezembro e agosto, a proporção daqueles que dizem “confiar muito” nas instituições militares diminuiu de 43% para 33%. Enquanto isso, o agrupamento daqueles que declaram “confiar pouco” ou “não confiar” na instituição aumentou de 54% para 64% ao longo desse intervalo. As Forças Armadas emergiram como a única entidade cuja avaliação junto ao público sofreu uma mudança significativa, ultrapassando a margem de erro estimada para o estudo (2,2 pontos percentuais), em comparação com a pesquisa anterior.

Forcas_Armadas

Essa redução na estima dos brasileiros em relação aos militares surge após a vinculação de elementos de natureza golpista com os quartéis.

BRIGA NO CIDADANIA

O dirigente do Cidadania na Paraíba, Nonato Bandeira, que é secretário de Comunicação do Governo do Estado, repreendeu o presidente nacional da legenda, Roberto Freire, durante uma reunião virtual do partido neste sábado (19). Nonato chegou a afirmar que Roberto “destruiu o Cidadania na Paraíba”.

A reunião foi marcada por momentos de bate-boca e tensão entre membros da sigla que querem tirar do comando Freire, que está como presidente há 31 anos. Uma resolução chegou a ser votada e por 13 votos a 11 venceu a proposta para convocar o diretório nacional do Cidadania e fazer a reestruturação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Estadão 🗞 (@estadao)

 

BAIXA IMPORTANTE

Depois de uma série de filiações de prefeitos o MDB do senador Veneziano Vital (MDB) amargou uma ‘baixa’ essa semana. O prefeito de Gurinhém, Tarcísio Saulo de Paiva, deixou o partido para se filiar ao PSB do governador João Azevedo. A mudança foi pavimentada através do vice-presidente estadual do PSB, o chefe de gabinete do Governo da Paraíba Ronaldo Guerra. Os socialistas agora contam com 73 prefeitos. Já o MDB de Veneziano, que filiou também essa semana a prefeita de Uiraúna, Leninha Romão, tem 27 chefes de executivo.

guerra

A ‘briga’ por prefeitos é um indicativo de busca por fortalecimento dos partidos para as eleições de 2024 e, também, uma perspectiva de base para 2026.

FORÇANDO A BARRA

Os baloneiros de plantão andam forçando a barra para que a oposição esteja de fato num só palanque ano que vem em Patos na esperança de ter uma chapa que possa pelo menos proporcionar uma disputa na terra de Major Migué. No entanto, ainda sustentamos que para isso ocorrer, muitos terão que deixar seu ego de lado e pensar em grupo. Algo ainda muito distante.

Cicinho e Ramonilson 2

Ao posar ao lado do cantor Cicinho Lima, pretenso candidato a prefeito, o ex-juiz Ramonilson teve logo seu nome especulado para formar chapa com ele, no entanto, tratou de botar logo panos quentes. Ramonilson disse que foi uma foto casual, feita em um evento festivo, quando ele foi prestigiar a festa de aniversário do amigo e empresário Brother Construtor.

Segundo Ramonilson, foi uma honra estar ao lado de Cicinho Lima, filho do grande Pinto do Acordeon, da viúva do artista e de outros amigos, mas sobre fechamento de chapa, candidaturas, “é muito cedo para se ter um posicionamento”, disse ele.

PRETENSÕES PERIGOSAS

A verdade é que as futuras pretensões do cantor Cicinho Lima na cidade podem lhe custar caro, caso seja esta mesmo sua intenção. Chegará a hora, e não vai demorar muito, para o governador João Azevêdo dar-lhe o ultimato para ele decidir: ou fica no governo e não causa problemas ele e seus aliados de primeira hora (Grupo Motta) ou saia do governo e siga seu destino. Cicinho hoje nada mais é que o número dois da Cultura no Estado ocupando importantíssimo cargo no governo João: Secretaria Executiva de Cultura.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-) 14.49.36

Se insistir na empreitada, logo em breve, vai ter que dançar forró em outro lugar.

FOTO INÚTIL

Se a intenção de Cicinho Lima era apenas agradar ao chefe posando ao seu lado, até aí não existem problemas. Mas se for tirar dividendos políticos deixando transparecer que João Azevêdo está com ele nas suas pretensões políticas, pode tirar o cavalo da chuva. João tem alianças fortes que ele sabe que irá precisar delas em 2026 caso seja candidato a senador e passa por uma chapa com o Republicanos que foi decisivo para sua reeleição em 2022.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-114.34.02

Ele não vai trocar isso por aventuras meu caro.

A FOTO DO BOLO

A reunião de praticamente o que ainda resta da oposição fragmentada de Patos em um só recinto, pode ter sido apenas para repartição de bolo mesmo, que era azul inclusive. Bolsonaristas se reuniram para cortar o bolo de aniversário de Brother Construtor. Todos de oposição a João Azevedo, Lula e o Grupo Motta que agora também é Lula. Ramonilson Alves, ao lado de Josmá Oliveira, Sargento Patrian, Cicinho Lima, Edmilson Brother e Jamerson Ferreira.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-2022.50.42

No entanto, uma fonte do PSDB garante que Ramonilson, embora ainda não tenha dito ainda que é candidato a prefeito, não abrirá mão da cabeça de chapa e se quiserem aliança, terá que ser em torno de seu nome. E que também não está disposto a embarcar em aventuras políticas apoiando qualquer nome.

Portanto, a fonte do PSDB diz que esta foto poderá não ser a de campanha em 2024. Trocando em miúdos, o ego ainda fala mais alto para todos eles.

DE CAMBÃO

O Instituto Patoense de Opinião Pública (IPOP) realizou mais uma pesquisa para prefeito de Patos no dia 15 de agosto. E o resultado ainda é bastante confortável para o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) que venceria a eleição, se fosse hoje, dando de cambão em qualquer candidato da oposição.

Pesquisa pres

 

Acesse a pesquisa completa aqui:

Pesquisa Prefeito Patos IPOP.pdf

 

A IMAGEM DA SEMANA

Imagem do WhatsApp de 2023-08-116.27.18

O chargista Régis Soares sempre arrasa.

« Voltar

TERÇA-FEIRA, 10

TERÇA, 10 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: As cartas de Maikon e o intruso comilão

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A gota d'água de Brother e o tiro errado em Hugo

Veja também...

MAIS SAÚDE

Paraíba recebe 49 novos profissionais do Mais Médicos

FRIO DEMAIS

Frio: termômetro registra 15 °C em cidade da Paraíba

POLÊMICA

Lula reage a tarifa de Trump e promete resposta com base na ‘reciprocidade’: 'Brasil não será tutelado'