SEM PERDER CHANCE
E o senador Veneziano Vital do Rego não perdeu a oportunidade para mesmo ao lado de bolsonaristas mandar seu famoso recado através de sinais fazendo o L e V ao mesmo tempo em alusão a sua marca e a do presidente Lula. Ao que parece, Efraim Morais e seu filho deputado estadual George Morais não esboçaram reação alguma.
CORO ENGROSSADO
Um coro bastante engrossado foi ouvido nesta segunda-feira (10) em Campina Grande durante evento de posse da nova diretoria municipal do Republicanos. Alguns dos deputados mais importantes da legenda falaram juntos que Romero Rodrigues é o melhor nome para disputar a prefeitura da cidade.
O presidente estadual da legenda e deputado federal, Hugo Motta, fechou o coro. "Você conseguiu equilibrar fez a parte política não deixou seus aliados. Fizemos o convite porque confiamos em você. Nós do Republicanos teremos muito prazer e alegria em ter você nos nossos quadros, não só para discutir Campina Grande, mas discutir toda a Paraíba. No momento certo irá tomar a decisão, mas uma coisa ele já sabe, estaremos juntos", falou.
O deputado federal Romero Rodrigues foi o centro das atenções do Republicanos de Campina Grande. Contudo, ele não confirmou filiação ao partido. Um interlocutor disse a coluna que ele vai esperar o momento certo para anunciar.
DE OLHO NO VALE
E já tem movimentação no Vale do Piancó com vistas às eleições do ano que vem. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, anunciou, no último sábado (08), apoio à pré-candidatura do médico Azif Lemos (Republicanos) a prefeito de Itaporanga nas eleições municipais de 2024. Adriano e o deputado federal Murilo Galdino foram recepcionados por Dr. Azif, como é conhecido o pré-candidato, em sua residência.
Além de Adriano e Murilo, a reunião contou com a presença de várias lideranças políticas de Itaporanga, a exemplo ex-prefeito Audiberg Alves; a ex-candidata a prefeita, Naura Ney; o vereador Arlington Queiroz; o presidente municipal do Republicanos, Zé Armando (neto do ex-prefeito Will Rodrigues), e o empresário Jonathan Estevam.
PARTINDO NA FRENTE
E em Condado, ocorreu neste domingo, 09/07, uma reunião com lideranças políticas da oposição já em preparação para ano que vem. Na oportunidade, os nomes dos ex-prefeito Antônio de Pádua e o ex-vereador Cristiano para comporem a chapa de oposição a prefeito em 2024. A reunião ocorreu no Sítio Pedra d’Água, de propriedade do Professor André Leite, filho do saudoso vereador Neguinho de Genival. A reunião contou com a presença de inúmeras lideranças políticas da cidade, dentre eles a líder Xiruca, que foi candidata vice-prefeita nas eleições 2020, bem como os vereadores Toinho Neves, Borel e João Linhares.
Apesar de condenações, há quem diga que Antônio de Pádua continua sendo um nome forte na cidade.
MUDANÇA DE RUMO
E em Patos começou a pré-temporada de pedras ao vento. Já surgem possibilidades de pré-candidaturas a prefeito mesmo sem ninguém ainda as ter colocado no tabuleiro. O jornalista Jamerson Ferreira soltou a informação que o suplente de deputado Cicinho Lima deverá ser candidato a prefeito de Patos. Cicinho ainda não se pronunciou. Ninguém sabe se de fato há esta intenção.
Meses atrás, Cicinho falou que estava fechado com o prefeito Nabor Wanderley ano que vem. Será que mudou de opinião. Cicinho inclusive foi visto no Café da Manhã Junino oferecido pelo prefeito tirando com foto com ele e com o deputado Hugo Motta. Dizem as más línguas que a Baronesa Priscilla estaria disposta a gastar tudo para derrotr Nabor. Deve ser o efeito da bebida do São João ainda.
NANICO SEM MORAL
O jornal Estado de S. Paulo classificou o ex-presidente Jair Bolsonaro, em editorial publicado neste domingo, como um “nanico moral e político”, após sua tentativa de liderar uma rebelião contra a reforma tributária. “Sempre houve especulações sobre o real tamanho que Jair Bolsonaro teria na vida nacional após deixar a Presidência da República. O tema ganhou novo destaque após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos. Qual será de fato o papel do ex-presidente na política brasileira? Sem poder se candidatar, qual será sua influência na vida nacional? Nesta semana, o assunto saiu do campo da especulação e pôde ser observado na realidade”, aponta o texto, que trata da tentativa de sabotar a reforma tributária.
“Bolsonaro nunca foi capaz de articular politicamente setores e grupos da sociedade. Basta ver sua trajetória de trocas contínuas de legendas e o fracasso, mesmo estando na Presidência da República, na hora de criar seu próprio partido. Uma coisa é organizar motociatas ou ter muitos seguidores (e robôs) nas redes sociais. Outra, bem diferente, é exercer uma efetiva liderança política, congregando interesses por meio de ações políticas coordenadas”, prossegue o autor. “Se é triste constatar a diminuta dimensão moral e política de quem ocupou a Presidência da República por quatro anos, é alvissareiro reconhecer que Jair Bolsonaro volta a ter agora o exato peso que sempre mereceu ter. A mais cabal e rigorosa irrelevância”, finaliza.
MUDANÇAS NA VARA
A 8ª, 11ª e 14ª Varas da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), localizadas nos municípios de Sousa, Monteiro e Patos – respectivamente – terão novos magistrados a partir do próximo dia 12 de julho. As mudanças, autorizadas e anunciadas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), serão realizadas a pedido, com base no critério de antiguidade.
Conforme o ato nº 577/2023, da presidência do TRF5, o juiz federal Rodrigo Maia da Fonte, anteriormente lotado na 11ª Vara da JFPB, foi transferido para a 32ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco, preenchendo a vaga deixada pelo juiz federal Felipe Mota Pimentel de Oliveira. Diante disso, o magistrado Rafael Chalegre do Rêgo Barros, que atuava na 14ª Vara (Patos), foi removido para a 11ª Vara (Monteiro), assumindo o lugar anteriormente ocupado por Rodrigo Maia da Fonte. Já o juiz federal Thiago Batista de Ataíde, que exercia suas funções na 8ª Vara (Sousa), foi transferido para a 14ª (Patos), em substituição a Rafael Chalegre do Rêgo Barros.
APELO CULTURAL
O ex-secretário de Cultura no governo do PMDB, vereador Jamerson Ferreira, vem lamentando a falta de apoio na formação de novos músicos para substituir os que se aposentam. "Salvem a Filarmônica 26 De Julho!". Apelo foi feito pelo vereador Jamerson Ferreira (Podemos) Ferreira também cobrou o cumprimento da promessa de aquisição de um ônibus para a banda feita há 10 anos.
Não tínhamos conhecimento que este patrimônio cultural estava nessa situação. Justo no governo de quem mais investiu nela?
LUZ NO CENTRO
O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada com líderes partidários da Casa para agradecer as "importantes votações" e o empenho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na aprovação da Reforma Tributária, não foi à toa. Nossa coluna recebeu a informação que o motivo era outro. Aproximar mais ainda o governo do Centrão. Após pouco mais de sete meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) finalmente encaminhou um acordo potencial para a integração do Centrão à base aliada do governo no Congresso Nacional.
Lula se comprometeu a acomodar o grupo político liderado por Lira em cargos na Esplanada dos Ministérios. Essa aproximação com o Centrão começou a ser costurada na quarta-feira, quando deputados do bloco, pertencentes a partidos como PP, Republicanos, União Brasil, PSDB e até o PL, se reuniram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).
E o sorriso do deputado federal Hugo Motta (PB), líder do Republicanos na Câmara, presente na reunião também tinha um motivo. Ele tem sido um dos mais agraciados com liberação de emendas do Governo Lula.
PROFESSOR PIOR QUE TRAFICANTE
Após ficar meses no calabouço por conta da derrota do seu pai, ele atacou de novo. Eduardo Bolsonaro (PL) atingiu o assunto mais comentado do Brasil no Twitter após viralizar sua fala afirmando que “professores doutrinadores” são piores do que traficantes de drogas. O discurso foi promovido em um evento pró-armas neste domingo (9), em Brasília.
Nas redes, internautas rechaçaram o conteúdo da fala. “Ele está querendo” requentar o café”. Não sobrou mais assunto para a Extrema direita a não ser falar do Maduro, Comunismo, banheiro unisex”, disse um internauta.
E o prêmio de comentário mais fascista e imbecil do fim de semana vai para… Eduardo Bolsonaro ao dizer que professor doutrinador é pior que traficante.
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 9, 2023
A tática da extrema-direita é criminalizar quem eles encaram como adversários. Se professor é pior que traficante, então pau… pic.twitter.com/7eK9bvXXwE
« Voltar