Compartilhe

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: Os conchavos da chapa de João e o beiço dos vereadores

Por Vicente Conserva - 40 graus    Segunda-Feira, 7 de Julho de 2025


INTELIGÊNCIA NO TRÂNSITO

centro de Patos

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Patos prepara uma novidade para o trânsito da cidade. Dentro em breve estará instalando no cruzamento da Catedral semáforos temporais e luminosos. Quando abrir, ele ficará todo verde, por exemplo, inclusive o poste que dá sustentação ao aparelho. A informação foi dada em primeira-mão pelo superintendente Elucinaldo Laurindo que ainda revelou que lombadas eletrônicas serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

HIPOCRISIA TEM NOME

O senador paraibano Efraim Filho, líder do União Brasil, fez declarações contundentes numa entrevista ao jornal “O Globo” sobre a atuação do governo Lula e da bancada do PT nos embates que estão ocorrendo com o Congresso Nacional. Para ele, o Partido dos Trabalhadores não tem base sólida e o Legislativo não aceitará o que classificou como “gastança desenfreada” voltada a projetos eleitorais do Executivo. Segundo Efraim, o governo precisa definir se optará pelo diálogo ou pelo confronto na relação com o Parlamento, sendo infrutífera a tentativa de aprovar pautas “à força” após derrotas consecutivas, a mais impactante a que foi infligida ao reajuste do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o que levou o Planalto a recorrer ao Supremo Tribunal Federal para reverter o resultado desfavorável.

Encontro-informal-reune-tres-partidos-de-oposicao-0021154500202507071002-8

Efraim informou que a recém-anunciada federação entre União Brasil e Progressistas (PP) trará mais independência na relação com o governo. Por que o nobre senador não entrega os cargos dele e do seu partido? Está na hora do presidente chamar o feito a ordem e saber quem de fato está com ele, inclusive, para o ano que vem.

ENQUANTO ISSO...

... Enquanto critica o governo Lula, o senador Efraim Filho (União Brasil) conseguiu em emplacar mais um cargo no Governo Federal. Ele indicou Irlen Guimarães Filho para assumir 13ª Superintendência Regional da Codevasf e conseguiu a vaga. fora o ministro das comunicações q é do UB e próximo a Foquito.

O TIC TAC

Um auxiliar do prefeito Nabor Wanderley foi visto em uma praça de alimentação de um shopping da cidade conversando com o médico Érico Djan e o empresário Junior Brandão. Ao ver que estava sendo observado de longe, o dito cujo começou a dá um tremelico no pescoço, uma espécie de tic tac. Ele se apressou logo de sair da roda, mas o disfarce já tinha sido descoberto.

foto-galeria-projeto-patos-shopping-01

Qual será o teor da conversa?

LADO A LADO

Não é mais esconderijo a tática usada pela base de João Azevêdo para emplacar a chapa majoritária. Os nomes estão definidos entre ele, Lucas Ribeiro e Nabor Wanderley. Os três vêm andando juntos por todo o Estado. Se vai dar certo só o tempo e o povo dirão.

Imagem do WhatsApp de 2025-079.51.54_03dd35db

Nos bastidores, João tem chamado os prefeitos para uma conversa. Nela, pede voto para si e para Nabor. Agora tem um detalhe: nem sempre o que se combina entre quatro paredes é o que pensa o povo.

SEM PLANO B

O vice-governador da Paraíba Lucas Ribeiro afirmou que desconhece diálogo para a construção de suplência entre Nabor Wanderley e Daniella Ribeiro na chapa para disputar o Senado em 2026. O nome de Daniella estaria sendo especulado para suplente de Nabor na chapa ao Senado. Ao afirmar que desconhece diálogo, Lucas também informou que não era o momento para essa discussão.

Apesar de negar discussão sobre o assunto, Lucas Ribeiro ressaltou que Nabor tem musculatura para disputa. “É, com certeza, acho que é um grande”, disse.

DUAS PEDRAS NO CAMINHO

Está muito claro e evidente que todo o esforço de Adriano Galdino e Cícero Lucena, que botaram o pé na estrada, tem sido e será em vão. Não existe disposição da base governista para acolher seus projetos e tudo parece estar alinhavado. A menos que um meteoro caia na Paraíba, os dois se tornaram apenas pedras no caminho do PSB, Republicanos e PP que colocam os nomes de Lucas, João e Nabor como prioridade na formação da chapa.

Adriano-Lucas-e-Cicero-768x499

Os dois se quiserem sair candidatos, terão que deixar o Republicanos e PP. A preço de hoje, são duas pedras de tropeço que podem fazer muito barulho ainda.

 


 

CADÊ A GARAGEM?

O empresário Vicente Cavalcante (das Bolsas) está preparando mais um grande empreendimento para Patos. Vem aí o Milindra 11. O projeto é audacioso e promete mexer com Patos. Mas a pergunta que fica é: Vai ter garagem própria? Dos 10 Milindras já construídos, apenas 3, em nossas contas, têm efetivamente estacionamento próprio. O resto passou pelo esquecimento, anuência ou conivência da Prefeitura, em diferentes gestões que não cobraram isso, deixando o problema para ela mesma resolver e mais transtorno para população que não tem onde estacionar seus veículos.

MILINDRA 11
 

Está na hora da administração, através do Planejamento Urbano, Infraestrutura e STTrans, rever tais práticas e passar a cumprir as leis municipais que impedem concessão de alvarás e Habtice.

ELEIÇÃO NA CÂMARA

Mesa Camara Patos 3

Nossa coluna foi informada que a presidente Tide Eduardo está reticente em antecipar eleição da Mesa Diretora para o final do ano. Nem concorda por questões de foro político, bem como jurídico. Mês passado, por maioria de votos, o STF declarou a inconstitucionalidade da norma interna da Alepe - Assembleia Legislativa de Pernambuco que permitia a antecipação da eleição da mesa diretora para o segundo biênio da legislatura. O STF declarou a inconstitucionalidade do dispositivo que autorizava a antecipação, com base nos princípios republicano, democrático e da representatividade, previstos na CF/88.

INSATISFAÇÃO DA BASE

Bancada Nabor diplomaçao

Enquanto os vereadores de Patos estão em recesso, tem uma turma que trabalha nos bastidores para debelar as chamas acessas na base do prefeito no primeiro semestre. Tide Eduardo e o líder Maikon Minervino foram escalados para conversar com o prefeito Nabor sobre a insatisfação de parlamentares da base. O mais insatisfeito seria Rafael Policial. Todavia, embora alguns não externem, vereadores do próprio Republicanos também reclamam nos corredores da Câmara do tratamento que vem recebendo do gestor que até ligações estaria sem atender.

VEREADORES x NABOR CANDIDATO

Em contato com a coluna, dois vereadores do Republicanos, que pediram reserva, ainda estão torcendo para que Nabor não seja candidato ao Senado. Na visão deles, isso bagunçaria toda a base na Câmara Municipal com reflexos até indesejáveis. Tais parlamentares não tem convicção que Jacob Souto seguraria a turma toda unida.

EM VOO SOLITÁRIO

Na vida e também na política, a lógica prova que inexiste espaço vazio pois sempre alguém haverá de ocupá-lo. Este é o resumo da atual conjuntura na direção de 2026 no Governo do Estado com a performance do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, consolidando projeto de pré-candidato com perfil exclusivo entre os nomes citados na sucessão.

adriano-768x464

Nos últimos tempos, ele expôs e explorou de forma inusitada a conduta do ex-presidente Lula como principal personagem a resolver de vez e de forma histórica o drama da falta de água a partir da Paraíba. Adriano Galdino foi direto ao assunto exaltando a conduta de Lula que foi, responsável por resolver de vez o drama da falta de àgua em Campina Grande com a Transposição do Rio São Francisco, sem o qual hoje a segunda maior cidade do estado viveria o caos.

NO VÁCUO DOS DEMAIS

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, calçou seus argumentos de ser o único pré-candidato ao Governo que assume a defesa do presidente Lula – cuja realidade de fato lhe credencia neste aspecto porque os demais nomes não assumem a defesa intransigente de Lula. Está lá em Eclesiastes: “há tempo para tudo”. Na prática, significa dizer que a recente presença de Adriano Galdino no Palácio do Planalto tem haver com o vácuo deixado pelos políticos da Paraíba que não tomam partido por Lula e deixa esse espaço.

foto-de-galdino-e-gleisi-e1751388047447-836x720-1

Adriano entende que essa é a brecha que pode fazer com que ele vingue seu projeto.

A VOLTA DO MAGO

Ricardo Coutinho está preocupado com a conjuntura de expansão da Direita no estado e fixa sua energia na perspectiva de ampliar palanque na Paraíba pró-Lula buscando reduzir a representação conservadora no Congresso Nacional. Ele sabe, contudo, que precisará conviver com o apoio do governador João Azevêdo.

ricardo_coutinho

Assume novamente sua condição de líder e começa a peregrinar o Estado como forma de turbinar seu projeto e o de Lula. Rejuvenescido, o líder político Ricardo Coutinho anda “solto na buraqueira”, como diria Maria Júlia, lá na Torrelândia, fazendo o que mais gosta: política pura durante todo o tempo.

« Voltar

SEGUNDA-FEIRA, 07

SEGUNDA, 07 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A gota d'água de Brother e o tiro errado em Hugo

SEGUNDA-FEIRA, 31

SEGUNDA, 31 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: O almofadinha viajante e a legenda da saúde de Patos

Veja também...

DE CHEGADA

Novo técnico do Botafogo, filho de Ancelotti terá cláusula para Copa

EMBATE

Cícero Lucena cobra critérios da base aliada: 'Só aceito ser descartado pelo povo e por Deus'

DECLARAÇÃO

Pastor de megaigreja diz que Bolsonaro atrapalha crescimento dos evangélicos no Brasil