ARMANDO BANDIDO
Que Bolsonaro facilitou a entrega desenfreada de armas no Brasil, isso todo mundo já sabe. Até então se pensava que apenas cidadãos de bem, colecionadores (CAC’s) teriam tido acesso a essas armas. Só que não.
O Exército brasileiro emitiu autorizações para Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) a indivíduos condenados por crimes graves, incluindo tráfico de drogas e homicídio, durante o governo Bolsonaro. De acordo com um relatório confidencial do Tribunal de Contas da União (TCU), entre 2019 e 2022, mais de 5.000 pessoas em situação penal conseguiram obter, renovar ou manter os certificados de registro (CR) para possuir armas de fogo. Dessas, mais de 1.500 estavam em processo de execução penal quando solicitaram as autorizações, segundo reportagem do Estado de S. Paulo. Além disso, o Exército concedeu licenças para mais de 2.600 pessoas que estavam foragidas da Justiça, com mandados de prisão em aberto.
FRANGO DEPENADO
Não resta dúvidas da importância do Canal do Frango em Patos. Embora hoje ele já esteja castigado, e ainda suas vias às suas margens precisando há bastante tempo de recapeamento. Mas vem do prefeito Nabor a boa notícia. Segundo ele, o deputado Hugo Mota conseguiu novos recursos para as obras. “Após a conclusão da lagoa de contenção, iremos recuperar o pontilhão e estamos planejando fazer o recapeamento asfáltico de todo o trecho”, revelou o prefeito.
É está na hora mesmo. Suas vias, até interditadas, não tem condições de trânsito prejudicando assim parte de sua finalidade. Mais parecem um frango depenado.
PAULINHO SINCERÃO
Nosso colega de trabalho, Paulinho Cabeça Fria, mostrou toda sua simplicidade e seu lado sincerão em seu programa nas redes sociais.
NEGO E O DOUTOR
Lá em Teixeira, a política começa a ganhar novos contornos com a informação de bastidor que a oposição pode lançar uma chapa forte com Nego de Guri (Republicanos) na cabeça e Dr. Marcelo (Republicanos) como vice. Os dois têm serviços relevantes prestados à sociedade teixeirense e gozam de boa aceitação perante o eleitorado. A turma anda animada e diz que é imbatível já que o atual mandatário Wenceslau Marques anda cambaleando em baixíssima popularidade.
Caso se concretize, terão certamente como padrinho o deputado federal Hugo Motta.
LUCINHA BALUARTE
Uma das grandes baraúnas do tempo ainda de PMDB, Lúcia de Chica Motta, como é mais conhecida, vai enfim emprestar seu nome para concorrer uma vaga na Câmara Municipal de Patos. Com relevantes serviços prestados ao longo de décadas, ficou conhecida com este nome justamente por resolver inúmeros problemas da deputada, mas nunca quis colocar seu nome à disposição para concorrer a vereança. Agora não, está decidida e vai ser uma das fortalezas do Republicanos nesta briga.
MOSTRANDO AS GARRAS
Já se fala que a saída repentina, pela segunda vez, de Ramon Pantera da Câmara se deveu a um ensaio de traição ao prefeito Nabor Wanderley. Ele estaria nos bastidores articulando levar outros para o lado da oposição, leia-se Baronesa Priscila Lima. De repente, não mais que de repente, o vereador Ferré Maxixe que é o titular da vaga, apareceu já na terça-feira na Câmara para reassumir o mandato após pedir exoneração da Secretaria de Agricultura.
Ferré tinha feito a mesma movimentação no final do ano passado para aproveitar o momento de aprovação do Orçamento 2024 e colocar sua semendas impositivas, voltou ao cargo logo após a votação e agora muitos esperavam que ele só voltasse em abril.
Pelo visto, a Pantera que já foi até vice-líder do governo, mostrou as garras no momento errado.
PLANO DE VIDA
O governo estadual que escalou os socorristas do Hospital de Patos para darem vida ao PSB, Francisco Guedes (diretor do HRP) e Pedro Augusto (diretor técnico), parece que tem levado tão a sério a operação que já estão dizendo para quem quiser ouvir que depois do Republicanos o partido será o mais forte nessas eleições com eleição de vários vereadores. Para isso está indo atrás de figuras de peso e já conseguiu colocar um desfibrilador no vereador Nandinho que anunciou ingresso na legenda.
BARCO AFUNDANDO
Segundo fontes, um vereador que era dado como certo no PSD, comandado por Gustavo Ramos, e que não é Nandinho, pulou fora do barco e está se atracando no PSB. Nas conversas de bastidores, falam que mais gente de mandato está de malas prontas para ir para o PSB. E tal vereador seria Willa da Farmácia ou Davi Maia.
Para quem estava tentando formar um grupo forte, tudo pode ir de água abaixo. Desse jeito o barco afunda e Marco César e Nega Fofa também vão desistir de estarem na legenda.
TENSÃO GERAL
Brenna Nóbrega, esposa do prefeito Esaú Nóbrega anda desconfiada que seus planos dentro do PSB podem estar indo embora diante das investidas pesadas pela nova direção do partido que está indo em busca de gente com mandato. Eis que surge uma pergunta: será mesmo que agora o governo vai priorizar Brenna?
Outros que estavam já certos nesse grupo como Samuel Lima. Jr Pegado, Doía, Bia Jucá (esposa de Dr. Fernando Jucá) ficarão nesse grupo de gigantes? Eles já confidenciaram que fica difícil nesse grupo forte. É calda demais para pouca vaga. E o PSB promete muitas surpresas até abril quando se fecha a janela partidária.
Vamos aguardar que já já teremos mais novidades.
TENSÃO GERAL II
O clima na reunião do PSB ficou tenso após pessoas que já estavam certas no partido saberem que a direção está investindo em vereadores com mandato. Segundo fontes palacianas do governo, a briga foi feia e alguns já falam em sair e procurar outro lugar caso não entrem em consenso.
Pelo jeito, Francisco será obrigado a prescrever um calmante forte para turma que não aceita gente graúda entrando na legenda. Vai ter que ter muito jogo de cintura.
E AGORA JOSÉ?
O Partido dos Trabalhadores (PT) pode ter dificuldades para formação de chapa. É que o vereador José Gonçalves está estudando a convite feito pela UP, de Jozivan Antero, para ingressar na legenda. Está temendo que o PT não faça um grupo forte que viabilize sua reeleição. Por lá, até o Lenilson Morais, irmão de Lenildo Morais, desistiu da pré-candidatura. Outros nomes até se apresentaram e são considerados sem densidade eleitoral.
Fala-se, inclusive, que Lenildo teria decidido a apoiar Zé Campina. E agora José?
SEM IRMANDADE
O empresário Brother Construtor diz estar sofrendo perseguição política e sendo impedido pela gestão, de realizar serviços na área de infraestrutura nos bairros da cidade. Cansada de apelar para o bom censo de quem não tem e apenas quer fazer política com problemas da cidade, a Procuradoria Geral do Município está preparando uma vasta documentação para ingressar com ações na Justiça contra o empresário Brother Construtor que anda dando uma de prefeito e fazendo obras à revelia sem autorização alguma do poder público. Já sua maldosa concepção, faz apenas o bem para a cidade. Segundo Alexsandro, para atuar na construção civil é necessário seguir as leis, e que o construtor precisa de um licenciamento para o exercício da atividade, cabendo ao município fiscalizar todo tipo de serviço que pode impactar a vida das pessoas.
“O poder público, no seu poder de polícia, fiscaliza toda e qualquer atividade, principalmente aquela que pode interferir ou impactar a vida das pessoas. Se uma obra privada dentro de um terreno particular, existe a necessidade de uma autorização e de um licenciamento que a própria lei estabelece quais são os requisitos e quais são as obrigatoriedades de cumprimento da legislação e das normas de engenharia civil, imagine na atividade realizada dentro do espaço público. Não pode uma pessoa que se diz construtor e, a gente verificar nos documentos da prefeitura que não consta nenhum documento, nenhum registro de atividade dessa pessoa e sim de terceiros, realizar serviços, fazendo rasgamento de ruas, cavamento de valas, instalação de tubulações e canos com destinação de resíduos sólidos ignorados, sem qualquer procedimento prévio ambiental a seu bel-prazer, sem nenhum profissional habilitado que sabe quais os impactos aquilo pode causar”, finalizou o procurador Alexsandro Lacerda.
CUIDADO COM O MOSMITO