PEIXE PARA TODOS
Em época de falta de carne vermelha na mesa dos pobres, é melhor recorrer a carne branca mesmo. A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade, o requerimento do Dr. Érico que reivindica a distribuição de alevinos para o peixamento nos açudes na Região Metropolitana de Patos. O objetivo do pleito é atender às milhares de famílias que vivem da pesca no Estado, incentivando assim a agricultura familiar no Sertão, que celebra as fortes chuvas que vêm ocorrendo em diversos municípios.
FARRA DAS DIÁRIAS
Uma matéria da Revista Veja, na sua Coluna Radar, trouxe à tona o debate sobre os gastos excessivos, e às vezes até abusivos, de gestores públicos com as diárias, pagas pelos cofres públicos aos mandatários. O portal pesquisou os gastos do governador João Azevêdo, e notou que, desde que assumiu, o gestor já torrou uma significativa quantia deste privilégio.
Desde que assumiu, de janeiro de 2019 até o dia 23.03.2022, João Azevêdo e seu Chefe de Gabinete Ronaldo Guerra já embolsaram em diárias exatos R$ 77.709,50. Somente em 2019, João e Ronaldo receberam dos cofres públicos em diárias. exatos: R$ 42.407,00. Confira nos anexos as tabelas das diárias gastas pelos agentes públicos.
SEIS NO PÁREO
A lista de pré-candidatos ao Governo da Paraíba se mantém com seis nomes, mas sofreu modificações desde o último levantamento realizado pela coluna. São eles: Adjany Simplicio (PSOL), João Azevêdo (PSB), Lígia Feliciano (PDT), Nilvan Ferreira (PTB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB)
OITO NO PÁREO
Na disputa pelo Senado, ao menos oito nomes são cotados para a vaga de Nilda Gondim (MDB), que não irá concorrer à reeleição este ano. Então suplente, ela assumiu o cargo em janeiro de 2021, após a morte do senador José Maranhão (MDB) por complicações da covid-19. São eles: Aguinaldo Ribeiro (PP), Bruno Roberto (PL), Carlão Pelo Bem (Patriota), Efraim Filho (União Brasil), Ricardo Coutinho (PT), Sérgio Queiroz (PRTB), e ainda Alexandre Melo e Sousa Neto (ambos PSOL).
PSD EM EBULIÇÃO
A senadora Daniella Ribeiro já chegou ao PSD mandando abertamente vários recados. De um lado, repeliu declarações do ex-prefeito Romero Rodrigues, que teria sido vítima de um “golpe”, ao ser apeado da presidência do PSD na Paraíba. De outro lado, mandou recado à praça: “O PSD não está automaticamente na base do governador João Azevedo. Está alinhado com a pré-candidatura do deputado Aguinaldo Ribeiro ao Senado. Nunca fui base e nem sou. Diálogo, a gente dialoga com todo mundo. Não tem problema nenhum. Quem me telefonar, eu dialogo, sem problema algum.”
E agora João? Vai Aguinaldo convencer a irmã a apoiar o governador? Ou será que isto também faz parte do jogo dos Ribeiros para fazer João ainda mais refém?
ELO CONFIRMADO
O deputado Federal Hugo Motta, reuniu a tropa de choque do Republicanos, deputados e pré-candidato Murilo Galdino, numa reunião hoje pela manhã com o governador João Azevêdo. Foi mais um sinal de que o grupo permanece na base e firme nos posicionamentos na política. “Reafirmamos nosso compromisso com a reeleição e tivemos a confirmação da vinda de Wilson Filho aos quadros do partido.
DEFECÇÕES NA COR AZUL
Apesar do presidente do Republicanos na Paraíba, deputado Hugo Motta, declarar que seu partido fica com João Azevêdo e Efraim Filho, membros da legenda estão tomando outro rumo. Na noite desta terça-feira (29), lideranças políticas de Monteiro declararam apoio à pré-candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado. A deputada federal Edna Henrique (Republicanos), o pré-candidato a deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) e vereadores, anunciaram apoio ao projeto defendido por Pedro.
MAIS UM MINERAL
O ex-deputado Antônio Mineral não irá para disputa eleitoral nesse ano. Preferiu filiar o filho Leo Mineral ao Republicanos. Este disputará uma vaga na Assembleia Legislativa. Quer seguir a tradição familiar de espalhar representantes em todos os recantos.
PEIXE GRAÚDO
Uma fonte confidenciou que o Republicanos conseguiu fisgar mais um peixe graúdo da política paraibana. O ex-deputado e prefeito de Esperança, Nobinho, vai deixar o PP e migrar para legenda.
GAECO – CAPÍTULO 04
Cercando-se de todos os cuidados necessários, a presidente da Câmara de Patos, Tide Eduardo, teria tomado decisões de eliminar o mau pela raiz. Nossa coluna foi informada que dois servidores contratados da Casa foram demitidos por terem ligações com um investigado pelo Gaeco. Não quer ter problemas lá na frente, certamente. Olho bem vivo da presidente.
Inclusive, Tide perspicaz e cuidadosa como é, tratou logo de afastar qualquer suspeita de que sua gestão está envolta a alguma investigação. Jogou a batata quente pro passado.
PÃO COM OVO
Confesso que já tinha visto todo tipo de programa social ser lançado por este Brasil afora, mas o lançado em Várzea frustrou até mesmo quem será beneficiado. A Prefeitura de Várzea encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 007/2022, que cria o programa social denominado de "Primeira Refeição". A ideia de tão boa, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. O estapafúrdio programa consiste na distribuição diária, de segunda à sábado, de pão e ovo aos beneficiários que serão selecionados por meio de laudo.
Para completar, a lei deixa claro que pessoas inseridas em outros programas sociais, como por exemplo o Bolsa Família e Aluguel Solidário, não estão restritas de pleitear o Primeira Refeição, porém, o interessado terá que comprovar alguns vínculos para ter acesso ao benefício.
Ou seja, você está pensando que é fácil comer pão com ovo todos os dias? Vai ser pum pra todos os lados.
SEGREDO INCONFESSÁVEL
Uma cena da política sertaneja chamou atenção de alguns presentes na Festa da Mulher. Como convidados de honra, os adversários políticos em Santa Terezinha, a ex-prefeita Terezinha Gayoso e o atual prefeito que derrotou ela, Arimatéia Camboim, foram flagrados em bate-papo prolongado de pé de orelha. Não é sabido se o marido dela, o ex-prefeito José Afonso, que é bastante temperamental, assistiu ao diálogo e aprovou. Publicamente, eles sempre mostraram que são adversários com trocas constantes de farpas.
O que será que os dois tanto conversavam? Vem novidades por aí.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar