FIQUE LIGADO❗
A cobrança de multa sobre a perda de comanda é considerada uma prática abusiva (e consequentemente ilegal) pelo Código de Defesa do Consumidor, até porque é obrigação do estabelecimento manter o controle de consumo e do seu estoque, não podendo transferir tal situação para o consumidor. Se o consumidor perder a comanda, ele não deve ser punido com o pagamento de multas, mas deve agir com boa-fé. O recomendado é avisar imediatamente ao responsável do estabelecimento. É importante ainda ressaltar que a gorjeta (10% do garçom) não é obrigatória e, mesmo que ela esteja embutida no valor total da conta, o consumidor pode optar por não pagar, sem sentir-se constrangido.
O SUMIÇO DAS CORRESPONDÊNCIAS
SAIBA DISSO
Somente neste ano, o diesel está 65,3% mais caro. Já a gasolina, no acumulado do ano, a gasolina subiu 73,4%. Este novo reajuste, além de ampliar os gastos das famílias e encarecer a operação dos transportes de cargas e passageiros, representa mais um ponto de tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e caminhoneiros que, justamente por causa das elevações constantes do preço do óleo diesel e dos impactos do ICMS sobre o combustível (um pleito aos governadores) prometem paralisar no dia 1º de novembro de 2021.
Então, uma certeza você deve ter para este ano e ano que vem...
MAMÓGRAFO CAPENGA
Após uma série de críticas ao governo do Estado pela falta de mamógrafo na Maternidade de Patos que quebrou desde novembro de 2020, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) providenciou o equipamento que fará as mamografias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos e que já está nas dependências do Hospital do Bem onde será instalado nos próximos dias. Ocorre que tal serviço de mamografia será realizado pelo Hospital do Bem, de forma terceirizada, enquanto perdurar o processo de licitação/aquisição de um equipamento próprio e novo feito pela Secretaria.
No entanto, dando uma rápida olhada no equipamento que chegou, fica a clara impressão que este é antigo e está em condições questionáveis. A pergunta que não quer calar: quando este também vai quebrar? É vergonhosa toda esta situação.
DESOBRIGAÇÃO DAS MÁSCARAS
MATEMÁTICA FALHA
Alguém na Secretaria de Saúde faltou às aulas de matemática. Não é a primeira vez que a pasta divulga números errados da pandemia. Por várias vezes os números de casos de Covid-19 são divulgados errados por erros na soma. Agora, a secretaria divulgara que já são 66 dias o município sem registrar óbitos pela doença. Errado. Embora em outubro nenhuma morte tenha sido verificada, em setembro tivemos quatro óbitos registrados e, em agosto, outros tantos. Se de fato fizesse 66 dias, teríamos que contar a partir de 20 de agosto nenhuma morte registrada até 26 de outubro. Mas, de 20 de agosto para cá, foram pelo menos 13 mortes, segundo computação do 40 Graus.
REVELAÇÃO BOMBA
Uma pessoa muito próxima ao ex-juiz Ramonilson Alves na campanha do ano passado fez a seguinte declaração à coluna: “Ele está atirando para todos os lados. Muitos apoios da eleição 2020 estão longe, se afastaram dele, mas alguns ao seu lado ainda acreditam que os mais de 20 mil votos, ainda são dele. Difícil a situação, estão prometendo demais e ele continua numa bolha, achando que ainda é juiz. Arrogante. O oba oba quem fazia era a turma do Patriota, e agora Josmá candidato?”
Acreditar que uma eleição é igual a outra é no mínimo infantilidade política, para não dizer outra coisa. Ainda mais quando se sai de uma eleição municipal para uma geral. Que sejam calçadas as sandálias da humildade.
BAGUNÇA NA ZONA AZUL
DESTAQUE NO SEMIÁRIDO
Se tem uma cidade que vem sendo destaque em todo o Sertão e Estado, esta é São Mamede. A cidade passou por transformações profundas desde a chegada à Prefeitura de Dr. Umberto Jefferson. O resultado vem agora. O Instituto Aquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação anunciam os vencedores da etapa estadual do 1º prêmio “Band Cidades Excelentes”. Pois não é que São Mamede venceu o prêmio de cidade mais transparente e eficiente da Paraíba. Além disso, foi eleita uma das três cidades excelentes do estado. A pequena cidade hoje é exemplo para todos os gestores. Em todas as áreas, diga-se de passagem, sendo um canteiro de obras por todos os lados.
À pedido da coluna, o secretário de Saúde, Umberto Joubert, detalhou as principais ações da sua área, uma das de maior destaque na administração.
OS BOBOS DA CORTE
Após a prisão de Zé do Trovão, a impressão que se tem é que todos que fazem a defesa contundente do presidente e depois se encrenca com a Justiça, é abandonado por ele. Roberto Jefferson, criminoso contumaz, está em cana. Daniel Silveira, criminoso novo, idiota útil, está em cana. Sara Winter – criminosa de baixa expressão – a noiva do Chucky, o boneco assassino, já foi em cana. Allan dos Santos, criminoso de altíssima periculosidade, sedizente jornalista, encontra-se (ilegalmente) foragido nos EUA e será preso. Zé Trovão, caminhoneiro nas vagas e arruaceiro profissional, se entregou à Polícia. Todos conspiraram contra a democracia. Todos pregaram – e pregam – ódio, violência e cisão social. Todos mentiram e tentaram, cada um a seu modo e alcance, instituir uma ditadura sob as ordens de Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto. Este, como dissemos, já abandonou todos na carceragem mesmo.
ROMERO NÃO VAI
O ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) não será mais candidato ao Governo do Estado. A informação foi confirmada por Tovar Correia Lima (PSDB). Tovar foi um dos presentes na reunião de políticos do PSDB com Romero, ontem, em Brasília. “Ficou definido na reunião que Romero não será mais candidato a governador, infelizmente. Ficamos de conversar hoje novamente”, disse o deputado.
Em seguida, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, presidente estadual do PSD, admitiu pela primeira vez, na noite desta terça-feira (26), a existência de negociação que poderá confirmar a sua adesão à base político-eleitoral do governador João Azevêdo (Cidadania), nos próximos dias.
Onde há fumaça de fato há sempre fogo. A vaga de vice é logo ali.
TEIXEIRA NA DISPUTA
Agora é oficial. O ex-prefeito de Teixeira, Nêgo de Guri, bateu o martelo e lançou sua pré-candidatura a deputado Estadual pelo Republicanos representando a Serra de Teixeira. Nego foi prefeito por dois mandatos e teve sua aprovação elevada quando deixou a prefeitura. A última vez que o município teve uma cadeira na Assembleia foi com os deputados Zé Lira e Valdecir Amorim. Nego de Guri, inclusive é filho do ex-deputado Zé Lira.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar