CASCA DE BANANA
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, fez um alerta às prefeituras do estado sobre o Projeto de Lei (PL) assinado pelo presidente Lula e enviado ao Congresso para garantir o piso salarial da enfermagem, com investimentos de R$ 7,3 bilhões. Segundo George, o valor sugerido pelo Governo Federal só garante pagamentos de salários até dezembro desse ano, sem previsões futuras. Por isso, os gestores paraibanos devem ficar atentos a realização desses pagamentos, pois podem se complicar financeiramente a partir de 2024.
Estaria o Governo Federal preparando uma casca de banana para prefeitos e governadores? Não é de hoje que dizemos que a ideia é justa e benéfica, porém, quem paga essa conta?
MELHOR EM CASA
O vereador Nandinho não anda muito satisfeito com o andamento de alguns programas sociais em Patos. Ele está cobrando regularidade das visitas médicas domiciliares à pacientes com dificuldades de locomoção dentro do Programa ‘Melhor em Casa’. “Pela terceira vez, faço essa cobrança aqui na tribuna e se a Secretaria de Saúde não tomar providências, o nome do programa será mudado pra ‘Melhor Morrer em Casa’”, criticou o vereador do Avante.
“Alguns pacientes não preenchem o perfil dos critérios exigidos pelo programa, mas vamos avaliar a reivindicação do vereador pra saber se esse o caso”, informou o secretário Leônidas Dias.
RESPALDO NACIONAL
Que o deputado Hugo Motta sabe fazer política isso ninguém duvida. E mais: ninguém duvida que seu prestígio e reconhecimento anda cada vez mais em alta na Paraíba e no Congresso. Agora, além de presidir seu partido Republicanos no estado, ele assumiu a vice-presidência nacional da legenda, nesta segunda (24). Não custa lembra que Motta já era secretário do partido e também é o líder do Republicanos na Câmara Federal.
Para Motta, a ascensão ao cargo se deve ao reconhecimento pelo trabalho que vem realizando a frente do partido. "Recebemos o convite nos últimos dias e isso deverá ser confirmado na noite de hoje e isso foi para nós motivo de orgulho e mostra que estamos caminhando no sentido correto da política", declarou. O atual presidente, Marcos Pereira, segue no comando da sigla.
VISITA CONSERVADORA
A senadora Damares Alves e presidente do Movimento Mulheres Republicanas anunciou uma visita ao Estado da Paraíba para agenda de filiação do partido Republicanos. Data ainda não foi confirmada pela senadora. Durante visita ao Estado paraibano, a ex-ministra dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro, pretende fortalecer o movimento feminino no partido Republicanos. A intenção da senadora em solo paraibano é conseguir muitas adesões ao seu partido com filiações de mulheres pela luta das causas do partido Republicanos.
EMPLACOU MAIS UMA
Vários parlamentares paraibanos estão abocanhando cargos para aliados no Governo Lula. Efraim Filho, Hugo Motta, entre outros já tinham conseguido indicações e ainda lutam por outras. Agora, é a vez do do senador Veneziano Vital que emplacou o ex-deputado estadual Arnaldo Monteiro como novo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes da Paraíba (DNIT). O Diário Oficial da União (DOU), trouxe nesta segunda-feira (24), a nomeação. A indicação segundo articulações é Vené e do deputado estadual Anderson Monteiro, respectivamente presidente e vice do MDB no estado.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União com a assinatura do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que é do MDB e esteve com Anderson e Veneziano no fim de março em Brasília.
OPOSIÇÃO SEM RUMO
O vereador Jamerson Ferreira anda preocupado com os rumos da oposição ao prefeito Nabor Wanderley. Já dissemos antes que esta inexiste e os poucos que tentam faze-la estão totalmente perdidos, sem discurso e sem rumo. A preocupação do vereador faz sentido e tem endereço certo: Ramonilson Alves.
“Faz três anos que ele não fala. Líder de que se cala, não lidera”, lamenta o vereador.
O parlamentar mostrou ainda não mais remorso.
“A pessoa que eu votei, que eu quis que dirigisse essa cidade de Patos não fala há cerca de três anos. Dr. Ramonilson não vive em Patos e não está mais no cenário político. Eu sou orientado pelos meus eleitores e queria estar [fazendo oposição] com o Dr. Ramonilson, mas infelizmente ele calou-se”, lamentou.
SEM RUMO E SEM PALANQUE
Na realidade, a preocupação do vereador Jamerson Ferreira não é apenas pela ausência de referência na oposição, mas acima de tudo o que isto pode causar em 2024. Todo candidato a vereador sabe que sem palanque forte tudo fica mais difícil para se eleger. É justamente aí onde mora o perigo. Os candidatos de oposição estão com medo de não terem onde fazer seus discursos e com isso a campanha praticamente fique dificultosa.
FRIEZA E DESDÉM
Azedou! O clima não anda muito amigável entre membros da oposição de Patos. Após receber duras críticas de seu antigo aliado e consultor político da última campanha, vereador Jamerson Ferreira, o advogado Ramonilson Alves parece não ter digerido bem o recado passado pelo parlamentar. Ramonilson tratou com frieza a crítica sem entrar no mérito da questão. Apenas afirmou que seu pedido é apenas para registrar que ele reside na cidade de Patos, onde nasceu, cresceu, trabalhou no mercado público, e escolheu para viver com sua família.
Ainda em sua fala, sem comentar sobre política, Ramonilson acrescentou que, é também na cidade de Patos que ele trabalha no Escritório Ramonilson Alves Gomes & Advogados Associados, e ainda leciona como professor do Curso de Direito da UNIFIP. “No mais, Bençãos de Deus sobre às famílias de Patos, do Sertão, da Paraíba e do Brasil. Paz, muita Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo”.
O vereador não gosta muito quando é tratado com desdém. Vem rebordosa por aí.
DESTINO INCERTO
Para completar a preocupação dos vereadores de oposição, uma fonte fidedigna nos confidenciou que o ex-juiz Ramonilson Alves não tem convicção de que será candidato a prefeito nas próximas eleições. Ele confidenciou a um amigo que para fazer frente à Nabor, terá que mudar o discurso e a forma de fazer campanha, algo que ele é bastante avesso a esta ideia.
Ele já tem plena convicção que seu discurso usado exaustivamente em duas campanhas não só não agradou as massas como é pouco apelativo e populista.
SEM CHANCES
A informação dada pela coluna de que o renomado advogado Taciano Fontes poderia turbinar a chapa de Ramonilson Alves em eventual candidatura a prefeito, não procede, segundo o próprio que enviou a nossa coluna a seguinte resposta:
“Caro Vicente Conserva, sou amigo de infância de Ramonilson, desde os idos do vera Cruz nos anos 80. Nossas esposas são amigas, nossas famílias são próximas e unidas. Ambos recebemos homenagens profissionais numa festa recente. Meu trabalho com política é jurídico. Quanto a ganhar ou perder, é normal, já vi o grupo que hoje manda em Patos perder várias seguidas e depois voltar ao poder. Assim, não procede o fato de que eu estarei em alguma chapa, disputando algum cargo. Se eu fosse político ou tivesse esse desejo seria uma honra estar ao lado do amigo Ramonilson, mas não tenho esse interesse. Assim, a informação postada pelo amigo não é verdadeira. Ademais, sou declaradamente de direita e falo tudo que penso mesmo que desagrade quem discorde, por isso jamais me lançaria na disputa de um cargo público.”
A MELHOR DA SEMANA