LOBBY QUE DEU CERTO
Após articulação de congressistas do PSD, o governo Lula desistiu de extinguir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e entregou o comando da pasta a Francisco Américo Neves de Oliveira. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20), pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Na semana passada, a senadora Daniella Ribeiro (presidente estadual do PSD-PB) pediu diretamente ao presidente Lula a reversão da decisão de extinguir a Funasa.
Até o ano passado, a pasta era comandada por Virgínia Veloso, ex-prefeita de Pilar e mãe dela e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Ainda não há confirmação se Virgínia Veloso seguirá no comando da Funasa na Paraíba. A Funasa, criada em 1991, tem atuação principal a execução de obras de saneamento em municípios pequenos – os mais atingidos com sua extinção, portanto. Por isso há interesse político em comandar a pasta.
VAI RECUSAR?
O senador Efraim Filho (União Brasil) recusou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da inauguração do complexo de energia em Santa Luzia, no Sertão paraibano, que acontece na manhã desta quarta-feira (22). Apesar disso, o parlamentar é um dos principais nomes cotados para assumir o Ministério do Turismo, hoje chefiado por Daniela Carneiro, também do União Brasil. A substituição da ministra se daria tendo em vista as especulações de que ela estaria envolvida com milícias no Rio de Janeiro.
E agora Efraim, vai recusar também?
CARGO NA CAPITAL
Assim como nós antecipamos aqui na coluna em primeira-mão de que o ex-prefeito e ex-secretário da Agricultura Familiar do Estado da Paraíba, Lenildo Dias De Morais estava esperando um cargo em Brasília, assim aconteceu. O ex-prefeito, foi nomeado na tarde desta terça-feira (21) pelo Conselho de administração da Companhia Nacional de Abastecimento (Consad) para assumir a Diretoria Executiva da Conab, em Brasília.
Lenildo recebeu a notícia agradecendo ao presidente Lula e ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Ele disse ainda que o cargo não pertence a ele, mas ao povo de Patos, a militância de toda a Paraíba e destacou a importância do órgão para a sociedade brasileira. Lenildo viajou para Recife hoje para se encontrar com Lula.
PARAIBANOS EM ALTA
A ex-governadora Lígia Feliciano (PDT) foi nomeada para um cargo de direção no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A nova integrante do governo Lula III já estava atuando em algumas ações dentro da pasta desde o mês de janeiro. Segundo a portaria publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU), Lígia será diretora do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que é vinculado ao MDAS.
CONTRA TODOS
Os vereadores José Gonçalves, Patrian Júnior, Josmá Oliveira, Jamerson Ferreira e Nandinho que se posicionaram contrários aos projetos de Lei 08/2023 e 10/2023, do Executivo Municipal, que tratam da revisão salarial dos servidores efetivos da saúde e da assistência social e promove modificações em gratificações, votaram contra dizendo que não ficariam contra a classe da enfermagem, mas ficaram contra outras 46 categorias. Dá pra entender?
Dá sim. Onde tem politicagem sempre irão ser encontrados motivos para ficar contra seu opositor.
ENQUADRADO
O vereador Décio Motos deu não só o recado ao vereador José Gonçalves (PT), como também, o enquadrou na sessão desta terça-feira (21) na Câmara Municipal de Patos. Acho que o vereador não mentiu.
POPULAÇÃO LATE?
Já o vereador de oposição Josmá Oliveira deu a entender que na plateia existiam cães já que ele ficou visivelmente desorientado e afrontado com a manifestação do público presente na galeria da Câmara de Patos, contra o seu posicionamento contrário aos projetos que estavam sendo debatidos, em sessão nesta terça-feira (21), quando os vereadores apreciavam, em segunda votação, os dois Projetos de Lei 08/2023 e 10/2023, do Executivo Municipal, que tratam da revisão salarial dos servidores efetivos da saúde e da assistência social e promove modificações em gratificações.
Não pega bem para um parlamentar xingar a população dessa forma só porque ela é contrária ao seu pensamento.
CENA PATÉTICA
O Deputado federal da Paraíba, Cabo Gilberto, deu uma de técnico eletrônico em sessão da Câmara dos Deputados quando ele tentou consertar o microfone que o colega bolsonarista quebrou. Foi em vão, pois nem ele consertou e ainda a deputada Maria do Rosário, que presidia a sessão, mandou ele se afastar do local já que ele não era técnico.
Inadmissível que qualquer parlamentar utilize a tribuna e exerça violência contra o patrimônio da Câmara ao fazer uso da palavra. Presido os trabalhos e represento a casa na condição de 2ª Secretaria. Repreendi o deputado e pedirei responsabilização e restauro do bem danificado. pic.twitter.com/qfVdvDKlNZ
— Maria do Rosário (@mariadorosario) March 21, 2023
“Inadmissível que qualquer parlamentar utilize a tribuna e exerça violência contra o patrimônio da Câmara ao fazer uso da palavra. Presido os trabalhos e represento a casa na condição de 2ª Secretaria. Repreendi o deputado e pedirei responsabilização e restauro do bem danificado”, disse Rosário.
PROTEÇÃO NECESSÁRIA
A Câmara Federal aprovou projeto de Lei que garante medidas de proteção a mulheres vítimas de agressão, independente do motivo da agressão ou da relação dela com o agressor. Uma das medidas pode ser o afastamento dele da casa da vítima.
VISITA HISTÓRICA
Um fato que poucos sabem é que a visita de Lula a Santa Luzia é histórica. O último presidente a visitar a cidade foi Getúlio Vargas em 1933. Ou seja, quase 90 anos depois um chefe de estado brasileiro pisa em solo santa-luziense, principal cidade da Região do Vale do Sabugi, no Agreste paraibano. Getúlio visitou a terra no dia 11 de setembro de 1933.
Foi um dia inteiro de festa, digna da inauguração da maior obra pública da época nas redondezas, o Açude Novo de Santa Luzia, que mais tarde passaria a se chamar José Américo de Almeida. No mesmo dia, Getúlio Vargas também inaugurou o novo edifício dos Correios e Telégrafos e o Grupo Escolar Coelho Lisboa, ambos localizados no Centro do município.
CHEIRO DE PODER
O presidente Lula ganhou o paparico de figuras da política paraibana. Uma comitiva formada por cinco políticos embarcou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início da manhã desta quarta-feira (22) em direção a Campina Grande. O chefe do executivo desembarcou no aeroporto João Suassuna ao lado dos senadores Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD), além dos deputados federais Gervásio Maia (PSB), Damião Feliciano (União Brasil) e Murilo Galdino (Republicanos).
« Voltar