MATADA ESPORTIVA
Nunca imaginei que uma das brincadeiras da minha infância, conhecida por Matada, seria reconhecida como atividade esportiva um dia. Pois bem. Foi publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Estado a lei que reconhece o jogo de baleado como modalidade esportiva na Paraíba. A lei aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba é de autoria do deputado Chió (Rede).
'Baleado' ou 'queimada' é um jogo muito usado como brincadeira infantil, sendo bastante popular em todo o país. O material utilizado é uma bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. Com a sanção do governador João Azevêdo, a lei que reconhece 'baleado' como prática esportiva na Paraíba passa a valer a partir de hoje.
Na Rede Municipal de Ensino de Patos, o jogo faz parte dos Jogos Escolares, inclusive.
DURO NA QUEDA
O companheiro radialista Silvio Romero está recuperado de mais um tombo. Após sofrer infarto, tendo passado por vários procedimentos cirúrgicos como cateterismo para implantação de stents, Sílvio retorna hoje (20) ao comando do Participação Popular. Programa de rádio vai ao ar das 12h às 13h pela Morada do Sol FM. “Grato a todos pelas orações”, expressou Romero em mensagem enviada a coluna.
Sílvio é duro na queda mesmo já tendo passado por cada uma.
PRESTÍGIO EM ALTA
Quem acompanha de perto a política percebe claramente que o senador Veneziano Vital (MDB) é o político paraibano com maior prestígio hoje junto ao presidente Lula (PT) e seu Governo. Ninguém tem dúvida disso. É vice-presidente do Senado, foi um dos primeiros do MDB a anunciar apoio ao petista e é irmão de um ministro do TCU. Esses três pontos contam muito para manter portas abertas em Brasília. E ele tem aproveitado o ‘trânsito’ nos ministérios para destravar recursos. Mas a proximidade com o presidente não se reflete em identidade com a base do petista na Paraíba.
Isso já ficou evidente ano passado, quando o emedebista disputou o Governo do Estado como ‘candidato de Lula’, mas viu a maior parte do eleitorado do petista seguir com o governador João Azevêdo (PSB). A tentativa de ‘colar na imagem’ não vingou.
Passado quase um ano do Governo Lula e o cenário tem se repetido. E lá na frente, Vené pode se complicar quando terá que renovar seu mandato de senador tendo uma disputa dura pelo que se prevê, tendo que lutar contra Hugo Motta, João Azevêdo e Daniella Ribeiro.
MAIS HABITAÇÃO
Finalmente, está marcada a data do sorteio da chave das unidades habitacionais dos 856 apartamento do Conjunto São Judas Tadeu, no qual os beneficiados saberão qual a unidade que receberá, ainda em dezembro (23), às 10h. O chefe Executivo Estadual, João Azevêdo, estará em Patos neste sábado para acompanhar de perto a primeira etapa que é o sorteio. A entrega das chaves está prevista para o mês de janeiro de 2024. Patos vai ganhar outros empreendimentos dentro do Minha Casa Minha Vida.
O complexo habitacional Virgílio Trindade que já iniciou a construção de 90 apartamentos dos 576, e ainda dentro do PAC, vem aí os conjuntos São Sebastião I e II e o Vila Mariana. No final, serão mais de duas mil moradias construídas por Lula em Patos.
JESUS É BOM DEMAIS
O vereador Josmá Oliveira (PL) anda alardeando que vai apresentar documentos sobre irregularidades na prestação de contas do evento que recebe dinheiro público Jesus é Bom Demais promovido pela OMERP que reúne igrejas evangélicas de Patos. “Recebi a denúncia no meu gabinete”, disse o vereador do PL durante pronunciamento na tribuna da câmara.
Na verdade, Josmá quer atingir o vereador Sales Jr. (Republicanos), líder do prefeito na casa e um dos apoiadores do evento, mas pode acabar acertando em outro alvo: os pastores que fazem parte da Associação de Ministros Evangélicos de Patos. É bom que se diga que o evento não é realizado há quatro anos.
PRATO VAZIO
Não fiquem pasmos se o Gaeco estender a sua investigação dentro do Programa Prato Cheio para Patos. A principal empresa investigada é daqui. Até aí nada de novo. Ocorre que o programa, apesar da investigação central concentrar em torno da parceria entre o Instituto Padre Zé em três municípios (João Pessoa, Campina e Guarabira, em Patos o programa é administrado por outra entidade, a Ação Diocesana. Recebemos denúncia que em Patos o programa pode estar maculado também.
CASA DA MULHER BRASILEIRA
Patos recebeu uma boa notícia de um pleito feito pela deputada Francisca Motta. Lídia Moura garantiu que a de Patos será licitada no primeiro trimestre de 2024. “Acredito que em fevereiro”, revela a Secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, ressaltando os esforços do governador João Azevedo para construir a Casa da Mulher Brasileira que é um projeto do Governo Lula.
RINHA ENTRE MULHERES
E a rinha que se transformou em briga pessoal entre a secretária da Mulher de Patos, Brígida Emmanueli, e a presidente do Conselho da Mulher, Samara Oliveira, ao que parece continua. Em recente Audiência Pública, durante debates sobre políticas públicas para as mulheres, representantes de conselhos, sindicatos, associações e de instituições de estado, apontam falhas e elencam prioridades. No entanto, foi a fala de Samara que chamou mais atenção e o endereço era claro: “Mais uma vez a câmara abre as portas pra esse debate importante. Infelizmente, Patos não tem políticas públicas efetivas para as mulheres e precisamos reverter isso”, avalia Samara Oliveira. Uma desavença que começou no campo administrativo entre a presidente do Conselho, Samara Oliveira, e a secretária da Mulher, descambou para uma briga que entrou no campo pessoal e que vem atrapalhando as ações em conjunto do Conselho e da Secretaria.
A audiência foi propositura do vereador Zé Gonçalves (PT). Reparem que na foto a secretária não se fez presente.
E TOME DENÚNCIA
Um levantamento feito pelo Ministério Público revela um número impressionante de demandas judiciais na Paraíba. Até o último dia 12 deste mês, foram ajuizadas 10.801 denúncias. Uma média de 29 ações penais por dia. O quantitativo abarca casos simples, como pequenos roubos e furtos, até situações mais complexas, que envolvem organizações criminosas.
No segundo segmento as mais recentes foram as duas apresentadas no âmbito da Operação Indignus, que apura fraudes no Hospital Padre Zé e outras entidades ligadas. No mesmo período foram registradas 1.421 ações civis públicas, 1.364 recomendações expedidas e 270 termos de ajustamento de conduta.
TUCANOS NA ESPREITA
Após se reunir com membros da oposição e do Partido Novo, o ex-juiz Ramonilson andou conversando com membros do seu ninho. Antes de seguir para as sessões itinerantes da Assembleia Legislativa, no Vale do Piancó, o deputado Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, fez uma parada estratégica em Patos. Ele se reuniu na segunda-feira (18) à noite com o ex-juiz Ramonilson Alves. Na pauta, as eleições do próximo ano.
O PSDB vem dialogando com todas suas lideranças no estado da Paraíba na procura de termos representatividade no pleito de 2024”, diz texto da postagem nas redes sociais do PSDB paraibano. Ainda não está claro se Ramonilson voltará a disputar a Prefeitura de Patos. As oposições em si ainda não se movimentaram em relação ao pleito.
Até o momento, o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) segue sem adversário posto para a disputa do próximo ano.
SANDÁLIAS DA HUMILDADE
E o ex-candidato a vereador por Patos, Silvio Soares, que calçou as sandálias da humildade e afirmou que Ramonilson Alves tem condições de ser seu vice. Não só o chamou como disse que essa é a melhor via para o ex-juiz. Logo Sílvio que sufragou 41 votos na eleição de 2020, retirou sua pré-candidatura a prefeito de Patos para apoiar Cicinho Lima. Inclusive, ele mudou de pensamento após ganhar com a família um passeio de lancha proporcionado pela Baronesa Priscilla Lima, irmã de Cicinho, pela passagem do aniversário de Sílvio.
Ele já tinha dito em outra oportunidade que a junção de esforços entre figuras influentes como Cicinho Lima, Ramonilson e Brother poderia resultar em uma abordagem inovadora para a gestão da cidade. Agora parece ter mudado de ideia de novo e afirma que ele é a melhor opção não deixando alternativas para o ex-juiz. Sílvio é aquele que foi candidato a deputado federal pelo Patriota e recebeu do fundo mais de 48 mil reais para campanha.
ALTA PRODUÇÃO
Muito da produção alta dos vereadores de Patos este ano se deve, sem dúvidas, ao modo como a presidente Tide Eduardo vem conduzindo os trabalhos na Casa. Sempre primando pela boa discussão e produtividade maior por parte dos vereadores. Destaque para 228 PLL, 51 PLE, 116 Emendas Impositivas e 1.534 Requerimentos aprovados
.
“Graças ao esforço de todos os vereadores foi possível alcançar grandes vitórias nesta casa”, comemora Tide Eduardo (União).
GOVERNO APROVADO
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) indica que a aprovação do governo do presidente Lula se manteve em 54%, mesmo patamar do mês de outubro. Durante o primeiro ano deste mandato, a aprovação do governo variou entre 51% e 56%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Já a desaprovação do governo é de 43%. Outros 3% não souberam ou não responderam. Na pesquisa anterior, em outubro, a desaprovação era 42%, um ponto mais baixa. A desaprovação do governo chegou a seu patamar mais baixo no ano, tendo variado entre 28% e 43% em 2023. A pesquisa fez 2.012 entrevistas presenciais entre 14 e 18 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança, 95%.
Certamente não é uma das melhores aprovações para o próprio Lula que já governou por dois mandatos, mas chega a ser bons números para quem pegou o Brasil numa situação calamitosa. Termina o primeiro bem para quem ainda está arrumando a casa. Mas os números mostram também que a polarização política continua.
« Voltar